Call for Papers / Chamada de Trabalhos Científicos

Congresso do SET EXPO 2019

SET International Journal of Broadcast Engineering (SET IJBE)

Prazo

 até 31 de Maio

Sobre a publicação

A Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET), com o intuito de promover a produção e a divulgação de conhecimento científico na área de tecnologia de comunicações, audiovisual, telecomunicações, mídia e entretenimento em geral, informa que está aberta a chamada para submissão de trabalhos científicos para a publicação científica SET International Journal of Broadcast Engineering (SET IJBE), edição de 2019.

Os artigos submetivos até  maio de 2019 serão avaliados pelo Comitê Editorial do SET IJBE e os escolhidos serão convidados a expor os seus trabalhos no 31º Congresso de Tecnologia do SET EXPO 2019, que acontecerá em São Paulo entre os dias 26 a 29 de agosto de 2019.

SET International Journal of Broadcast Engineering (SET IJBE) é um periódico científico internacional, de acesso aberto (open acess), de submissão continua (article-at-a-time) e revisado por especialistas (peer-review).  Seu principal objetivo é a difusão de conhecimento sobre engenharia de comunicações, especialmente das áreas de broadcast, mídia e entretenimento audiovisual. O SET IJBE busca pesquisas atuais que componham o estado da arte dessas tecnologias.

Todos os artigos publicados recebem o Digital Object Identifier (DOI) da CrossRef, um cadastro na forma de um link persistente na web que permite a sua indexação pelos principais indicadores de impacto e de citações (como: Scopus, Web of Science, JCR, SciELO, etc.).

ISSN (impressa): 2446-9246
ISSN (online): 2446-9432

Informações Gerais

  • Os artigos devem ser submetidos em inglês.
  • O número mínimo de páginas é uma lauda, no formato A4.

Regras para Submissão

Regras de submissão e link para submissão do artigo

Acesse:  http://www.set.org.br/ijbe

Temas

Os artigos  devem seguir os temas a seguir:

Contribuição Audiovisual & Infraestrutura
Tecnologias utilizadas no tráfego de sinais e na infraestrutura da prestação de serviços audiovisuais  

  • Automação;
  • Avaliação de servidores de alto desempenho;
  • Infraestrutura IP para centros de produção / agregação / distribuição;
  • MAM / Acervos Digitais – workflows;
  • Plataformas de contribuição – Fibra, Satélite, Micro-ondas, 3G/ 4G/ Internet;
  • Segurança / Infraestrutura (segurança de IOT, segurança na Internet, segurança física, melhores práticas em segurança em redes IP, etc.);
  • Tecnologias de nuvem e Aplicações em Media;

Inovação e Tecnologias Disruptivas
Novas tecnologias em desenvolvimento com aplicações para o setor audiovisual e com potencial disruptivo

  • ATSC 3.0 / Next-Gen TV
  • Big Data / Analytics
  • Blockchain – Tecnologias e Aplicações
  • Evolução do Padrão de TV Digital no Brasil / Fórum SBTVD / Projeto UHD – Brasil
  • Inteligência Artificial
  • Internet das Coisas
  • Personalização
  • Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Vídeo de 360 graus, Realidade Imersiva
  • Serviços 5G e Aplicações Móveis
  • Startups do Audiovisual
  • Tecnologias de Interação por Voz
  • User-experience Design

Produção de Conteúdo
Tecnologias utilizadas para produzir conteúdos audiovisuais

  • Advanced Newsgathering / Sports
  • Games / e-Sports
  • Media Imersiva – Tecnologias e Aplicações
  • Podcasting
  • Produção de Áudio
  • Tecnologias para Cinema
  • Tecnologias para Profissionais de Criação
  • Ultra-HD, HDR

Regulatório e Normatização
Regras e normas que impactam o setor audiovisual

  • Atualização Regulatória
  • Neutralidade da Rede
  • Propriedade Intelectual
  • Proteção de Dados e Privacidade
  • Questões Ambientais
  • Questões do Espectro
  • Serviços de Acessibilidade – Áudio Descrição, Libras, Closed Caption

Tecnologia e Negócios
Análise dos impactos de novas tecnologias sobre os negócios no setor audiovisual

  • Estratégias de Monetização
  • Exibição em Tela Múltipla, Personalização, Comportamento do Espectador
  • Leis de Incentivo
  • Medição de Audiência
  • Novos Modelos de Negócios do Audiovisual
  • O Futuro do Rádio
  • Plataformas de Media Social
  • Publicidade Avançada / Publicidade Dirigida
  • Tecnologias Prosumer
  • Terceirização de Serviços
  • TV por Assinatura
  • VoD / OTT

Distribuição Audiovisual e Eletrônica de Consumo
Tecnologias utilizadas para distribuir e apresentar o conteúdo audiovisual ao público final

  • Carros Conectados
  • Displays
  • IA Aplicada ao Consumo – Assistentes Virtuais
  • Rádio – Migração AM/FM
  • Recepção móvel
  • Tecnologias de TV por Assinatura
  • Tecnologias e Serviços de Streaming
  • TV Aberta por Satélite
  • TV Digital Terrestre
  • TVs Conectadas / Super Plataformas

Quem pode participar

  • Profissionais
  • Pesquisadores
  • Estudantes e professores de engenharia, tecnologias, comunicação e áreas relacionadas aos temas acima descritos.

Resultados

A relação dos artigos aceitos nesta chamada será publicada neste site após o término do prazo de submissão. Todos os inscritos serão informados por e-mail sobre o resultado de sua participação.

Dúvidas: [email protected]