Yamaha demonstra workflow Dolby Atmos completo na SET Expo 2017

23/08/2017
Panorama audiovisual

Sistemas de produção, pós-produção e reprodução da tecnologia de som surround são os destaques da marca

Da Redação



Quem já teve a oportunidade de conhecer a tecnologia Dolby Atmos, provavelmente já se impressionou, ao menos um pouco, com a capacidade do áudio de nos levar para dentro de uma cena. Quem ainda não teve este contato, pode o ter no estande da Yamaha na SET Expo 2017.

Com a proposta de mostrar um fluxo de trabalho completo para Dolby Atmos, desde a produção e pós-produção até a reprodução, a empresa montou um pequeno teatro-estande que reúne todas as tecnologias da marca que permitem trabalhar com essa tecnologia de som surround.

“O Dolby Atmos expande o surround 5.1 normal que estamos acostumados para um eixo vertical, permitindo trazer a sensação de altura para o espectador”, diz Giuliano Quiqueto, consultor técnico da Yamaha. “Quando combinado ao vídeo, isso resulta em uma experiência total muito melhor e mais imersiva para o público, uma vez que há a sensação de sons vindos de todos os lados”.

No espaço, foi montado uma estrutura de 5.1.4 canais com um blu-ray, um receiver Dolby Atmos e as mais novas caixas da Série HSi, que trazem a fidelidade e a qualidade de monitores de estúdio da Yamaha para aplicações de instalação, responsáveis pela reprodução de vídeos demonstrativos da tecnologia.

“O grande desafio do Dolby Atmos hoje é as pessoas entenderem as possibilidades que a tecnologia traz e quererem abraçar esse novo formato, fazendo com que ele se desenvolva porque, do ponto de vista técnico, não há mais nenhum impedimento para que isso aconteça. Nosso workflow completo é uma prova disso”, ressalta Quiqueto.Um console QL5 também é exibido, como uma plataforma de produção em Dolby Atmos para aplicações ao vivo, como eventos esportivos e musicais. Para finalizar, dois sistemas Nuage ganham seu destaque, funcionando como paineis de controle da DAW Steinberg Nuendo, que possibilita a pós-produção em Dolby Atmos.

A SET Expo acontece até o dia 24 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo