Na era digital, experiências reais são a chave para o engajamento e a audiência

Engajar os consumidores com experiências é a melhor forma de garantir a audiência no mercado do entretenimento. No painel Como alcançar as novas gerações de audiência em um mercado competitivo?, realizado nesta terça-feira (22) no SET EXPO, Karina Israel, CGO da YDreams Global, trouxe o que chamou de contratendência. “Durante muito tempo, acreditou-se que o digital seria dominante, mas o novo caminho aponta para estratégias que unem as duas frentes e proporcionam experiências únicas”, afirma. É o conceito de phygital, que já vem sendo utilizado por grandes redes online que abriram lojas físicas em diversos países. Segundo ela, ao trazer as pessoas para o relacionamento com as marcas e seus produtos, é possível fidelizá-las de forma mais efetiva, com a conveniência do digital e preservando o que há de melhor na experiência presencial.

A diretora de pesquisa do Twitter para a América Latina, Marcela Doria, apresentou dados que vão de encontro a esta tendência. De acordo com pesquisas, 9 em cada 10 pessoas declaram que o celular é o dispositivo mais utilizado para acessar a internet, e 7 em cada 10 se declaram multitelas. Ou seja, muitas pessoas usam o celular enquanto assistem televisão, por exemplo. Só no Brasil, mais de 1 milhão de tweets por dia estão relacionados a TV. “Hoje, o Twitter é a menor distância entre o telespectador e o conteúdo, e a ferramenta é capaz de contribuir com cerca de 13% na audiência de um programa, com força ainda maior em eventos ao vivo, como o Oscar, em que tivemos 23 milhões de tweets”. Ela afirmou ainda que, de acordo com pesquisas da empresa, as pessoas que twittam são mais leais aos programas, e por interagirem mais, se lembram com mais frequência dos anunciantes e produtos.

O painel foi moderado por Hugo Nascimento, CTO AD Digital, e recebeu também Manuel Monroy, VP Latam, Veritone, e Carolina Duca, gerente sênior de Tecnologia da TV Globo em Recife.