SNEWS DLine: transmissão de vídeo ponta-a-ponta via redes IP não-dedicadas

23/08/2017
Panorama Audiovisual

O sistema promete transmitir HD em qualidade broadcast com conexão à internet de apenas 6 Mbps

Da Redação


A SNEWS, desenvolvedora de softwares de produção e transmissão para emissoras de televisão, lança ao mercado na SET Expo 2017 o DLine, uma tecnologia para transmissão de vídeos de qualidade broadcast através da internet.

Derivando o seu nome de Direct Line, o sistema promete estabelecer uma conexão direta ponta-a-ponta de baixa latência entre o dispositivo de captação de imagens – seja um smartphone ou uma câmera broadcast – com a emissora, sem precisar de grandes investimentos em infraestrutura e redes.

“Trata-se de uma solução que envolve hardware padrão de baixo custo e software. O conceito é semelhante à relação entre um encoder e um decoder: os dispositivos se identificam automaticamente na rede e a conexão é estabelecida de forma direta, sem intermediários, como uma plataforma de streaming por exemplo. O software, então, identifica automaticamente qual o melhor caminho que o sinal deve seguir para chegar com a mais alta qualidade ao host localizado na emissora”, explica Eliezer Reis, gerente de projetos da SNEWS.

Com isso, garante o executivo, é possível transmitir vídeo em qualidade HD com uma conexão de apenas 6 Mbps. Para alcançar essa capacidade, com alta qualidade e baixa latência, mesmo através de redes IP não-dedicadas, como a internet banda larga padrão ou redes 3G e 4G, o DLine baseia-se na inserção de diversos protocolos de comunicação no stream de dados. “Na ponta, o protocolo é UDP, mas nos adicionamos várias camadas de protocolos em cima do UDP para garantir a estabilidade de conexão, a baixa latência e o controle adaptativo da banda”, diz.

Eliezer Reis, gerente de projetos da SNEWS

Quando questionado se a qualidade do sinal não se degradaria em função da instabilidade da conexão, Reis defende que isso depende do quanto a emissora está disposta a investir. “O DLive é uma solução muito acessível quando comparada à outros sistemas para transmissão de vídeo disponíveis no mercado. Além disso, se a emissora dispor de mais dinheiro, ela pode contratar um link de internet redundante, visando evitar a queda do sinal”.

Outra possibilidade oferecida pelo DLine é a capacidade de disponibilizar o fluxo de vídeo para parceiros autorizados, como emissoras filiadas e cabeceiras de rede, para permitir a entrada ao vivo a qualquer momento que seja necessário, com a possibilidade de múltiplas saídas, inclusive para redes sociais, como Facebook e YouTube.

O estande da empresa também serve como uma plataforma de demonstração das outras soluções da marca integradas, nomeadamente do sistema de jornalismo ANEWS, de teleprompter TPNEWS, de gerador de caracteres GCNEWS, de ingest IN-PLUS, de playout NEOEXPRESS e de gerenciamento de mídias SNEEWS MAM.