SET NORDESTE 2016

Seminário de TV digital, Pay TV, TV na internet (OTT), TV Everywhere e Telecom

27 e 28 de Setembro de 2016

Inscrições

Encerradas

Certificados

Por favor, responda o questionário de avaliação e emita o seu certificado

Acesse

Programação

Horário Palestra
Horário Palestra

Abertura

Convidados:

  • João Guilherme Arrais Hermans, Gerente Regional da Anatel no Estado do Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí

Advogado e Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações/Jurídico/Nível Superior, da Agência Nacional de Telecomunicações/Anatel, desde 2005.
Ocupa atualmente o cargo de Gerente Regional da Anatel nos Estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí.

  • Ronald Almeida, Comitê de Diretoria Regional Nordeste da SET

Ronald Almeida, com mais de 10 anos de experiência na área de Radiodifusão atuando em emissoras de TV e rádio. Desenvolvendo atividades relacionadas a engenharia, TI, telecomunicações, gestão, planejamento, manutenção, implantação, projetos entre outras.

  • Paulo André Holanda, Diretor Regional do SENAI

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO PARA A INDÚSTRIA

Palestrante: Paulo André Holanda, Diretor Regional do SENAI

SOLUÇÕES DE AUTOMAÇÃO DE EXIBIÇÃO – MCR (CONTROLE MESTRE).

 

 

Palestrante: Alex Santos, Business Development da Seal Broadcast and Content

+10 anos na indústria de Broadcast como integrador e consultor para o desenvolvimento de soluções turnkey, da captação à transmissão – incluindo a produção – em todo o território nacional e em países da América Latina, atuando com as mais diversas marcas e fabricantes. Especialista em assuntos relacionados ao armazenamento da informação. É Founding Member do Storage Professional Council da SNIA Brasil (Storage Networking Industry Association) e palestrante nos eventos da SET desde 2006.

O que é media processing workflow

Projetar fluxos de arquivos é uma tarefa muito complexa. A Media Portal inova apresentando uma aplicação capaz de projetar fluxos de forma integrada com a infraestrutura. Os fluxos são definidos através de uma interface gráfica onde é possível criar fluxos de transferências de arquivos, recuperação parcial de vídeos, conversão de formatos e análise de conteúdo.

Palestrante: Fabio Tsuzuki, Sócio Diretor da MEDIA PORTAL SOLUÇÕES

Engenheiro eletrônico e mestre em engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, doutor em engenharia pela Universidade de Tóquio. Sócio fundador da Media Portal Soluções Ltda.

Arquivamento Digital na Era Beyond Definition

Com as novas demandas de UHD e Beyond Definition, o volume de dados para armazenamento passa a ser maior e surge o desafio de qual tecnologia adotar para guardar as informações de Arquivo/Centro de Documentação. A tecnologia da Mídia  Óptica de Arquivo (Optical Disc Archive) oferece uma série de vantagens diante de sua robustez e fácil implementação, viabilizando desde pequenos e simples arquivos até sistemas automatizados. Será dada uma visão dos benefícios da tecnologia, durabilidade e aplicações de arquivamento de conteúdo digital, com suas possibilidades de uso para a preservação de conteúdo desde SD, HD até os formatos de maior demanda de capacidade como o UHD.

Palestrante: Miguel Filho, Gerente de desenvolvimento e integração de soluções na Sony Brasil

Unidades Graficas Avançadas e Dinamicas para diversas demandas.

Workflow Gráfico para Jornalismo e Entretenimento.

  • Gráficos e Mídias Sociais
  • Realidade Aumentada e Cenografia Virtual
  • Gráficos para Esportes
  • Tracking ou Trackless?

A demanda atual grafica nas Tv’s e nos veiculos de comunicação digital vem sendo mais exigente atualmente, requisitando dos forncedores mais ferramentas com menos complexidade operacional, com alto indice de rendimento.

Com isso a escolha da ferramenta adequada é fundamental para que o resultado final seja satisfatorio na entrega do produto final e engajamento do public final.

 

Palestrante: Juliano Milanez, Sales Manager da AVID

Juliano Milanez, com mais de 20 anos de experiencia professional na area de Broadcast e Midia Entertenimento. Bacharel em TI (UNIB) e Ciencia da Computação, pela Universidade de Columbus – USA , Começou sua carreira na Discreet Logic como especialista em aplicações em sistema de pós produção para filmes e Tv’s, passando pela pioneira empresa Israelense de alta tecnologia, em soluções graficas e Cenografia Virtual ORAD Hi- Tec Systems LTD atualmente adquirida pela AVID, como Especilista em Cenografia Virtual.

Atualmente na Avid acupando a posição de Partner Account Manager Brazil # Sales LATAM .

Soluções de baixo custo para RTVs: entregando valor e garantindo qualidade.

Com o desafio do Switch-off, as empresas tem buscado a redução dos custos de investimento para a implantação da TV Digital nas cidades do interior a fim de viabilizar seus projetos e, ao mesmo tempo, tentando manter a qualidade para garantir a operação após a implantação.

Com métodos de gestão modernos, focando no planejamento e em execução ágil, é possível reduzir os custos sem comprometer a qualidade das instalações.

Aliando treinamento e experiência, preparação e qualidade na instalação é possível executar os projetos com excelente custo-benefício no longo prazo.

Palestrante: Sérgio Luis Nogueira Martines, Diretor Executivo na SM Facilities

Diretor Executivo da SM Facilities, empresa de serviços de Engenharia e Gerenciamento de Projetos, com larga experiência em Televisão e Telecomunicações, além de atuação como consultor em diversas áreas como Energia, Financeira, Jurídica, Industrial, RH e Meio-Ambiente. Engenheiro Civil pela UFPR e Técnico em Eletrônica pelo CEFET-PR, com especialização em Gestão de Obras pelo CEFET-PR e MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV. Possui experiência de 25 anos, especialmente em sistemas de transmissão, implantação de geradoras e retransmissoras de TV. Diretor de Relações Institucionais do PMI-PR.

Soluções avançadas para transmissões de eventos esportivos ao vivo.

O aumento de número de câmeras para mostrar vários ângulos de um mesmo evento, incluindo cameras com altos frame rates para geração dos Super Slow Motions, gerou a necessidade de mais canais de gravação dentro do já apertado espaço das Unidades Móveis, junta-se a isso, às necessidades  de inserir gráficos, metadados e efeitos em real time, para atender não só ao Broadcast, mas também a grande demanda de conteúdos para vários dispositivos em Multi-Plataformas fez das transmissões Esportivas ao vivo, eventos tão ou mais complexos que as Super produções de Concertos, Shows Musicais e de Entretenimento, a idéia é mostrar o que a EVS tem feito para atender a estas exigentes necessidades e continuar sendo a Lider em transmissões de Esportes ao Vivo.

Palestrante: Armando Moraes, Gerente de Projetos da EVS – Brasil

Engenheiro Eletrônico formado em 1982 – Rio de Janeiro.
Trabalhando em Engenharia de Televisão desde 1977, Desde de 2012 trabalha como Gerente de Projetos da EVS para todo o Brasil

Opções para transmissão via satélite de conteúdos isdb-t considerando eficiência e monetização

A ENENSYS desenvolveu um sistema para transmissão de conteúdos ISDB-T em total compatibilidade com o DVB-S/S2 respeitando as disposições de redes SFN e conteúdos formatados em MPEG-2 TS na interface aérea. Toda a sinalização BTS e a base de tempo estão inseridas em um PID otimizando a banda satelital e dando múltiplos usos a um link satelital entre as diferentes normativas.

Palestrante: Ernesto Riedel, Gerente de Vendas Broadcast da YOU CAST COMERCIO DE EQUIP.  ELETRONICOS LTDA.

Ernesto Riedel é formado em engenharia eletrônica  pela Pontificia  Universidad Católica de Chile,  Ernesto Riedel tem experiência de 15 anos no mercado de Telecom com ênfase na radiodifusão com passagens pelas empresas Idade (Chile) e Kathrein. Hoje Ernesto trabalha na área Broadcast na YOUCAST, empresa integradora de soluções para distribuição de vídeo.

Sessão SET: Espectro da radiodifusão: panorama mundial, switch off e GIRED

 

Palestrante: André Felipe Seixas Trindade – ABRATEL – SET

Bacharel em Sistemas de Comunicação Engenharia da Universidade de Brasília e especialista em Gestão Pública.
André é o consultor de assuntos regulatórios e governamentais de Abratel – Associação Brasileira de Rádio e Televisão – representando de rádio e de televisão do Brasil, com participação na Comissão Interamericana de Telecomunicações (CITEL), como parte da delegação brasileira em temas relacionados com a política , planejamento e da utilização do espectro , o futuro dos programas de televisão e novas tecnologias.
Ele trabalhou para a Claro ( planejamento e qualidade de rede – GSM e redes 3G ) e começou a trabalhar na área de radiodifusão, tendo 8 anos de experiência nessas áreas. Participa, na Anatel, da Comissão Brasileira de Comunicações – CBC 2 e faz parte da delegação brasileira que participa das reuniões do Conselho Consultivo Permanente 2 da Comissão Interamericana de Telecomunicações – CITEL – que é órgão da Organização dos Estados Americanos responsável pela harmonização do uso espectro nas Américas . Participa também de diversos Grupos Relatores de Radiocomunicações na Anatel – GRRs e foi membro do Conselho Consultivo de Rádio Digital do Ministério das Comunicações.É palestrante em quesitos relacionados à radiodifusão e membro titular do GIRED – Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV.

Desafios do desligamento da TV analógica: Comunicação Voluntária, digitalização das estações e as fases de remanejamento e mitigação.

Os esforços que estão sendo feitos pela TV Globo no processo de desligamento do sinal, que incluem a digitalização das estações analógicas, as ações de comunicação obrigatória e voluntária para a conversão da população e uma reflexão sobre como preparar a população para as fases de remanejamento de canais e mitigação de interferências.

Palestrante: Patricia Garcia Freire, Especialista em Estratégia e  Regulatório na TV Globo

Pós-graduada em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (RJ) e Graduada em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Patricia Freire é Especialista em Regulatório de Tecnologia. Atuou por dez anos na área de Projetos de Tecnologia de Transmissão da TV Globo e hoje faz parte da equipe de Governança Estratégica.

As atividades desenvolvidas pela Seja:Digital no processo de liberação da faixa de 700 MHz.

Apresentar as atividades que a Seja:Digital vem desenvolvendo para promover o desligamento do sinal analógico de TV através da distribuição dos kits de recepção de TV digital, o remanejamento dos canais de TV e RTV existentes na faixa de 700 MHz, a ativação do LTE 4G e a mitigação das possíveis interferências.

Palestrante: Gunnar Bedicks, CTO at EAD – Associação Administradora do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV

Gunnar Bedicks é pesquisador na área de Comunicação Digital, com suas pesquisas focadas em TV digital, rádio digital e internet. Na última década ele visitou 19 países ao redor do mundo, discutindo as tecnologias para a transição da TV analógica para a TV digital. Em 2013, a Presidente do Brasil, Dilma Roussef, condecorou o Prof. Bedicks pelos serviços prestados ao país, com a mais alta honraria da diplomacia Brasileira, a medalha da Ordem do Rio Branco. Além de ser o Pesquisador Chefe do Laboratório de Pesquisas em TV Digital da Universidade Presbiteriana Mackenzie em São Paulo, ele ministra aulas de Comunicações Digitais, Sistemas de Comunicações e Sistemas de TV, para os cursos de Engenharia Elétrica na pós-graduação (mestrado e doutorado) e graduação. Ele também foi o coordenador do grupo de transmissão e modulação durante o desenvolvimento do Sistema Brasileiro de TV Digital. Atualmente coordena o GT01 – Transmissão, do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital. Suas publicações incluem dezenas de artigos científicos, já tendo sido palestrante em diversas conferências acadêmicas, científicas e técnicas no Brasil, Estados Unidos, Argentina, Chile, Uruguai, Bolívia, Paraguai, Equador, Peru, Costa Rica, Cuba, Alemanha, Itália, Botswana, África do Sul, Ilhas Maurício e Lesotho. Sua formação inclui o título de Doutor em Engenharia Elétrica e MBA em Administração pela Universidade de São Paulo, assim como o título de Engenheiro Elétrico pelo Instituto Nacional de Telecomunicações – INATEL, em Santa Rita do Sapucaí, MG. Ele detém sete patentes e é fluente em Inglês e Alemão.

Metodologia de testes para avaliação da recepção do sinal de TV digital ISDB-TB

Comparação da Medição de Campo tradicional e  do Drive Test

A medição simultânea de canais e o tempo de medidas

Como é realizada a medida
A redução de custo para as emissoras
A confiabilidade dos resultados.

Apoio para identificação de necessidade de Gap-fillers.
O laboratório de análise de resultados.

 

Palestrante: Eduardo de Oliveira Bicudo – Systec/EBcom/SET

Engenheiro, pós-graduado em telecomunicações. Instituto Mackenzie – 1976 a 1997. Professor do 2º grau, professor da escola de engenharia. Coordenador do Centro de Radiodifusão. Assessor da presidência . TV Globo SP -1982 a 1998. Engenheiro, Assessor de PCP, Diretor de Engenharia. EBCom: 1998 – Atual – Sócio Proprietário. Projeto e implantação do laboratório de TV Digital no Mackenzie Coordenação da medição de campo da TV digital nos sistemas ISDB-T (japones) ATSC (americano) e DVB (europeu). Fabricação de antenas de UHF para recepção da TV Digital. Projeto e implantação do Centro de TV da Bolsa de Valores Mercadorias e Futuros. Outros

Horário Palestra
Horário Palestra

Sessão SET: Sentidos e Desafios de OTT para profissionais: Broadcast Tradicional e Broadcast Streaming

A palestra visa discutir o papel do profissional nos diversos meios de conteúdo e como habitar num ambiente sendo disruptivo mas não destrutivo. Como congregar tecnologia, talento criativo, novos hábitos e direcionamento mercadológico. Discussão sobre os desafios da era convergente.

Palestrante: Vitor Chaves de Oliveira, Engenharia – Coach IT Group Inc. / UNISAL / DeVry Metrocamp / SET

Vitor é Professor, Consultor e Pesquisador. Doutorando em Engenharia Elétrica (Mackenzie), Mestre em Engenharia Elétrica (PUCC), Especialista (MBA) em Engenharia Eletrotécnica e Sistemas de Potência (UNISAL), formado em Ciência da Computação (UNISAL) e técnico em Informática (SENAI). É Professor Universitário atuando nas áreas de Eng. Elétrica e Computação no Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL) e na Faculdade Integrada Metropolitana de Campinas (DeVry Metrocamp); Editor de Revistas (em Broadcast Engineering) / Chair & Gestor do Congresso de Tecnologia do SET EXPO para a Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET); Membro do time de Engineering – Infrastruture/Broadcast/Cloud/ERP/Web/Mobile no Coach IT Group Inc. É autor de livro na área de computação em nuvem e já publicou dezenas de artigos em periódicos científicos e em conferências nacionais e internacionais. Seus interesses de pesquisa estão concentrados em Telecomunicações: Redes IP, Transmissões Rádio (TV Digital), Teoria Eletromagnética, Algoritmos de Controle, Modelagem Matemática de Sistemas, Virtualização e Eficiência Energética.

Sistemas Irradiantes: Otimizando a Relação Custo/Beneficio

Serão abordados aspectos técnicos e econômicos quanto às escolhas de antenas de FM (migração AM/FM) e TV Digital, com alternativas econômicas, levando em conta o máximo desempenho para o projeto. Serão abordados cuidados e detalhes importantes de implantação.

Palestrante: José Roberto Elias, Gerente Comercial da IF Telecom

Engenheiro Eletrônico formado pela UNICAMP em 83, com MBA pela FGV em 2005, possui vasta experiência em empresas nacionais e multinacionais voltadas a Telecomunicações e Broadcast. Atualmente ocupa a posição de Gerente Comercial na IF Telecom, além de Professor na Universidade Federal Fluminense (MBA) em Sistemas Irradiantes e Codificação Digital.

EOS C700 – Um marco no cinema digital

Anunciada em Setembro de 2016, a Canon EOS C700 é um marco na história da Cinematografia digital. Conta com funções exclusivas, como Dual Pixel AF, Canon Log Gamma e compatíbilidade total com as bem sucedidas e já consagradas lentes EF.

Palestrante: Yuri Henrique Nieto, Executivo de Contas de Vídeo Profissional na Canon

Executivo de contas de Cinema e Video Profissional na Canon do Brasil. Formado em Rádio e TV, iniciou sua carreira na área de treinamentos de câmera e edição não-linear, em seguida atuando na área comercial e desde

2014 é um dos responsáveis pela operação comercial de revendas da linha de Cinema e Vìdeo Profissional.

Bigdata, Sensoriamento, IoT, Startups, Drones, Mobile, Wearables, Realidade Virtual e Transmidia

Uma visão 360 do mundo do Bigdata, Sensoriamento, IoT, Startups, Drones, Mobile, Wearables, Realidade Virtual e Transmidia, e a oportunidade da inovação tecnológica na garantia da qualidade do conteúdo e produção de TV. Uma continuidade da discussão em novas mídias, do SETexpo:

– Analise dos “big dados” e tecnologias presentes em todos dispositivos conectados.
– Múltiplas plataformas de mídias (Apps mobile, OTT, VOD, IPTV, smartTVs, Ginga iDTV, Portais web, webTV, podcasts, Games) e a nova realidade da produção audiovisual.
– Desafios de gestão da inovação com empreendedores, makers, criativos, visionários e startups.

 

Palestrante: Rodrigo Arnaut, Vice-diretor de TV por Assinatura e Novas Mídias da SET, Media Engineer no Esconderijo.xyz, Professor na FAAP e Presidente na EraTransmidia.

Consultor em planejamento transmídia para produtoras e agëncias no Esconderijo.xyz, Professor de mídias digitais na FAAP na faculdade de comunicação. Mestre em Ciências pela USP (Poli), Pós em Gestão de Negócios e Inovação Tecnológica ESPM, Engenheiro de computação USJT. Concluiu curso de extensão em E-business na UofT (University of Toronto). Presidente na Associação EraTransmidia, onde desenvolve atualmente pesquisas de produção audiovisual na área de vídeos imersivos, realidade virtual/aumentada e ações de impacto social. Com 25 anos de experiência profissional e acadêmica na área de Tecnologia, Negócios e Comunicação, em brainstormings e projetos de Transmídia, TI, Telecom, TV, IoT, Mobile, Web, Games, Wearables, Interatividade, Holografia, Realidade Virtual e Aumentada, Midia, Publicidade e Marketing, sendo 21 anos no grupo Globo em Pesquisa e Desenvolvimento, nas areas de Esportes, Jornalismo e Entretenimento, onde desenvolveu mais de 50 projetos, recebeu 15 prêmios, com destaque para IBC Special Awards do “Flutuador” (Amsterdã). Também é sócio na startup Gigamobb e na consultoria Esconderijo das Crianças, focado no desenvolvimento de projetos com a metodologia MAMP (Multi Audiência Multi Plataforma) da EraTransmídia. Vice diretor de TV por Assinatura e Novas Mídias da SET. Palestrante em mais de 200 eventos no Brasil e exterior.

Novas Aplicações e a Utilização do Satélite para os Jogos Olímpicos 2016

A SES estará no SET Regional Nordeste para divulgar as novas aplicações para TV via satélite, além de apresentar como a companhia está preparada para suportar clientes e parceiros na cobertura dos Jogo Olímpicos Rio 2016

Palestrante: Abel Souza, Business Director da SES para América Latina

Abel Souza é diretor de vendas para a América Latina da SES.
Ingressou na companhia em 2009, depois de passar por outras empresas do setor de telecomunicações, nas áreas técnicas e de negócios, como Verizon, At&T, UUNET e Comsat.
Souza graduou-se em Engenharia Elétrica pela Universidade de Campinas (Unicamp) em 1995, pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas São Paulo, em 2002.

IMCR: A EVOLUÇÃO DA SALA DE CONTROLE MESTRE

 

Palestrante: Hertz da Silva – HARMONIC

Hertz da Silva, Formado em Engenharia Elétrica atuo no mercado de Telecom há 15 anos. Com vasta experiência em projetos de engenharia, hoje atuo na área comercial de Broadcast e PaidTV levando aos cliente soluções de alto valor agregado para vários tipos modelos de negócio e operações diversas.

A tecnologia de satélite acelerando a digitalização

A palestra tem como foco principal apresentar a experiência da Eutelsat em outros mercados da tecnologia de distribuição de sinais digitais via satélite como o meio rápido e eficaz na implantação de redes de distribuição de televisão.

Palestrante: Ricardo Calderon, Diretor de Vendas da EUTELSAT

Formado em engenharia eletrônica pela Escola de Engenharia Mauá, possui 28 anos de experiência no mercado de comunicações por satélites, Broadcast e PayTV. Ocupa a posição de Diretor de Vendas na Eutelsat do Brasil desde 2015.

Sessão SET: Radiodifusão Sonora, Migração AM-FM, eFM e Desafios Atuais da Radiodifusão.

O Radio Migrando de AM para FM, com as primeiras emissoras Operando, Classificação, Conceitos de cobertura e eficiência de sistemas.

O rádio confirma seu momento atual de credibilidade e amplia cobertura em FM, deixando a faixa AM. Como receber a faixa estendida FM, (76 a 88 MHz) na Grande Fortaleza.

Conceituação de cobertura, preservação ambiental e de custos (redução de energia elétrica) com a utilização pontos de transmissão adequados.

Conceitos de Normas Reguladoras.

 

Palestrante: Eduardo Cappia, Diretor da EMC/SET

Graduação 1979 pela Universidade de Mogi das Cruzes. Engenheiro Eletricista com habilitação em: Comunicações – Eletrônica e Eletrotécnica. Consultor Internacional de Antenas – Shively Labs – desde 2010.

Diretor da Empresa EMC – SOLUÇÃO EM TELECOMUNICAÇÕES deste 1991

EMC – com gestão em sistemas Digitais (HD e DRM) desde 2000 – Operação estação testes UFMG – Belo Horizonte.

Estação de testes FM estendida em São Paulo, 84,7 MHz – 2014 e 2015.

Associações que faz parte: AESP – Associação da Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo – Líder do Comitê Técnico; SET – Diretor e Vice Diretor de rádio nos últimos 05 anos.

Sessão SET Radiodifusão

Palestrante: Carmen Lúcia Rocha Dummar Azulai, Presidente da ACERT

Sistemas Inovadores de Intercom para Broadcast.

A palestra visa expor um panorama sobre Sistemas de Intercomunicação modernos, que trazem vantagens em sua instalação, manutenção e operação, considerando a dinâmica do dia a dia de emissoras, estúdios, produtoras e OBVans. A palestra também abrange novidades em conectividade IP para as soluções de Intercom, trazendo seus diferenciais competitivos e integração com outras plataformas de áudio.

Palestrante: Amauri Ramos, Regional Sales & Marketing Manager – RTS, Telex & Bosch Conference Systems da Tele-Ponto

Graduado em Engenharia de Computação, com Mestrado em Ciências da Informação e MBA Internacional em Gestão de Empresas, Amauri Ramos é Gerente Regional de Vendas e Marketing da Robert Bosch na América Latina, sendo responsável pelas linhas de produtos de Comunicação Crítica (RTS Intercom, Telex Radio Dispatch e Telex Aviation) e Sistemas para Conferências, trabalhando há mais de 10 anos com projetos de áudio profissional na região.