Novas tecnologias para a transmissão de conteúdo e dados

O painel Inventando o Futuro – Pesquisa e Desenvolvimento P&D, realizado esta quinta-feira (24), trouxe projetos de tecnologia de laboratórios de universidades e centros de pesquisa para a área de transmissão de conteúdo.

Técnicas de reconhecimento de padrões por meio de inteligência artificial; eficiência energética para viabilizar o uso de sistemas fotovoltaicos na área de telecomunicações; e técnicas para utilizar as tecnologias já existentes e melhorar a experiência dos usuários ao assistir TV foram alguns dos trabalhos apresentados por Diego Arturo Pajuelo Castro, pesquisador da UNICAMP.

Kenichi Murayama, pesquisador sênior da NHK, trouxe as principais tecnologias que foram destaque no Open House 2017 da NHK STRL, evento anual que atraiu mais de 20 mil visitantes. Este ano foram 30 tópicos, incluindo inteligência artificial e IoT, tecnologias 8K e também o que deve ser utilizado nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio em 2020 .

Cristiano Akamine, pesquisador do Laboratório de TV digital e professor de Engenharia Elétrica e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Computação / Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), conduziu o painel, que recebeu ainda Skip Pizzi, vice-presidente de Educação Tecnológica e Outreach da NAB; e Julio Omi, professor Visitante no Laboratório de TV Digital / Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).