Sistemas avançados de áudio: como oferecer experiências sonoras diferenciadas

Assistir a um show ou a um jogo de futebol e ter a sensação real de estar dentro do estádio é o futuro no que se refere a novas tecnologias, e já vem sendo feito com algumas das mais novas ferramentas em áudio imersivo. Durante o painel Áudio 3D e Imersivo, realizado nesta quinta-feira (24), Rodrigo Meirelles, supervisor executivo de áudio da TV Globo e chefe da equipe de produção de áudio, mostrou alguns testes que vem sendo feitos pela emissora com conteúdo brasileiro, como desfile de carnaval, futebol e minisséries, e que trazem uma experiência inovadora aos espectadores. “Hoje, as pessoas assistem televisão enquanto estão no celular, então precisamos elevar a qualidade e a experiência em áudio para realmente despertar a atenção”, explica. Ele citou também a qualidade do som 3D para quem assiste a programas e vídeos pelo smartphone com fone de ouvido.

 

Rafael de Castro, diretor regional Latin America Dolby Laboratories, falou sobre os detalhes de reprodução de áudio com o Dolby Atmos. “Essa tecnologia transporta a experiência sonora de cinema para a casa das pessoas, e é fundamental dizer que não existe dificuldade agregada. Não se usa mais microfones. O segredo é na hora de mixar o áudio e oferecer uma experiência diferenciada”. Segundo ele, a maior qualidade na captação traz o diferencial ao produto final, com múltiplas entregas ao telespectador.

 

O painel foi moderado por Nelson Faria Junior, sócio diretor do Media Intelligence Group, e teve participação de Eduardo Andrade, especialista em soluções de áudio da Avid Pro no Brasil; e Alfonso Carrera, diretor de marketing e desenvolvimento de negócios da Fraunhofer IIS.