Com aprendizado por máquina, vídeos ganham recursos e reduzem desperdícios

Através da aprendizagem por máquina, também chamada de inteligência artificial, serviços de vídeos podem, ao mesmo tempo, agregar recursos e reduzir gastos. A palestra da AWS Elemental, que pertence à gigante norte-americana Amazon, girou em torno dessa premissa. E para prová-la, foi recheada de demonstrações. A palestra aconteceu na terça (27), durante o SET EXPO, o maior evento de tecnologia e negócios de mídia e entretenimento da América Latina. Dois executivos da empresa estavam presentes, Renato Reis e André Godoi.

Algumas das demonstrações merecem destaque. Primeiro, durante a exibição de um vídeo, o próprio sistema entendia que trechos poderiam ter o bit rate da imagem reduzida sem que a qualidade fosse comprometida. De fato, na comparação entre o original e o adaptado, foi difícil notar qualquer diferença. “E a redução do uso de banda pode ser até 30% menor”, enfatizou Reis.

A segunda demonstração, também envolvendo esporte, mostrou uma partida de hockey. A inteligência artificial reconheceu que um gol acabara de ser marcado e, automaticamente, exibiu um replay do lance, com foco no jogador que havia ido às redes. Sem qualquer interferência humana.

Alguns recursos prometidos ainda precisam de ajustes, como o que incorpora uma legenda, com tradução simultânea para o português, em um vídeo ao vivo em inglês. De toda forma, na visão dos executivos, isso que torna o aprendizado por máquina interessante: é por meio dos erros que ela aprende e, gradativamente, vai deixando de repeti-los. E isso tudo ocorre na nuvem.