SET promove Seminário de Tecnologia em junho na cidade de Curitiba

A cidade de Curitiba irá receber a primeira edição do Seminário SET Sul em formato renovado. O evento acontecerá na no Auditório Bege da Universidade Positivo, nos dias 6 e 7 de junho, das 9h às 19h. Para se inscrever, clique aqui.

Os temas para a edição 2017 foram atualizados com base nos acontecimentos tecnológicos em discussão na última edição do NAB Show e nos destaques do Brasil e da Região Sul. “Toda a cadeia de produção e os aspectos regulatórios serão discutidos durante o encontro. É um momento singular para todos os que estão envolvidos em fazer TV e rádio”, pontua o vice-presidente da regional Sul da SET, Caio Klein.

Um dos principais assuntos é o switch-off da Região Sul, que será discutido no primeiro dia de evento e trará um relato sobre o processo, bem como ações que estão sendo tomadas nas cidades que ainda não passaram pelo desligamento.

“O aprendizado é duplo nesses Seminários Regionais. O objetivo é nos atualizarmos sobre a situação do mercado local e levar a estes profissionais o que vimos de mais novo nos eventos internacionais, de maneira que estejamos todos alinhados e olhando para a frente juntos”, resume a presidente da SET, Liliana

 

TV Aberta

A evolução da TV aberta será abordada no segundo dia do SET Sul. “O que podemos esperar com as novas gerações do ATSC, ISDB, DVB-T frente a migração para o 4k?”, questiona o moderador José Frederico Rehme, diretor de Ensino da SET.

Haverá também discussões a respeito da transição da tecnologia SDI para o IP: “chegamos a um ponto de inflexão, no qual podemos acompanhar o declínio desta tecnologia SDI e a ascensão do padrão IP para transporte destes sinais”, pontua em sua apresentação da palestra, o moderador Marlon Massaneiro, da Rede Paranaense de Comunicação.

O painel mostrará as soluções oferecidas pela indústria de broadcast, utilizando a padronização, e onde já foi possível observar os ganhos desta evolução.

Rádio

A preservação do rádio em tempos de migração do AM para o FM, a transformação digital e o que isso altera na criação e transmissão de conteúdo, serão abordados em painel.

Serão apontadas as vertentes de modificação do perfil de recepção a que o veículo está submetido, como o “rádio híbrido” (que nos smartphones fazem o chaveamento automático entre a recepção AR do FM), e o aplicativo via dados (streaming), com diferentes bases de sincronismo em referência, e sua regulamentação.

Transformação Digital

O painel sobre Transformação Digital e o impacto das tecnologias disruptivas irá lançar um olhar sobre os novos hábitos de consumo decorrentes da transformação global. “Diante de uma explosão de conexões e aparelhos mobile, mídias sociais, algoritmos, Big Data, IP, novos players e, no NAB Show 2017,  o destaque para a Inteligência Artificial, as empresas de mídia precisam se preocupar em entregar uma experiência personalizada para usuários em diversas telas, bem como fazer uma revisão em seus modelos de negócios, tanto no que tange a publicidade quanto à produção de seu conteúdo”, explica a moderadora Daniela Souza, diretora de marketing da SET.

O painel irá abordar como as marcas e os anunciantes estão refletindo profundamente sobre como obter resultados mais imediatos entre os modelos online e offline, e o que fazer neste momento de transformação.

Conteúdo

A produção e cobertura jornalística serão discutidas tendo como contexto o público telespectador cada vez mais exigente. Com diferentes opções de plataformas de distribuição e na forma como o conteúdo é oferecido ao mercado, como enfrentar esta crescente concorrência? Que conteúdo produzir? Qual a melhor plataforma para distribuir determinado produto? Como a tecnologia pode ajudar a fazer tudo isso com menos recursos financeiros? Quais as novas ferramentas disponíveis para que os produtores de conteúdo possam maximizar a sua criatividade? O painel, moderado por Caio Klein, irá responder a estas perguntas.

 

Os Seminários Regionais da SET

Em 2017, a SET celebra 20 anos de realização dos seus Seminários Regionais. Para comemorar, os eventos passaram por uma reformulação completa com o objetivo de torná-los mais dinâmicos e interativos.

“Os broadcasters estão em um momento de muitos desafios. Ao mesmo tempo em que precisam investir pesadamente na migração das transmissões analógicas para digital, não podem deixar de se reinventar no desenvolvimento de novos produtos e serviços aos telespectadores. A tecnologia inova em ciclos cada vez mais curtos, e as decisões precisam ser tomadas rapidamente, sob pena de perdermos relevância”, finaliza Caio Klein.

Este ano, a SET realiza também:

SET Sudeste 2017 – 4 e 5 de outubro, no Rio de Janeiro (RJ);

SET Centro-Oeste 2017 – 7 e 8 de novembro, em Brasília (DF);

SET Norte 2017 – 29 e 30 de novembro, em Manaus (AM).