SET CENTRO-OESTE 2016

Seminário de Tecnologia de Broadcast e Novas Mí­dias
Gerenciamento, produção, transmissão e distribuição de conteúdo eletrônico multimídia.

22 e 23 de Novembro de 2016

Inscrições

Aberta e gratuita para profissionais, pesquisadores e estudantes deste mercado. É mandatório que seja realizada pelo site SET. www.set.org.br

Certificados

Os certificados estarão liberados no Portal SET de 14/12/2016 a até 14/12/2017, somente para quem: - Realizou seu registro pelo Portal SET e recebeu a confirmação da SET, por e-mail. - Retirou credencial no local do evento.

Horário Palestra
Horário Palestra

ABERTURA

Convidados:

William Ivo Koshevnikoff Zambelli – Gestor do Projeto da Implantação da Televisão Digital no Brasil – MCTIC

 

Vitor Elisio Goes de Oliveira Menezes -Superintendente de outorga e recursos à prestação – ANATEL

 

Emerson Weirich – Diretor Regional Centro Oeste da SET

SESSÃO SET: ESPECTRO DA RADIODIFUSÃO: PANORAMA MUNDIAL, SWITCH OFF E GIRED

Palestrante: Paulo Ricardo H. Balduino, Diretor no Departamento de Planejamento e Utilização do Espectro de Radiofrequências da Associação Brasileira de Empresas de Rádio e Televisão – ABERT.

Paulo Ricardo H. Balduino, brasileiro, nascido em 1949, é o sócio principal e diretor-presidente da Synthesis Consulting, que atua no ambiente de telecomunicações e mídia.
Atualmente, suas atividades de consultoria incluem a direção do Departamento de Planejamento e Utilização do Espectro de Radiofrequências da Associação Brasileira de Empresas de Rádio e Televisão – ABERT.

É também membro do Departamento de Telecomunicações / DEINFRA da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), bem como membro do Departamento Regional da SET (Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão).

De 2000 a 2005, foi sócio e Diretor de Operações da Spectrum Latin America, em parceria com a Spectrum Strategy Consultants na Europa. Liderou vários dos principais projetos da Spectrum Latin America no Brasil, inclusive para clientes como BrT (atualmente Oi), a ANATEL e a TV Globo.
Entre 1984 e 2000, Paulo Ricardo foi Sócio na “Victori Internacional Engenharia de Telecomunicações”, um provedor de serviços de telecomunicação brasileiro, tendo diversas responsabilidades, entre elas os departamentos de assuntos regulatórios e de desenvolvimento de novos negócios, além de Associado ao Conselho de Sócios da operadora de paging Teletrim.
Entre 1998 e 2000, também atuou como Diretor-Presidente da VICOM, um provedor brasileiro de Serviços de Rede Empresariais (CNS), atualmente pertencente à British Telecom.

Foi cofundador da empresa brasileira Telespaço Sensoriamento Remoto por Satélite e, entre 1996 e 1998, ocupou a posição de Diretor-Presidente da empresa.

Foi sócio-fundador do Comitê de Infraestrutura Nacional da Informação da ANATEL, sendo responsável pelas atividades relacionadas a “Telessaúde”.

Trabalhou no Ministério de Comunicações do Brasil, sendo responsável pelo departamento de assuntos regulatórios internacionais, chefiando todas as atividades regulatórias relacionada à União Internacional de Telecomunicações – UIT e à CITEL – Comisión Interamericana de Telecomunicaciones. Foi também responsável por acordos de cooperação comercial e técnica.

As atividades desenvolvidas pela Seja:Digital no processo de liberação da faixa de 700 MHz.

Apresentar as atividades que a Seja:Digital vem desenvolvendo para promover o desligamento do sinal analógico de TV através da distribuição dos kits de recepção de TV digital, o remanejamento dos canais de TV e RTV existentes na faixa de 700 MHz, a ativação do LTE 4G e a mitigação das possíveis interferências

Palestrante: Gunnar Bedicks, CTO at EAD – Associação Administradora do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV

Gunnar Bedicks é pesquisador na área de Comunicação Digital, com suas pesquisas focadas em TV digital, rádio digital e internet. Na última década ele visitou 19 países ao redor do mundo, discutindo as tecnologias para a transição da TV analógica para a TV digital. Em 2013, a Presidente do Brasil, Dilma Roussef, condecorou o Prof. Bedicks pelos serviços prestados ao país, com a mais alta honraria da diplomacia Brasileira, a medalha da Ordem do Rio Branco. Além de ser o Pesquisador Chefe do Laboratório de Pesquisas em TV Digital da Universidade Presbiteriana Mackenzie em São Paulo, ele ministra aulas de Comunicações Digitais, Sistemas de Comunicações e Sistemas de TV, para os cursos de Engenharia Elétrica na pós-graduação (mestrado e doutorado) e graduação. Ele também foi o coordenador do grupo de transmissão e modulação durante o desenvolvimento do Sistema Brasileiro de TV Digital. Atualmente coordena o GT01 – Transmissão, do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital. Suas publicações incluem dezenas de artigos científicos, já tendo sido palestrante em diversas conferências acadêmicas, científicas e técnicas no Brasil, Estados Unidos, Argentina, Chile, Uruguai, Bolívia, Paraguai, Equador, Peru, Costa Rica, Cuba, Alemanha, Itália, Botswana, África do Sul, Ilhas Maurício e Lesotho. Sua formação inclui o título de Doutor em Engenharia Elétrica e MBA em Administração pela Universidade de São Paulo, assim como o título de Engenheiro Elétrico pelo Instituto Nacional de Telecomunicações – INATEL, em Santa Rita do Sapucaí, MG. Ele detém sete patentes e é fluente em Inglês e Alemão.

DESAFIOS DO DESLIGAMENTO DA TV ANALÓGICA

Moderador: Emerson Weirich – Diretor Regional Centro Oeste da SET

Emerson Weirich– Diretor da Regional  Centro-Oeste da SET. Gerente Executivo de Engenharia de Rádio e Televisão da EBC – Empresa Brasil de Comunicação

Formado em Engenharia Elétrica e Mestrado em Gestão da Ciência e Tecnologia, tem curso de especialização em vídeo digital no Japão e experiência profissional na área na Alemanha. Já atuou em várias empresas de comunicação: RBS TV, TVE RS, Radiobrás, TV Justiça e EBC. Atualmente é Gerente Executivo de Engenharia de Rádio e Televisão da EBC – Empresa Brasil de Comunicação (TV Brasil, TV NBR, Canal Integración, TV Escola, Rádio Nacional e Rádio MEC). Atualmente é diretor regional da SET no Centro-Oeste.

Palestrante: Tiago Cunha, Engenheiro da TV GLOBO DF

Tiago Cunha, Especialista em comunicação via satélite. Engenheiro de suporte e manutenção de RF.
Planejamento e execução de obras de Telecom e Administração de sistemas de telecomunicações.

Convidado: Fernando Matos – SBT DF

Fernando Matos,Gerente Técnico do SBT Brasília e Coordenador de Planejamento de Políticas Organizacionais junto as regionais.
Formação Técnica em Eletrônica, Administração de Empresas, MBA em Gestão de Negócios e Marketing com Especialização na Qualidade e Certificação. Atua  mais de 30 anos na área técnica de televisão desenvolvendo trabalhos em diversas áreas e projetos internacionais.

Convidado: Tomaso Papi – Rede Record DF

Tomaso Papi, formado em Engenharia Elétrica ênfase em Telecomunicações, Pós-graduado em Sistema de TV Digital e IPTV pelo INATEL, Mestrando pela UnB. Atualmente é Engenheiro na Record Brasília em Tecnologia e Sistema de TV Digital – Transmissão, Recepção e Multiplexação para SFN e MFN utilizando rádio digital, fibra óptica, SFN via Satélite e integração entre tecnologias. Consultor em Sistema de TV Digital.  Membro do grupo Técnico de Recepção(GT-Rx) do Grupo de implantação do processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV(GIRED).

Foto Luciano

Vivência como técnico, engenheiro e gerente de engenharia em empresas como TV Globo, TV Alterosa, Rádio Guarani e TV Brasília (Diários Associados), Rádio Inconfidência e como professor em escolas técnicas profissionalizantes.

Palestrante: Luciano de Melo Silva, Gerente de Entenharia e TI da Band Brasília

Luciano de Melo Silva, Gerente de Engenharia e TI da Band Brasília. MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas. Graduado em Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Palestrante:  Carlos Cauvilla – TV ANHANGUERA

Carlos Cauvilla, Profissional com larga experiência no mercado de Tecnologia, tendo trabalhado em empresas de vários portes, regiões do Brasil e multinacionais, como TV Vanguarda, ESPN, BT TELECOM.

Engenheiro formado pela UNIVAP, com MBA em gestão de negócios e Operação de Tecnologia. Atualmente ocupa o cargo de Diretor de Tecnologia de TV na Rede Anhanguera, onde responde pela análise, decisão e implantação de tecnologias voltadas para o negócio de Mídia.

RASA1a

Localização de conteúdos last-mile e monetização para redes ISDB-Tb

Diante deste novo cenário competitivo onde os telespectadores querem estar conectados a todo tempo e em qualquer lugar como as TVs Broadcast podem manter e incrementar as receitas?

Para onde estará se direcionando os investimentos em publicidade e como atender aos requisitos que estão chegando? Quais as tecnologias e plataformas que temos para solucionar ou dar opções de solução para estas questões?

Palestrante: Ricardo Araujo, Sales Executive da YOUCAST

Ricardo Araujo, Engenheiro Elétrico, especializado em Telecom, com MBA em Gestão Empresarial. Atuando na área Comercial, Gestão de Vendas e Projetos a mais de 18 anos, atendendo clientes como: Operadoras de Telefonia, Carriers, Neutral Holst,  Provedores Internet, Broadcast TV e Pay TVs.

Já exerceu funções como Gerente de Contas, KAM, Gerente de Canais e Country Manager  em empresas renomadas como: Ericsson, Claro, Huber+suhnner, Samsung, Comba, Avicom, YouCast. Sempre buscando elevar os resultados e desenvolver novos negócios dentro do campo de atuação das empresas representadas.

IMG_0577

IMCR: A EVOLUÇÃO DA SALA DE CONTROLE MESTRE

Qual proveito pode ser tirado da evolução das plataformas de software voltadas à aplicações profissionais de video no ambiente do Controle Mestre. Quais os benefícios que podemos ter na migração de um ambiente tradicional para um ambiente automatizado? A Harmonic apresenta sua solução em resposta a estas questões, demonstrando seu conceito de “Channel in a Box” e “Integrated Master Control Room – iMCR.”

 

Palestrante: Sidnei Brito, Diretor Comercial SDB Multimidia – Platinum Reseller da Harmonic Inc.

Sidnei Brito, engenheiro eletricista pela PUC, com pós graduação na área de Telecomunicações e Gestão de Projetos. Atuante na área de video há mais de 20 anos e há 15 anos sócio Diretor da SDB Multimidia Ltda, Platinum Reseller e Service Center da Harmonic no Brasil.

 

A tecnologia de satélite acelerando a digitalização

A palestra tem como foco principal apresentar a experiência da Eutelsat em outros mercados da tecnologia de distribuição de sinais digitais via satélite como o meio rápido e eficaz na implantação de redes de distribuição de televisão.

Palestrante: Ricardo Calderon, Diretor de Vendas da EUTELSAT

Ricardo Calderon, Formado em engenharia eletrônica pela Escola de Engenharia Mauá, possui 28 anos de experiência no mercado de comunicações por satélites, Broadcast e PayTV. Ocupa a posição de Diretor de Vendas na Eutelsat do Brasil desde 2015.

MIGUEL ANTUNES

PLANO DE ZONA DE PROTEÇÃO DE AERÓDROMOS E HELIPONTOS

As exigências e as ferramentas para definição das áreas de proteção de aeroportos nos projetos de Torres e Antenas de Radiodifusão. As áreas de proteção são  superfícies limitadoras de obstáculos que estabelecem as restrições impostas ao aproveitamento das propriedades no entorno de um aeródromo.

 

Palestrante: Miguel Antunes da Costa Júnior – Ten Cel QOECTA R1, Chefe da Subdivisão de Aeródromos do CINDACTA I , Representante do DECEA

Miguel Antunes da Costa Júnior, Controlador de Tráfego Aéreo Radar no CINDACTA I (1984-1994); Coordenador do Curso de Oficiais Especialistas em Controle de Tráfego Aéreo (1995-1998); Chefe do Centro de Controle de Área Brasília (2000-2003); Chefe da Torre e do Controle de Aproximação de Natal-RN (2004-2007); Assessor de Tráfego Aéreo em Assunção-PY (2008-2009); Chefe da Coordenação e Controle do DECEA (2010-2012); Chefe da Subdivisão de Aeródromos do CINDACTA I (2013-…).

perfil palestra

Forma de obtenção da deliberação do Comando da Aeronáutica para construção de uma antena de radiodifusão

Será apresentada a opção de solicitação de pré-análise para a obtenção de deliberação do Comando da Aeronáutica. Para os casos em que a pré-análise não é aplicável, o SysAGA será apresentado como ferramenta para o cadastro e acompanhamento de processos.

Palestrante: TEN QOECTA Cristiano Perez Garcia, Chefe da Seção de Análise Técnica da Subdivisão de Aeródromos

Cristiano Perez Garcia, Bacharel em Ciência da Computação e Tecnólogo em Gerenciamento de Tráfego Aéreo, integrante do Grupo de Trabalho responsável pelo Sistema de Gerenciamento de Informações de Aeródromos – SysAGA

Produções Full HD e 4K com linha Blackmagic Design!

Conheça a linha completa de equipamentos para produções FULL HD e 4K  da Blackmagic Design! Cameras, Switcher, Monitores, Gravadores, Duplicadores, tudo em 4K!!!

Desde a captação, produção e finalização em 4K de forma simples , prática e descomplicada!

Produtos que serão apresentados:

– ATEM Production Studio 4K

– Hyperdeck Studio 4K

– SmartScope DUO 4K

– Duplicator 4K

– Studio Camera 4K

 

Atualizada em 21/11/2016.

Palestrante: Fabio Angelini – Eng. de Vendas Pinnacle Broadcast e Blackmagic Design

FredyLitowsky

Tecnologia e novas plataformas para a produção de audio e vídeo

A ideia é apresentar como as modernas plataformas permitem a integração de soluções e customização de workflows.

 

Atualizado em 21/11/2016

Palestrante: Fredy Litowsky, Diretor Regional para o Brasil, Avid Technology

Fredy Litowsky,  Com formação acadêmica em engenharia e experiência de mais de trinta anos em broadcast, atua na indústria como fabricante desde 1999, hoje desempenhando a função de Diretor Regional da Avid para o Brasil.

JAIME

Como garantir uma boa experiência do usuário com a monitoração de stream de vídeo em multipla plataforma?

Com o advento da digitalização do vídeo, passa a ser comum a necessidade de compressão e transmissão do stream de vídeo em várias plataformas, sejam elas IP, ASI, RF.  Vamos abordar as tecnologias disponíveis para monitorar estes sinais de modo a permitir uma qualidade de experiência satisfatória ao usuário.  Com o uso destas tecnologias também podemos reduzir os custos operacionais para gerenciamento e manutenção das redes, permitindo a identificação antecipada de problemas e a manutenção preventiva nos pontos críticos.

 

Palestrante: Jaime Fernando Ferreira, Diretor da Avicom Engenharia

Jaime Fernando Ferreira, Técnico e Engenheiro Eletronico com MBA pela FGV São Paulo e Pos Graduação em Comércio Exterior pela FGV São Paulo.

Desenvolveu carreira com mais de 25 anos de experiência em área técnica e comercial trabalhando em empresas como: Panasonic, TV Globo, Philips, Thomson e Grass Valley.  Fundou a Avicom em 2012 onde faz a representação comercial de várias empresas na área de Broadcast, Avionica e Defesa.

Horário Palestra
Horário Palestra
FOTO_VITOR

SESSÃO SET: SENTIDOS E DESAFIOS DE OTT PARA PROFISSIONAIS: BROADCAST TRADICIONAL E BROADCAST STREAMING

A palestra visa discutir o papel do profissional nos diversos meios de conteúdo e como habitar num ambiente sendo disruptivo mas não destrutivo. Como congregar tecnologia, talento criativo, novos hábitos e direcionamento mercadológico. Discussão sobre os desafios da era convergente.

Palestrante: Vitor Chaves de Oliveira, Engenharia – Coach IT Group Inc. / UNISAL / DeVry Metrocamp / SET

Vitor Chaves Oliveira é Professor, Consultor e Pesquisador. Doutorando em Engenharia Elétrica (Mackenzie), Mestre em Engenharia Elétrica (PUCC), Especialista (MBA) em Engenharia Eletrotécnica e Sistemas de Potência (UNISAL), formado em Ciência da Computação (UNISAL) e técnico em Informática (SENAI). É Professor Universitário atuando nas áreas de Eng. Elétrica e Computação no Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL) e na Faculdade Integrada Metropolitana de Campinas (DeVry Metrocamp); Editor de Revistas (em Broadcast Engineering) / Chair & Gestor do Congresso de Tecnologia do SET EXPO para a Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET); Membro do time de Engineering – Infrastruture/Broadcast/Cloud/ERP/Web/Mobile no Coach IT Group Inc. É autor de livro na área de computação em nuvem e já publicou dezenas de artigos em periódicos científicos e em conferências nacionais e internacionais. Seus interesses de pesquisa estão concentrados em Telecomunicações: Redes IP, Transmissões Rádio (TV Digital), Teoria Eletromagnética, Algoritmos de Controle, Modelagem Matemática de Sistemas, Virtualização e Eficiência Energética.

Integração de sistemas: Otimização do tempo e agilidade de processos

Existe atualmente, uma crescente demanda de softwares para automatização de processos dentro de cada setor nas emissoras de Rádio e TV. Atendendo à este enorme fluxo, o mercado de softwares para Broadcast está atento quanto às integrações dos sistemas para facilitar e agilizar os processos de produção e automatizar o trabalho das equipes entre si.

Palestrante: Eliezer Reis, Gerente de Projetos, SNEWS

Soluções avançadas para transmissões de eventos esportivos ao vivo.

O aumento de número de câmeras para mostrar vários ângulos de um mesmo evento, incluindo cameras com altos frame rates para geração dos Super Slow Motions, gerou a necessidade de mais canais de gravação dentro do já apertado espaço das Unidades Móveis, junta-se a isso, às necessidades  de inserir gráficos, metadados e efeitos em real time, para atender não só ao Broadcast, mas também a grande demanda de conteúdos para vários dispositivos em Multi-Plataformas fez das transmissões Esportivas ao vivo, eventos tão ou mais complexos que as Super produções de Concertos, Shows Musicais e de Entretenimento, a idéia é mostrar o que a EVS tem feito para atender a estas exigentes necessidades e continuar sendo a Lider em transmissões de Esportes ao Vivo.

Palestrante: Armando Moraes, Gerente de Projetos da EVS – Brasil

Armando Moraes. Engenheiro Eletrônico formado em 1982 – Rio de Janeiro.
Trabalhando em Engenharia de Televisão desde 1977, Desde de 2012 trabalha como Gerente de Projetos da EVS para todo o Brasil

O que é media processing workflow

Projetar fluxos de arquivos é uma tarefa muito complexa. A Media Portal inova apresentando uma aplicação capaz de projetar fluxos de forma integrada com a infraestrutura. Os fluxos são definidos através de uma interface gráfica onde é possível criar fluxos de transferências de arquivos, recuperação parcial de vídeos, conversão de formatos e análise de conteúdo.

Palestrante: Fabio Tsuzuki, Sócio Diretor da MEDIA PORTAL SOLUÇÕES

Engenheiro eletrônico e mestre em engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, doutor em engenharia pela Universidade de Tóquio. Sócio fundador da Media Portal Soluções Ltda.

Metodologia de testes para avaliação da recepção do sinal de TV digital ISDB-TB

Comparação da Medição de Campo tradicional e  do Drive Test

A medição simultânea de canais e o tempo de medidas

Como é realizada a medida
A redução de custo para as emissoras
A confiabilidade dos resultados.

Apoio para identificação de necessidade de Gap-fillers.
O laboratório de análise de resultados.

Palestrante: Eduardo de Oliveira Bicudo – Systec/EBcom/SET

Eduardo de Oliveira Bicudo, engenheiro, pós-graduado em telecomunicações. Instituto Mackenzie – 1976 a 1997. Professor do 2º grau, professor da escola de engenharia. Coordenador do Centro de Radiodifusão. Assessor da presidência . TV Globo SP -1982 a 1998. Engenheiro, Assessor de PCP, Diretor de Engenharia. EBCom: 1998 – Atual – Sócio Proprietário. Projeto e implantação do laboratório de TV Digital no Mackenzie Coordenação da medição de campo da TV digital nos sistemas ISDB-T (japones) ATSC (americano) e DVB (europeu). Fabricação de antenas de UHF para recepção da TV Digital. Projeto e implantação do Centro de TV da Bolsa de Valores Mercadorias e Futuros. Outros

NOVAS APLICAÇÕES VIA SATÉLITE PARA BROADCAST

Aplicações tradicionais x Novas Aplicações
Soluções SES para todo o mundo.
Distribuição, Contribuição e DTH

Palestrante: Rubens Vituli Business Director, Latin America SES

Rubens Vituli graduou-se em Engenharia Elétrica na Universidade Estadual de Campinas em 1997, com pós-graduação em Administração de Empresas concluída em 2005, na Fundação Getúlio Vargas em São Paulo. Vituli é diretor de negócios para a América Latina na SES, desde 2011, e acumula grande experiência na indústria de satélites e telecomunicações, atuando na área técnica e comercial de empresas como Comsat e British Telecom.

yroa_ferreira

Mosaico – Evolução nos Processos de Pós-outorga de Radiodifusão

Apresentação do Sistema Mosaico sob a perspectiva de uma abordagem segura e ágil para garantir maior celeridade no atendimento às solicitações pós-outorga dos processos de Radiodifusão. Será apresentada uma visão macro do sistema e os principais resultados alcançados com a implantação do sistema e como sua aplicação pode afetar a dinâmica de instrução dos processos de Radiodifusão.

Palestrante: Yroá Robledo Ferreira, Gerente de Outorga e Licenciamento de Estações – Anatel

Yroá Robledo Ferreira, Engenheiro Eletricista pela Universidade Federal de Santa Catarina e Mestre em Engenharia Elétrica e de Computação pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente, está como Gerente de Outorga e Licenciamento de Estações da Anatel e atua diretamente na gestão e construção do Projeto Mosaico.

SEGURANÇA DE INFRAESTRUTURAS CRÍTICAS

No âmbito da Câmara de Relações Exteriores e Defesa Nacional, do Conselho de Governo, é desenvolvido o trabalho de segurança de infraestruturas críticas (IC), no sentido de identificar e propor medidas de proteção e segurança, nos setores público e privado, das instalações, serviços, bens e sistemas cuja interrupção ou destruição, total ou parcial, provoca sério impacto social, ambiental, econômico, político, internacional ou à segurança do Estado e da sociedade.

As áreas inicialmente trabalhadas são de comunicações, de transportes, de energia, de água e de finanças. A metodologia adotada compreende a identificação as IC e suas vulnerabilidades, avaliação de riscos, definição de medidas de proteção, elaboração de planos de contingência e, por fim, verificação as interdependências entre as IC.

A realização desse trabalho proporciona uma articulação contínua entre os mais diversos órgãos públicos e privados do mesmo setor, dando oportunidade ao diálogo, realização de parcerias e a concentração de esforços para alcançar objetivos comuns.

Palestrante Daiene Bittencourt Mendes Santos, Assessora no Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República

Daiene Bittencourt Mendes Santos, Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de Brasília (2006) e Mestrado em Agronomia pela Universidade de Brasília (2009) nas áreas de fertilidade, manejo, uso e conservação do solo. É da carreira de analista ambiental do Ministério do Meio Ambiente, onde trabalhou com políticas de combate ao desmatamento nos biomas Cerrado, Caatinga e Amazônia Legal. Atualmente, encontra-se cedida ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, onde presta assessoramento na área de meio ambiente e desenvolve trabalho de segurança de infraestruturas críticas de água, energia e comunicações.

APLICAÇÕES DE ANTENAS COM POLARIZAÇÃO CRUZADA EM TRANSMISSÕES TERRESTRE PARA A NOVA GERAÇÃO DA TV DIGITAL

Palestrante: Wagner de Sousa Bastos, Gerente de Engenharia de TV na EBC

Wagner de Sousa Bastos, formado em Engenharia da Computação pelo Centro Universitário de Brasília e Mestrando pela UnB em Engenharia Elétrica. Atualmente é Gerente de Engenharia de TV na EBC – Empresa Brasil de Comunicação. Já atuou como Coordenador de Sinais e Sistemas também na EBC.

.