Quantum e Veritone trarão a inteligência artificial on-premise para o mercado broadcast

24/08/2017
Panorama Audivisual

Disponibilidade do appliance Veritone aiWARE para plataforma StorNext 6 está previsto para acontecer até o IBC 2017

Por Gustavo Zuccherato


A especialista em soluções de storage, arquivamento e proteção de dados Quantum traz para a SET Expo 2017 um sistema que promete ser um verdadeiro divisor de águas para o mercado broadcast. Além de exibir as capacidades das suas soluções de storage compartilhado em um ambiente integrado dentro do estande da Seal Broadcast&Content, a companhia trouxe ao evento a parceira Veritone, uma plataforma de orquestração de inteligência artificial, para demonstrar as possibilidades que seus sistemas de armazenamento escalável StorNext 6 oferecerão em um futuro bastante breve.

Muito se fala sobre o potencial da inteligência artificial de trazer mais eficiência e otimizar as operações das mais variadas indústrias. Voltando-se para o mercado de mídia, diversas empresas já oferecem suas “engines” que realizam desde a transcrição automática de falas até a detecção de pessoas em um vídeo, gerando um conjunto de metadados bastante ricos para empresas dos mais variados portes.

No entanto, até pouco tempo atrás, ter acesso à esses sistemas exigia buscá-los e fechar acordos individualmente com cada empresa responsável pelo motor de processamento. Foi exatamente daí que a Veritone encontrou o seu modelo de negócio. Nascida em 2014, a empresa é uma plataforma de orquestração de diversas engines de inteligência artificial para as aplicações mais diversas e específicas possíveis, em mercados que vão desde governo, política, advocacia e ciências até o de mídia.

“Nosso sistema permite que dados de áudio e vídeo não-estruturados possam ser processados, transformados, correlacionados e analisados de maneira simples e automatizada para gerar dados inteligentes para os negócios”, destaca Manuel Monroy, vice-presidente regional para a América Latina da Veritone. “Começamos com quatro ou cinco engines e hoje já reunimos mais de 100 motores de processamento cognitivos, que incluem transcrição de áudio, tradução para outras línguas, reconhecimento facial, de logos, de objetos e de sentimentos, e geolocalização”.

O funcionamento é relativamente simples: basta fazer o upload do vídeo para a plataforma e todo o trabalho é feito diretamente na nuvem, quase em tempo real, segundo as necessidades de cada cliente. Contudo, quando essa proposta chega ao mercado de mídia, principalmente com grandes conglomerados que produzem terabytes ou até petabytes de conteúdo em vídeo, a tecnologia encontra resistências e dificuldades para ser amplamente adotada: seja por questões técnicas de indisponibilidade de banda para subir todo o conteúdo na nuvem ou por questões de desconfiança na segurança de subir todos os arquivos da emissora para uma plataforma de terceiro. E é aí que a Quantum promete mudar a relação dos broadcasters com a inteligência artificial.

Demonstrado pela primeira vez na NAB Show deste ano, a Quantum agora trará as engines da Veritone para dentro do sistema de storage escalável StorNext 6, efetivamente levando a inteligência cognitiva para aplicações on-premise, ou seja, dentro do ambiente devidamente protegido das próprias emissoras. “Nós oferecemos vários appliances, dimensionado de acordo com as necessidades de cada cliente, considerando a capacidade do sistema e a quantidade de horas de conteúdo que serão processadas”, explica Marcelo Gasull, gerente de vendas para a América Latina da Quantum. “Até o IBC deste ano, devemos começar a disponibilizar os appliances do StorNext 6 já com o aiWARE, uma versão híbrida da tecnologia da Veritone”.

“Com essa proposta, o que nós estamos permitindo é tanto levar os dados para as engines na nuvem quanto trazer as engines da nuvem para o dado”, finaliza Manroy.

Marcelo Gasull, da Quantum; e Manuel Monroy, da Veritone

A SET Expo acontece entre os dias 22 e 24 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo.