Como será a distribuição audiovisual no ambiente 4G e 5G

Uma das maiores revoluções da indústria de distribuição audiovisual está relacionada ao emprego de redes de telefonia móvel em 4G e 5G. Por ora, a grande questão a ser resolvida é como estabelecer a convergência entre a radiodifusão e o broadband.

Para Cristiano Akamine, Ph.D em engenharia elétrica e pesquisador do assunto, apesar da resposta não ser tão simples, é possível sim acreditar em uma convergência. “É importante desmistificar o 5G, que logo estará presente em tudo o que a gente imagina. Atualmente cada dessas duas áreas, a radiodifusão (broadcast) e o broadband têm demandas próprias de serviço e atuação, porém, é possível que elas possam trabalhar em conjunto”, afirma.

Akamine integra o conselho deliberativo da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET) e será moderador do painel “Distribuição audiovisual em 4G/5G”, que acontece das 14h às 15h20 do dia 26 de agosto dentro do 31º Congresso de Tecnologia de Mídia e Entretenimento realizado pela SET.

O painel contará com cinco palestrantes: José Marcos Camara Brito, que além de uma extensa e sólida carreira acadêmica também é secretário-geral do projeto 5G Brasil; João Vandoros, responsável pela operação da Eurovision no Brasil; Mohamed Aziz Taga, gerente de produto para LTE/5G, broadcast e transmissão de sistemas da Rohde & Schwarz; Nicolas Driesen, chief technology expert da Huawei; e Tarcisio Bruneli Pilati, gerente de pré-vendas da ZTE.

 

Em sua palestra, o professor Brito explicará de forma didática o que é a tecnologia 5G, área em que atuará e quais suas vantagens em relação às demais e seu potencial de para diversos segmentos  das telecomunicações. Vandoros, por sua vez, mostrará o projeto da European Broadcasting Union (EBU), da qual a Eurovision é ligada, para transmissão de conteúdo audiovisual empregando o 4G/5G. Para encerrar, haverá três estudos de caso: um teste de transmissão ponto multiponto que está sendo feito na Alemanha com o 4.5G, a ser apresentado por Aziz; e aplicações de hyper-vídeo com transmissão ponto a ponto em UHD 8K com baixa latência e com realidade aumentada e virtual em 4K/8K por Pilati e Driesen, respectivamente.

 

Este será o 31º Congresso de Tecnologia e Negócios de Mídia e Entretenimento realizado pela SET. A expectativa da entidade é reunir 2 mil participantes  que assistirão a mais de 50 painéis e 200 palestras em quatro dias de evento.

Na grade de programação, há temas sobre rádio e áudio; contribuição AV e infraestrutura; inovação e tecnologias disruptivas; produção de conteúdo; distribuição audiovisual e regulatório e normatização.

 

Sobre o SET EXPO

Dividido em um Congresso e uma Feira, o SET EXPO é o maior evento de tecnologia e negócios de mídia e entretenimento da América Latina na América Latina e um dos maiores do mundo. Este ano, só para o congresso são esperados 2 mil visitantes, e outros 15 mil visitantes na feira, provenientes de 38 países, que devem passar pelo Pavilhão Vermelho e de Convenções do Expo Center Norte para conferir as novidades das 150 empresas expositoras, que representam mais 400 marcas nacionais e internacionais. O evento acontece de 26 a 29 de agosto.

 

Inscrições

As credenciais para o Congresso já estão à venda e têm desconto progressivo dependendo do número de dias adquirido. A entrada na Feira é grátis e quem se inscrever até o dia 11 de agosto concorre a uma credencial que dará acesso a dois dias de Congresso.

 

Sobre a SET

Fundada em 1988, a Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET) é uma associação sem fins lucrativos constituída por empresas,  profissionais e acadêmicos cujo principal objetivo é desenvolver o conhecimento técnico e científico em toda a cadeia de meios audiovisuais, desde a criação até a entrega. Ela representa o maior fórum para a discussão de padrões e tendências para os mercados de criação de conteúdo, gestão, produção e distribuição no Brasil.

 

Serviço:

SET EXPO 2019

Data: Congresso: 26 a 29 de agosto | Feira: 27 a 29 de agosto

Horário: Congresso: 9h às 18h | Feira: 12h às 20h
Local: Expo Center Norte – Pavilhão Vermelho e Centro de Convenções

Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo- SP

Informações e credenciamento:

www.setexpo.com.br