SET Sudeste: Como evitar interferências e deformações de sinal FM?

Em palestra no SET Sudeste 2017, o engenheiro de projetos da Ideal Antenas, Ramiro Franco, apresentou possíveis problemas encontrados em sistemas de transmissão FM e mostrou como evitar interferências e deformações de sinal.

“As análises de interferência são fundamentais. Além da elaboração do projeto técnico, é preciso se atentar aos equipamentos que serão utilizados. É necessário considerar quais transmissores, cabos, antenas você está utilizando e como será a configuração desse sistema, se haverá combinação de equipamentos e onde será realizada a instalação, além disso se a torre já existe e é compartilhada. Esses fatores precisam ser considerados”, comentou.

A melhor opção para evitar deformações é trabalhar com antenas tubulão na lateral do topo da torre, de acordo como o palestrante. “Mas é preciso saber muito bem como o sistema vai funcionar antes instalar a antenas na torre. Quanto maior a estrutura de torre, maior a deformação. De todo modo, não existe um padrão, por isso, a análise de instalação antes do projeto é fundamental. A deformação precisa considerar a estrutura de sustentação da torre, a forma de fixação da antena, se têm antenas próximas e se têm torres próximas.

No que diz respeito à interferência, Franco lembrou que é preciso considerar as interferências externas e as interferências internas ao sistema. “Pode haver problema de conexão de soldas, cabos danificados, antena mal confeccionada ou envelhecida. Já a interferência externa pode ser causada por parafusos, cercas ou chapas com oxidação, gerando PIN de oxidação. Isso pode não ser problema para a sua frequência, mas pode interferir na frequência de outra rádio. Se o sistema é mal feito, esses riscos se ampliam.”

Monitoramento de modulação

José Mauro Ávila, diretor técnico da Mega Sistema, afirmou que os engenheiros e radiodifusores precisam mudar o conceito quando se pensa em modulação de FM. “A monitoração por software é fundamental. Alguns processadores têm capacidade de modular, mas é preciso cuidado para não ter erros de RDS e causar distorções. É preciso ter eficiência no monitoramento, para não perder capacidade auditiva. Coisas que não conseguimos notar em monitores convencionais, o software capta. O chaveamento também pode estar vazando e, se você não se atentar à monitoração”, ponderou.

SET Sudeste 2017

O SET Sudeste 2017 se realiza nos dias 2 e 3 de outubro, das 10h às 19h, no auditório da Bolsa de Valores, no Rio de Janeiro. O evento é transmitido ao vivo na íntegra.

Para conhecer a programação do SET Sudeste, visite este link.

Assista ao vivo neste link: https://www.youtube.com/user/SETengenhariaTV .

Post Tags: