Anatel e SET discutem Sistema Mosaico em Fortaleza

Representantes da Agência Nacional de Telecomunicações detalharam o funcionamento de seu novo sistema de outorgas

O segundo dia do SET Nordeste 2017 começou com o “Pré-evento: Sistema Mosaico da Anatel”, um workshop com Martin Jales Hon e Yroá Robledo Ferreira, ambos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e foi moderada por Esdras Miranda, diretor da SET Regional Nordeste.

Implantado em 2016, o Sistema Mosaico automatiza as solicitações de inclusão de canais e os pedidos de licenciamento de estações de radiodifusão da agência. O pré-evento foi moderado por Esdras Miranda, diretor da Regional Nordeste da SET.

Yroá Robledo Ferreira (Anatel)

Yroá Robledo Ferreira, gerente de outorga e licenciamento de estações da Anatel, explicou que o Mosaico é, ao mesmo tempo, uma plataforma de engenharia e uma plataforma administrativa. “Na parte de engenharia, fazemos os cálculos de interferência, coexistência, que são uma parte do processo e precisam ser conduzidos a várias instâncias. Para isso, existe o fluxo administrativo, que agora está automatizado. Este é a maior vantagem que temos com o Mosaico.”

O sistema, segundo Ferreira, representa um ganho de 95% no tempo de resposta da Anatel. “Um processo de outorga que, em média, durava 180 dias, agora é liberado em 10 dias, por exemplo, tudo isso sem mudar um vírgula de regulamentação, só automatizando o processo. E, caso haja alteração na regulamentação, o sistema foi pensado e está preparado para ser atualizado.” Os usuários agora fazem um auto cadastramento e não precisam mais aguardar para se cadastrar fisicamente, o que reduziu as filas, explicou.

Martin Jales Hon, coordenador na área de administração de Plano Básico da Anatel, apresentou o módulo de alteração de Planos Básicos de Radiodifusão do Mosaico e explicou que o próprio engenheiro vai preencher um formulário informando as alterações que vai solicitar no Plano Básico. “É possível também fazer alteração de limitação do canal e conferir coordenadas no mapa. Basta salvar e a solicitação está cadastrada. O engenheiro pode ainda fazer alterações, anexar documentos e, posteriormente, encaminhar o pedido à análise da Anatel”, disse.

“A gente, na Anatel, acredita que o Sistema Mosaico vai trazer grandes benefícios. Internamente, os processos de licenciamento de estações já ficaram mais céleres desde o ano passado, quando iniciamos a utilização do sistema”, ponderou Hon.

 

Veja a grade de programação do SET Nordeste 2017

SET Nordeste 2017

Local: Sebrae Fortaleza (Av. Monsenhor Tabosa, 777, Praia de Iracema)
Data: 17 e 18 de maio
Horários:

  • Pré-eventos: 10h às 12h
  • Seminários: 14h às 21h
  • Coffee-break: 18h15 às 18h45