Informações/InscriçõesPerfil dos participantesNotíciasConheça nossos PatrocinadoresProgramação do dia 17 de MaioProgramação do dia 18 de Maio

 SET Nordeste 2017

Inscrições encerradas

Instruções

  • Antes de se inscrever, você será direcionado à uma rápida pesquisa. Preencha-a conforme as orientações;
  • Ao final, você será redirecionado ao formulário de inscrição. Não se esqueça de usar o cupom 86064 para garantir sua gratuidade;
  • Se você é associado, em dia com a anuidade, a sua inscrição é gratuita e não necessita deste cupom;
  • A inscrição no SET Nordeste 2017 é individual.

SOBRE

 

O SET Nordeste é um seminário que discute as principais tendências tecnológicas na área do audiovisual para a produção e distribuição de conteúdo em ambientes multimídia. É parte integrante de uma série de encontros organizados pela SET há 20 anos, em todas as regiões do Brasil (SET Sul, SET Norte, SET Centro-Oeste, SET Nordeste e SET Sudeste).

OBJETIVOS

Promover a difusão de conhecimento, gerar oportunidades de aperfeiçoamento profissional e de networking, e fomentar novos negócios entre os profissionais do audiovisual da Região Nordeste.

FORMATO E TEMAS

O SET Nordeste 2017 foi totalmente reformulado, com o objetivo de fomentar a troca de ideias e a interatividade entre os participantes. É composto por 8 painéis, somando 24 palestras, que abordam os temas mais atuais do mercado de tecnologia audiovisual e que fazem parte da grade de programação do SET EXPO 2017:

  • Tecnologia e Negócios
  • Tecnologia e Inovação
  • Gerenciamento e Workflow
  • Regulatório e Normatização
  • Produção de Conteúdo
  • Novas Plataformas e Infraestrutura
  • Tecnologia para TV e Rádio
  • Empreendedorismo e aprimoramento profissional

O evento ainda conta com área de demonstração de produtos e espaço para confraternização.

PALESTRANTES

Os palestrantes são executivos e líderes de opinião dos setores de tecnologia do audiovisual.

PÚBLICO-ALVO

O evento é voltado para profissionais, pesquisadores e estudantes da área de telecomunicações, dos setores de criação, produção e distribuição audiovisual e da radiodifusão.

LOCAL, DATAS E HORÁRIOS

Local: Sebrae Fortaleza
Av. Monsenhor Tabosa, 777, Praia de Iracema, Fortaleza (CE)

Datas: 17 e 18 de maio

Horários:

  • Pré-eventos: 10h às 12h
  • Seminário: 14h às 21h

PACOTES DE VIAGENS

A agência Levitatur é parceira do SET Nordeste 2017. Precisa de passagem e hospedagem em Fortaleza? Clique aqui.
Associados da SET, em dia com a sua anuidade, recebem 5% de desconto.

CERTIFICADOS

A SET oferece certificados de participação no SET Nordeste para aqueles que fizerem seu registro pelo site da SET e assinarem as listas de presença durante o evento.  Para emiti-los é necessário login e senha de usuário.

Clique aqui para acessar

PALESTRAS PARA DOWNLOAD

Clique aqui para acessar

REALIZADORES

Esdras Miranda, diretor da Regional Nordeste da SET

Daniela Souza, diretora de Marketing da SET

Liliana Nakonechnyj, presidente da SET

Olímpio José Franco, superintendente da SET

Patrocine

Sua empresa pode ter um lugar em nosso evento.
Saiba +

AD Digital/Quantum

AD DIGITAL
Sobre a AD DIGITAL
Em Novembro de 1994, Daniela Souza fundou a AD Digital. No decorrer dessas mais de duas décadas, a empresa se especializou na integração de sistemas e prestação de serviços, sendo, atualmente, um dos grandes nomes do mercado de mídia brasileiro.
Para preservar ou otimizar futuros investimentos em um ambiente heterogêneo é preciso pensar na integração entre softwares com aplicações de fornecedores distintos. É responsabilidade do integrador extrair o melhor de cada tecnologia e garantir a intercomunicação entre elas.
Como provedor de soluções, a empresa agrega valor à tecnologia ao pensar na integração desta com o ambiente atual do nosso cliente, visando preservar os investimentos já realizados ou em deixa-lo preparado para adaptar-se rapidamente no futuro da forma menos custosa possível, sem falar da promoção do alinhamento da estratégia com a área técnica. Não se trata apenas da venda de um produto e sim de uma proposta de valor que vai muito além do licenciamento e fornecimento de recursos computacionais.
Na prática, a AD Digital atende o mercado com soluções taylor-made, por entender que cada negócio é único e merece abordagens diferentes, independentemente de seu nível de complexidade ou porte. Assim, extrai o melhor de cada solução, proporcionando sinergia entre várias marcas e otimização dos investimentos.

QUANTUM
Sobre a A QUANTUM
Quantum é líder de mercado nas áreas de storage, archive e data protection, fornecendo soluções inteligentes para captura, compartilhamento e preservação de assets digitais durante todo o ciclo de vida dos dados. A empresa ajuda clientes a extrair o máximo potencial desses ativos para atingir os seus objetivos, tanto para grandes estúdios buscando criar o próximo blockbuste, quanto pequenas empresas tentando melhorar as suas operações. Com um portfolio amplo de soluções para disco, fita e software, visando ambientes físicos ou em nuvem, a Quantum ajuda os clientes a solucionarem os seus maiores desafios de workflow.

Contato
Bianca Cardoso | [email protected] | 11 3123-3370 | http://ad-digitaltecnologia.com.br/ | http://www.quantum.com/

Apoio Técnico

Apoio Técnico, foi fundada em 1986, por iniciativa do radialista Edson Souza, voltada a suprir os radiodifusores do interior do país, em produtos de qualidade e tecnologia de ponta, aliando informações afins, em uma época que não existia Internet.
Em 1989, inauguramos em Miami nosso escritório de compras e logística, aproximando a Apoio Técnico aos principais fornecedores, otimizando poder de compra e consequentemente reduzindo o custo para o cliente.
Lançamos o primeiro Catálogo Broadcast no mercado brasileiro, em 1990, totalmente em português. Com o sucesso, passou a ser editado anualmente, o que permitiu às Emissoras de Rádio, TV, e, profissionais da área audiovisual, acompanharem a migração das mídias analógicas para o digital, vide, fita de rolo e cartucho para o DAT e Minidisc, consoles analógicas para digitais, toca-discos para CD’s e MP3/WAV, transmissores valvulados para estado sólido e etc.
Ao longo de 30 anos, a Apoio Técnico, mais do que clientes, buscou as melhores tendências do mercado mundial, visando otimizar os mais variados e avançados projetos, aliando qualidade e atendimento, componentes que garantem o diferencial em nossos produtos e serviços oferecidos.

Contato
Fernando Leal/Edson Souza
[email protected]/ [email protected]

Avid Technology

A Avid é uma empresa especializada em áudio e vídeo.  Suas soluções são baseadas em: sistemas de edição digital não linear (NLE), software de edição de vídeo, software de edição de áudio, software de notação musical e serviços de gestão e distribuição. A Avid permite que os criadores de mídia possuam uma tecnologia inovadora e ferramentas colaborativas para entreter, informar, educar e melhorar o mundo.
Contato: Felipe Andrade, VP of Sales at CIS Group
+55 11 98354 0238
[email protected]
[email protected]
www.avid.com

 

Cisco/Dimension Data​

A Cisco é o líder mundial em TI que ajuda as empresas a aproveitar as oportunidades de amanhã, provando que coisas incríveis podem acontecer quando você conecta o desconectado anteriormente. Na Cisco clientes vêm em primeiro lugar e uma parte integrante do nosso DNA está criando parcerias de clientes duradouros e trabalhar com eles para identificar suas necessidades e fornecer soluções que suportam o seu sucesso.
O conceito de soluções que estão sendo conduzidas para enfrentar desafios específicos do cliente tem sido com a Cisco desde a sua criação.
Contato
André Altieri
[email protected]
11 5508-2417

Eutelsat

A Eutelsat é uma operadora global de satélites que oferece soluções de vídeo e conectividade para todos. Com nossa infraestrutura, os clientes alcançam seu público em qualquer lugar. O satélite Eutelsat 65 oeste a fornece cobertura regional completa com canais digitais e HD no Brasil.
https://www.eutelsatamericas.com/es/grupo/eutelsat
+55-21 3289-5200
[email protected]
Facebook | Twitter | Linkedin | Youtube

FOR.A

A FOR-A é um fabricante mundial líder na indústria, oferecendo uma ampla gama de produtos e soluções de produção de transmissão, vídeo e áudio para uma variedade de indústrias. Seu primeiro produto foi um temporizador de vídeo e desde os primeiros dias seus clientes passaram a confiar na marca FOR-A de qualidade, confiabilidade e excelente suporte ao cliente.
Por mais de 45 anos, oferece soluções de tecnologia avançadas e de custo eficaz, incluindo soluções de processamento de produção HD, 4K / UHD, 8K e 12G, produtos HDR / WCG e IP. A FOR-A oferece a mais ampla gama de produtos, incluindo: Cor Correctores, Comutadores de Vídeo, Comutadores de Roteamento, Keyers HD / 4K, Conversores de Taxa de Quadro, Processadores de Sinal Multi-Channel, Multi Viewers, Servidores de Vídeo, 4K / HD Test Signal Generators, IP Encoders , Decodificadores, keyers downstream, produtos baseados em arquivos, geradores de caracteres, câmeras de alta velocidade e super baixa luminosidade e muito mais.
Com dois Prêmios Emmy® de Tecnologia e Engenharia, a extraordinária equipe de desenvolvimento e engenharia da FOR-A oferece produtos de produção de vídeo e áudio que são utilizados na produção de broadcast, criação de conteúdo, distribuição, governo, médicos, casas de culto, eventos ao vivo e mais.

Contato: Ricardo Milani | [email protected] | http://for-a.com/

IF TELECOM

A IF Telecom, fundada em 2008 em Valinhos-SP, possui profissionais altamente qualificados, com experiência na fabricação de antenas para transmissão de TV Digital, FM e Acessórios Coaxiais, tendo o portfólio mais completo do mercado.
Representante exclusivo da Dielectric LLC no Brasil desde 2014, atendendo o Mercado Nacional e Internacional, possui diferencial na qualidade e confiabilidade de seus produtos, desde a matéria prima até a entrega, com seus produtos 100% testados em fábrica.
Contato:
Carlos Donizete,  (11) 93774-7453, [email protected]
Silvio Marques, (19) 99797-4330 , [email protected]
www.iftelecom.com.br

Intelsat

A equipe global de profissionais da Intelsat está focada em fornecer comunicações por satélite perfeitas e seguras para governos, ONGs e clientes comerciais por meio da rede global de última geração e serviços gerenciados da empresa. Preenchendo o fosso digital ao operar uma das maiores e mais avançadas frotas de satélites e infraestruturas de conectividade do mundo, a Intelsat permite que as pessoas e suas ferramentas falem sobre os oceanos, vejam os continentes e ouçam através dos céus para se comunicar, cooperar e coexistir.
www.intelsat.com

Facebook Twitter Linkedin

MEDIA PORTAL

A Media Portal é uma empresa brasileira que atua desde 2008 no desenvolvimento de soluções para arquivamento e gestão de grandes acervos digitais. Nos últimos anos incorporamos tecnologias modernas em nossos fluxos, como computação em nuvem e inteligência artificial.
Lançamentos: Apresentamos o GendaiTV, sistema integrado para gestão de produções de televisão, e também o GendaiNews, que incorpora jornalismo à gestão de fluxos.
CONTATO
[email protected]
Ewerton Firmino, gerente comercial – (48) 99116.2604
mediaportal.com.br

MGE Broadcast

Há 19 no mercado nacional, a MGE hoje é o principal fabricante nacional de transmissores FM de alta potência, se destaca pela qualidade know-how e qualidade dos equipamentos, estes conhecidos por serem os de maior robustez e confiabilidade
Contato: +55 11 2952-0000 [email protected] http://www.mgebr.com.br/

SES

Líder mundial de satélites, a SES fornece soluções e produtos de comunicação para emissoras de TV, provedoras de conteúdo e internet, operadoras de telefonia fixa e móvel; agrega valor com os serviços da MX1, líder global como provedora de serviços de mídia.
LançamentosSES-6, SES-10, SES-14, SES-4, MX1 360 Platform, VoD Everywhere, OU Flex, UHD Platform (4kUHD), Headend in the Sky, Sex Mux KU Brazil.
http://www.ses.com/
[email protected] [email protected]
11 4302-2250

Sinteck

A Sinteck é a maior fabricante de transmissores FM no país, desenvolvendo transmissores de alta confiabilidade, eficientes e tecnológicos, com a melhor estrutura de pós venda. Fabricamos transmissores de 150W até 50.000W, atingindo toda a gama de opções de potências para as emissoras do Brasil e do mundo.
Contato: Tiago Granello
11 96562-3606
[email protected]
http://sinteck.com/

SM Facilities

Com expertise em televisão, a SM Facilities realiza diversos projetos de engenharia de telecomunicação, desde a instalação e ativação de equipamentos de transmissão e retransmissão, até a propagação de sinal digital.
http://www.smfacilities.com.br/
[email protected]
(41) 4111-0425
Linkedin

SONY

Forte atuação em produtos para produção de conteúdo como câmeras de vídeo, switchers, monitores, soluções de colaboração em nuvem e IP e unidades móveis para as principais emissoras de tv e produtoras independentes do Brasil.
Lançamentos: Novo Sistema de Câmeras de Estúdio HXC-FZ90, Soluções para Produção, Captação e Transmissão em Nuvem
(11) 95229-1059
[email protected]
https://pro.sony/bp_BR/

Syes

A SYES possui vasta experiência no desenvolvimento e fabricação de transmissores de TV e FM, adquirida através de mais de 18.000 produtos instalados. oferece equipamentos robustos, alta eficiência, alto índice de MER, interface HTML interativa, Remux embarcado e Transmissor de FM com RDS integrado. www.syesbrasil.com.br
[email protected]
+55 35 3647-4129
Facebook | Instagram | Linkedin | Youtube

Videodata

A Videodata é uma empresa pioneira em inovação e tecnologia que atua há mais de 28 anos no Brasil, fornecendo produtos, serviços, integração de sistemas e infraestrutura para transmissão, telecomunicações, TI e Nuvem nos mercados de TV, Cabo, Telecom, Plataformas de Streaming OTT, Governo, Educação e Igreja.
Contato: Geral: (11) 2105-4366
www.videodata.com.br
Cicero Assis (11) 99499-9503 [email protected]
Rosalvo Carvalho (11) 99499-9778 [email protected]
Ester Costa (11) 2105-4366 [email protected]

 

PROGRAMAÇÃO

SET Nordeste 2017

Programação sujeita a ajustes, última atualização em 23/09/2016

Horário Palestra
Horário Palestra
10h

Pré-evento: recepção

10h30

Pré-evento: Lançamento da campanha de comunicação do switch-off no Nordeste

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Telvisão (ABERT), a Associação Cearense de Rádio e Televisão (ACERT), com a participação da EAD/Seja Digital, realizam coletiva de imprensa sobre o desligamento do sinal analógico de TV na região Nordeste.

Participantes:

André Cintra, da ABERT
Giuliana Carrazone, da ABERT
Patricia Abreu, da EAD/Seja Digital

13h15

Recepção SET Nordeste 2017

Registro dos participantes.

14h

Cerimônia de Abertura do SET Nordeste

Liliana Nakonechnyj, presidente da SET

Liliana Nakonechnyj é presidente da SET (Biênio 2017-2018). Engenheira de telecomunicações, dedicou grande parte de sua vida profissional à implantação de sistemas de distribuição de sinais de televisão em estações de transmissão terrestre, sistemas de contribuição e distribuição por rádio, satélite e fibra ótica. Também foi, por muitos anos, responsável pelo apoio de engenharia às emissoras afiliadas da Rede Globo. Liderou estudos e testes para a introdução da televisão digital no Brasil entre 1994 e 2006 e, posteriormente, demonstrações e testes de UHDTV. Representa a SET no IBC Council.

14h30
painel 1

Switch over para a TV Digital

Moderador: Esdras Miranda, diretor da Regional Nordeste da SET

Esdras Miranda é engenheiro eletrônico  e Gerente Técnico do Sistema Jangadeiro de Comunicação (BAND, SBT, BAND NEWS FM, FM JANGADEIRO)

Co-moderador e curador: Rafael Leal, coordenador do Grupo de Switch-off da SET

Rafael Leal é Engenheiro de Telecomunicações e Especialista em Estratégia e Regulatório da Rede Globo.

Como me preparar para o Switch-off?

Serão apresentadas informações sobre como se preparar para o desligamento dos sinal analógico, incluindo avaliação de cobertura digital, preparação das equipes técnicas e ações de divulgação para os demais colaboradores, para a comunidade, entre outros públicos.

Palestrante: Carolina Duca, gerente sênior de Tecnologia da TV Globo em Recife

Carolina Duca é gerente sênior de Tecnologia da TV Globo em Recife.

Remanejamentos: quando acontecerão e quem fará parte?

A palestra visa abordar os pontos relacionados ao remanejamento de canais previstos no edital de venda da faixa de 700 MHz. O palestrante responderá às perguntas sobre quais, como e quando os canais serão remanejados, bem como sobre os direitos e deveres dos radiodifusores ao longo de todo o processo.

Palestrante: Fernando Gomes de Oliveira, gerente de Gestão e Planejamento na EAD/Seja Digital

Fernando Gomes de Oliveira é administrador de empresas e atualmente exerce o cargo de gerente de Gestão e Planejamento na EAD/Seja Digital

O que devo saber sobre o início da operação do 4G/ LTE na faixa de 700 MHz?

A palestra foca nos principais pontos relacionados ao início do 4G/LTE nas cidades brasileiras. Quais são as ações que antecedem o início das operações e quais ações são previstas após a ativação das estações 4G/LTE na faixa de 700 MHz serão alguns tópicos tratados.

Palestrante: Luiz Fausto, participante do Grupo Técnico de Recepção do GIRED

Luiz Fausto é especialista em Estratégia e Regulatório da TV Globo e participante do Grupo Técnico de Recepção do GIRED,

Patrocinador Institucional

16h00

Startup audiovisual: empreendedorismo e inovação

Uma parceria estratégica entre a SET e o Sebrae visa aumentar a percepção e o discernimento do profissional do setor sobre conceitos como inovação e empreendedorismo no audiovisual, fundamentais para quem atua em uma indústria conhecida por sua permanente revolução.

Moderador e palestrante: José Carlos Aronchi, diretor de Eventos da SET

José Carlos Aronchi é diretor de Eventos da SET e consultor de Inovação e Startups do Sebrae.

Startups do audiovisual no Ceará

O Sebrae aborda cases de sucesso de startups na área do audiovisual que atuam no Ceará.

Palestrante: Glauber Uchoa, gerente do SEBRAE Fortaleza

Glauber Uchoa é gerente do SEBRAE Fortaleza e jornalista formado pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

17h30
painel 3

Serviços satelitais para o Brasil

O painel reúne fornecedores de serviços de satélite no Brasil para discutir a situação atual do mercado, as tecnologias disponíveis, as tendências futuras e os recursos à disposição dos broadcasters.

Moderador: Jaime Fernandes, vice-diretor da Regional Nordeste da SET

Jaime Fernandes é membro do conselho consultivo da ALERT e SETERJ- AL e vice-diretor da Regional Nordeste da SET (membro desde 1989). Atualmente, ocupa o cargo de diretor de Operações e Tecnologia na TV Gazeta de Alagoas, onde participou de vários projetos de expansão, inclusive o da implantação da TV Digital.

Tem formação técnica em eletrônica com especialidade em telecomunicações, bacharelado em Engenharia Elétrica pela I.C.S.D, Scranton, Pennsilvania e Administração, com ênfase em Marketing, pela FAL/Estácio. É pós-graduado em Gestão Empresarial pelo CESMAC-AL, em Tecnologia de Informação pela FVG, em Gerenciamento de Sistemas de Redes de Computadores e Telecomunicações pela Estácio de Sá e em TV Digital pelo INATEL.

O impacto positivo da utilização do satélite no processo de switch-off no Brasil

A migração digital está progredindo rapidamente em todo o mundo e um número crescente de lares está mudando de TV analógica para digital. No Brasil, a digitalização está criando novas oportunidades para a indústria de radiodifusão, bem como para a economia, levando TV digital e as inovações de transmissão, com HD e serviços de TV interativa/híbrida, para todo o país. Nesta apresentação, Ricardo Calderón descreverá o processo desenvolvido na França e algumas semelhanças com o processo brasileiro.

Palestrante: Ricardo Calderón, diretor comercial, Eutelsat do Brasil

Alcançar novos espectadores requer uma nova abordagem

A distribuição e o consumo de mídia mudaram drasticamente nos últimos anos, com os espectadores agora exigindo conteúdo a qualquer momento e em qualquer dispositivo. Para atender às demandas do consumidor de novas mídias, os radiodifusores precisam reavaliar seus modelos tradicionais de produção e distribuição e implantar maneiras mais eficientes, econômicas e confiáveis de fornecer conteúdo. Descubra como a Intelsat modernizou os modelos de negócios nos lugares de maior penetração na América Latina, a tecnologia de satélite de última geração EpicNG de alta velocidade e os serviços gerenciados para expandir de forma econômica um canal de cada vez, maximizar o tráfego na largura de banda e otimizar sua rede para entregar, em qualquer dispositivo, as experiências que seu público exigir.

Palestrante: Marcelo Amoedo, diretor de vendas, Divisão de Broadcast, Intelsat

Novas aplicações de vídeo via satélite

A palestra discutirá as diferentes ferramentas disponíveis para distribuição de vídeo via satélite, como VoD, Cable Head End e CDN Satelitel, ou seja, o satélite no novo mercado de vídeo.

Palestrante: Rubens Vituli, diretor comercial, Divisão de Video, SES

Rubens Vituli é diretor comercial da Área de Vídeo da SES.  É formado em Engenharia Elétrica pela UNICAMP e tem pós-graduação em Administração de Empresas pela FGV/São Paulo. Tem 20 anos de experiência no mercado de Telecomunicações, tendo trabalhado em empresas como Comsat, BT (British Telecom) e SES, onde atua como Diretor Comercial há 5 anos, agora dedicado exclusivamente à Vertical de Vídeo e Broadcast.

18h45

Coffee break

19h15
Painel 4

A nova TV Globo em Recife: tudo em IP

Este painel vai discutir um caso especial: o primeiro estúdio totalmente IP do Brasil, construído pela Rede Globo em Recife.

Moderadora: Carolina Duca, gerente sênior de Tecnologia da TV Globo Recife

Carolina Duca, gerente sênior de Tecnologia da TV Globo Recife.

Como transformar o negócio dos broadcasters através das novas tecnologias em vídeo IP

Os temas desta apresentação são os motivadores que estão levando os broadcasters a migrarem para uma plataforma IP.

Palestrante: André Altieri, gerente de contas sênior, Cisco (Brasil)

 

André Altieri é sennior account manager da Cisco do Brasil. Engenheiro eletrônico formado pelo Inatel, tem especializações em negócios pela Universidade da Pensilvânia e em marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). É dono da AltieriNet Comércio e Serviços de Informática.

11h50

Globo Recife: a primeira emissora totalmente em IP da América Latina

Nesta apresentação, os temas serão: o processo de implantação de soluções IP em uma emissora de TV, os padrões existentes e o planejamento frente às novas tecnologias (como 4K, 8K, etc).

Palestrante: Roberto Menezes, supervisor executivo de Sistemas, TV Globo Recife

Roberto Menezes é líder do projeto de tecnologia da nova sede da Rede Globo em Recife. Aos  27 anos,é  graduado em Engenharia Elétrica de Telecomunicações na UPE (Universidade Estadual de Pernambuco) e está na Globo há 5 anos. Iniciou sua carreira como estagiário na TV e hoje é Supervisor Executivo de Sistemas de TV. Estudou a fundo as soluções de IP disponíveis no mercado e tem como missão entregar a Nova Sede da Globo em IP, além dos demais desafios de migração.

PROGRAMAÇÃO

SET Nordeste 2017

Programação sujeita a ajustes, última atualização em 23/09/2016

Horário Palestra
Horário Palestra
10h

Pré-evento: Recepção

10h30

Pré-evento: Sistema Mosaico da Anatel

A SET e a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) discutem o Sistema Mosaico neste workshop pré-evento do SET Nordeste, com apoio da ABERT e da ACERT. Implantado recentemente, o projeto tem como objetivo automatizar o sistema que trata das solicitações de inclusão de canais e licenciamento de estações de radiodifusão. Participam o gerente de Outorgas e Licenciamento de Estações, Yroá Robledo Ferreira, e o coordenador de Processo, Martin Jales Hon, ambos da Anatel. É uma oportunidade excelente para engenheiros e técnicos de radiodifusão tirarem as suas dúvidas e também proporem sugestões de melhoria ao sistema

Moderador: Esdras Miranda, diretor da Regional Nordeste da SET

Esdras Miranda, diretor da Regional Nordeste da SET e gerente técnico do Sistema Jangadeiro de Comunicação (BAND, SBT, BAND NEWS FM, FM Jangadeiro).

13h15

Recepção do SET Nordeste 2017

Registro dos participantes

14h
Painel 5

Infraestrutura para MAM

O painel visa discutir as tecnologias de automação e infraestrutura para jornalismo e produção de conteúdos diversos em emissoras de televisão. Participam os fabricantes mais importantes do setor que, além de falarem sobre suas soluções, debatem vantagens, desvantagens e tendências entre si e com a plateia. Participam do debate representantes da Media Portal e Quantum.

Moderador: Ronald Almeida, gerente técnico da TV e das rádios do Grupo O Povo de Comunicação

Ronald Almeida é gerente técnico da TV e das rádios do Grupo O Povo de Comunicação, bem como da retransmissora da TV Cultura e da afiliada da CBN. É membro da Regional Nordeste da SET. Possui mais de 12 anos de experiência no setor de radiodifusão atuando em emissoras de TV e rádio nas áreas de engenharia, TI, telecomunicações, manutenção,  gestão e projetos. Engenheiro formado pela Universidade de Fortaleza (Unifor), com MBA em Gestão empresarial pela FGV (MRH), cursando o Mestrado de Engenharia de Telecomunicações pelo IFCE – Instituto Federal do Ceará.

 

Patrocinador institucional
  

A utilização de sistemas de gestão de arquivos em infraestruturas híbridas

A Média Portal apresenta a solução para gestão de arquivos, fluxos de trabalho e arquivamento digital baseada na integração de um storage de alta performance para edição de vídeos on-premises integrados com o melhor dos recursos profissionais oferecidos pela nuvem.

Palestrante: Fabio de Sales Guerra Tsuzuki, sócio-fundador da Media Portal Solutions

Fabio de Sales Guerra Tsuzuki é engenheiro eletrônico e mestre em engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, doutor em engenharia pela Universidade de Tóquio. Sócio-fundador da Media Portal Soluções Ltda.

Media Center: uma busca de fundação tecnológica agnóstica para transformação digital

Empresas precisam re-arquitetar seus ambientes de armazenamento para lidar com as mudanças gritantes do mercado de mídia nos últimos anos. A criação de uma interconectividade direta permite que empresas reajam em tempo real e levem os ecossistemas digitais a criarem novos valores e crescimento, permitindo uma ligação entre veículos de um mesmo grupo. Performance, redução de custo, otimização de recursos, agilidade na distribuição e compartilhamento de conteúdo estão entre os principais fatores deste caso. Como é o Media Center do futuro?

Palestrante: Daniela Souza, SVP da AD Digital

Daniela Souza é fundadora da AD Digital, onde atua como Diretora Executiva e diretora de Marketing da SET. É palestrante convidada nos principais eventos relacionados com a criação, gerenciamento e distribuição de conteúdo, para compartilhar sua visão sobre mercado e tendências de futuro para a indústria. Há mais de 10 anos compõe a mesa diretora da SET e é  responsável por alguns dos novos conceitos e soluções que consolidaram-se no Brasil.

15h30
Painel 6

Tecnologias para TV e novos modelos de workflow

Neste painel, empresas líderes do setor de tecnologias para workflow apresentam seus cases e debatem as tendências para o setor de produção televisiva. Participação de representantes da Sony e da Avid.

Moderador: Jaime Fernandes, vice-diretor da Regional Nordeste da SET

Jaime Fernandes é membro do conselho consultivo da ALERT e SETERJ- AL e vice-diretor da Regional Nordeste da SET (membro desde 1989). Atualmente, ocupa o cargo de diretor de Operações e Tecnologia na TV Gazeta de Alagoas, onde participou de vários projetos de expansão, inclusive o da implantação da TV Digital.

Tem formação técnica em eletrônica com especialidade em telecomunicações, bacharelado em Engenharia Elétrica pela I.C.S.D, Scranton, Pennsilvania e Administração, com ênfase em Marketing, pela FAL/Estácio. É pós-graduado em Gestão Empresarial pelo CESMAC-AL, em Tecnologia de Informação pela FVG, em Gerenciamento de Sistemas de Redes de Computadores e Telecomunicações pela Estácio de Sá e em TV Digital pelo INATEL.

Tendências, Ferramentas e Tecnologias na Produção de Jornalismo

Uma visão das tendências e uso de ferramentas para acelerar a produção de jornalismo, como base na tecnologia de transmissão de conteúdo (arquivos) e live-streaming por 4G/Wifi. Os benefícios e uso de ferramentas de cloud para contribuição de conteúdo e acelerar processos da cadeia colaborativa. As vantagens e uso de ferramentas e tecnologias para o arquivamento e resgate de conteúdo de acervo com maior agilidade e confiabilidade.

Erick Soares, engenheiro de suporte a Vendas, Sony Brasil

Erick Soares é Engenheiro de Suporte a Vendas da SONY Brasil. É especialista em novas tecnologias, workflow e produtos para o mercado de broadcast. Formado pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e pós-graduado pela Fundação Instituto de Administração (FIA-USP).

Grafismo: soluções para produção de Esportes, Notícias e Estúdio

Com um mercado cada vez mais competitivo onde o consumo de conteúdo com produção de qualidade tem aumentado, a Line Up traz ao mercado brasileiro as soluções da AVID para o segmento de gráficos e aborda nesta palestra a tecnologia e fluxo de trabalho, da autoração ao playout de gráficos, para pequenas, médias e grandes produções.

Palestrante: Eduardo Ferraz, engenheiro de Sistemas da Line Up

Eduardo Ferraz é engenheiro formado pela Universidade UNIFIEO, com experiência de mais de 10 anos no mercado broadcasting e atuando em instalações e suporte a sistemas de automação e arquivamento de conteúdo.

Next Generation Production

A palestra visa reafirmar a posição da FOR-A em relação ao conceito “FOR-A Team Play”, que se refere à integração de toda linha de produtos como switcher de produção, matriz, processadores, IP/SDI conversores, câmeras de alta performance e 3D sistemas gráficos.

Ricardo Milani, engenheiro de Vendas da FOR-A no Brasil

Ricardo Milani é engenheiro elétrico de Telecomunicações formado na Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e na Universidade Paulista. Técnico em eletrônica pela ETE de São Bernardo do Campo. Experiência na área de broadcast desde 2001 (16 anos). Trabalha na FOR-A desde 2014.

17h00
Painel 7

Infraestruturas para rádio

O debate visa discutir as novas tecnologias disponíveis para infraestrutura de estúdios e transmissão de rádio.

Migração AM/FM: estudos de caso de sistemas irradiantes e principais pontos a serem observados em antenas

Serão abordados alguns estudos de caso em FM, bem como discutidos aspectos técnicos relativos às escolhas de diferentes tipos de antenas (migração AM/FM), com alternativas econômicas, levando-se em conta o máximo desempenho para o projeto. Serão abordados cuidados e detalhes importantes de implantação.

Palestrante: José Roberto Elias, gerente comercial da IF Telecom

José Roberto Elias é engenheiro eletrônico formado pela UNICAMP em 1983, com MBA pela FGV em 2005. Possui vasta experiência em empresas nacionais e multinacionais voltadas a telecomunicações e broadcast. Atualmente, ocupa a posição de Gerente Comercial na IF Telecom, além de ser Professor na Universidade Federal Fluminense (MBA) em Sistemas Irradiantes e Codificação Digital.

Aumento da cobertura de transmissão: boas práticas para implantação ou melhoria de infraestrutura

Sérgio Martines, diretor executivo da SM Facilities

Sérgio Martines é engenheiro civil graduado pela Universidade Federal do Paraná e técnico em eletrônica pelo CEFET-PR (atual UTFPR), com pós-gradução em Gerência de Obras pela UTFPR e MBA em Gerenciamento de Projetos pelo ISAE/FGV.

Possui 26 anos de experiência na área de engenharia e em gerenciamento de projetos, principalmente para o setor de telecomunicações, e expertise em engenharia de televisão, tendo atuado por 15 anos na Rede Paranaense de Comunicações, afiliada da Rede Globo.

Atuou como consultor em Gestão de Projetos para as áreas de Energia, Financeira, Recursos Humanos, Indústria, Terceiro Setor, Jurídica, Recursos Humanos e Saúde.

Atualmente é Diretor Executivo SM Facilities, empresa de serviços de engenharia que presta serviços técnicos e de construção para a área de radiodifusão e de telecomunicações.

É também Diretor de Relações Institucionais do PMI-PR.

Transmissores FM com utilização de energias renováveis

Apresentação de uma nova solução de transmissores FM com utilização de energia solar e eólica, para diminuir o consumo de energia elétrica da rede.

Tiago Granello, gerente comercial da Sinteck

Tiago Granello é engenheiro de telecomunicações, com 12 anos de experiência na área de broadcast. Iniciou carreira como engenheiro de projetos, passando posteriormente para área comercial, onde assumiu a gerência comercial de empresas do setor de broadcast há 8 anos, com forte atuação no desenvolvimento de novos negócios. Em 2013 ingressou na Sinteck, como gerente comercial nacional e internacional, cargo que ocupa até o momento.

Robustez, eficiência e integridade de sinal em transmissores FM

Marcelo Godoy, proprietário e diretor geral da MGE Broadcast

Marcelo Godoy é proprietário e idealizador da MGE Broadcast, é apaixonado e pesquisador da engenharia eletrônica, música e tecnologia, altamente reconhecido no mercado e que segue a frente da companhia até hoje. A MGE produz e manufatura equipamentos eletrônicos para a área de radiofrequência broadcast, além de áudio profissional. Possui mais de mil transmissores de FM em atividade espalhados pelo Brasil e, segundo seus clientes, os produtos são sinônimos de robustez, ou seja, são capazes de suportar grandes variações de energia e operar 100% em ambientes hostis.

Patrocinadores Institucionais

18h15

Coffee Break

18h45
Painel 8

Rádio online e migrações para o FM

A proposta do painel é discutir as perspectivas do rádio neste momento de transformações que ele está passando.

Um dos vetores desta transformação é a migração AM/FM. É um processo que resgata muitas emissoras que sequer podiam ser bem sintonizadas pelos ouvintes por conta das interferências que incidem na faixa de AM. Algumas emissoras já migraram e outras aguardam a conclusão do processo de autorização. Estas emissoras estão diante de desafios como a necessidade de investimentos, a execução de novas instalações e os possíveis ajustes na programação. O painel pretende apresentar o status do processo de migração e discutir a experiência das emissoras envolvidas.

Outro vetor de transformação é a Internet e seus impactos no modelo de negócios do rádio. Várias outras opções de conteúdo de áudio surgem a cada dia e são oferecidas através de múltiplos dispositivos conectados – as caixas acústicas inteligentes nos domicílios, o sistema de som nos carros e os smartphones por toda parte. O painel pretende apresentar e discutir os desafios do rádio neste novo ambiente. Serão abordados tópicos como a evolução do rádio online, os novos modelos de negócios, tendências, novos dispositivos, consumo on-demand, podcasts e personalização.

Moderador: Marco Túlio Nascimento, vice-diretor de Rádio da SET

Participante: Carmen Lúcia Azulai, presidente da Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACERT)

Participante: Paulo Fernandes, diretor executivo da CBN Recife

Participante: André Cintra, Diretoria Técnica, ABERT

André Cintra é engenheiro e integrante da Diretoria Técnica da Associação das Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT).

.

Patrocinadores Prata

Patrocinadores Institucionais

Apoio Institucional

Agência de Viagens Oficial

levitatur

Realização