SET Sudeste: Agilidade, credibilidade e conteúdos ao vivo são tendências para jornalismo

Em painel na tarde desta segunda-feira (02/10), no SET Sudeste 2017, a distribuição de vídeos em redes sociais e a repercussão de conteúdos ao vivo no telejornalismo foram apontadas como estratégias para as emissoras trabalharem em um cenário de múltiplas plataformas e de convergência midiática

André Junqueira, editor-chefe da TV Gazeta, afiliada da Globo no Espírito Santo, afirmou que, para emissoras que quase não produzem conteúdo de entretenimento, a prestação de serviços e as notícias ao vivo, aliadas à credibilidade, são elementos eficazes para a atratividade e a manutenção da fidelidade do telespectador.

“A estratégia de utilização das redes sociais, de forma inteligente e responsável, principalmente em tempos de fakenews, consolida ainda mais as emissoras regionais como fonte de informação preferencial da população. Mas, de nada adiantam também esses cuidados editoriais se não tivermos tecnologias que nos possibilitem oferecer conteúdo de qualidade com agilidade”, ponderou.

O diretor sênior de conteúdo do Esporte Interativo, Fábio Cabral, apresentou as estratégias da emissora para trabalhar com as novas mídias e explicou que a empresa investe em conteúdos ao vivo e em tempo real 24 horas por dia, com vinte e dois repórteres no Brasil e sete correspondentes na Europa.

“Nascemos em uma era em que é necessário estar em todos os lugares. Estamos batendo 600 milhões de interações no Facebook em 2017 e, por dia, fazemos cerca de 500 publicações, de maneira segmentada, com branded content (conteúdo patrocinado). Às vezes, temos cinco repórteres no final do dia em cinco clubes diferentes. Na TV, só conseguimos transmitir um ou dois minutos do treino de cada time. No Facebook, conseguimos passar a coletiva inteira do técnico de um time de maneira direcionada para os torcedores”, ressaltou.

A emissora trabalha com 35 câmeras, 13 teradeks e 350 smartphones. “Temos capacidade de entrar ao vivo de treze lugares do país. Em um jogo da Champions League, tivemos problemas com o nosso equipamento ENG e a repórter usou o iPhone pessoal dela, transmitindo via 4G, durante todo o pré-jogo.”

O broadcast precisa se reinventar e não produzir apenas as notícias do dia, disse o executivo no SET Sudeste 2017.

“O público quer novas informações e a repercussão dos assuntos na televisão. As notícias do dia eles acessam rapidamente pelas novas mídias. A CNN, por exemplo, só fala sobre três assuntos por dia em sua programação, focando na repercussão dos assuntos e não mais em dar a notícia fresca, que está ficando para o digital. Isso foi passado em um treinamento oferecido pela Turner, nos Estados Unidos, do qual participei recentemente. Precisamos entender o corportamento das pessoas em cada device para ver o que elas estão buscando”, concluiu Medeiros.

“Essa história de que a televisão vai morrer, de que o rádio vai morrer, a gente ouve faz tempo. A televisão não vai morrer”, destacou Isabele Benito, apresentadora do SBT Rio, jornal local da emissora na capital carioca. “Hoje temos quatro mochilinks  no nosso programa e fazemos cobertura no momento em que as pautas aparecem. Fazemos um telejornal de opinião com mais de uma hora de transmissão mas com, em média, cinco VTs. Em alguns dias, um único assunto pauta todo o telejornal. O que nos dá audiência é a repercussão dos temas, com credibilidade. Não podemos mais ignorar qualquer tipo de informação, mesmo que a imagem não esteja perfeita, não podemos negá-las. As notícias falsas nos trazem cada vez mais importância.”

As redes sociais são importantíssimas na produção do telejornal, segundo ela. “No SBT Rio, temos uma pessoa só para monitorar as redes sociais durante a uma hora e meia do programa. Ele fica no switcher, ligado nos influenciadores das comunidades e buscando vídeos e conteúdos que são produzidos por moradores. Nós aproveitamos esse material para repercutir ao vivo. O nosso desafio hoje é esse: a rapidez, sem perder a credibilidade. Entender o telespectador todos os dias é fundamental, para mim como jornalista, assim como para vocês da engenharia e da tecnologia.”

SET Sudeste 2017

O SET Sudeste 2017 se realiza nos dias 2 e 3 de outubro, das 10h às 19h, no auditório da Bolsa de Valores, no Rio de Janeiro. O evento está sendo transmitido ao vivo na íntegra.

Para conhecer a programação do SET Sudeste, visite este link.

Assista ao vivo neste link: https://www.youtube.com/user/SETengenhariaTV .