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SET Centro-Oeste 2017: Audiência cresce após o switch-off

Broadcasters e engenheiros de emissoras do Distrito Federal indicaram aumento de audiência após o desligamento; queda de receitas preocupa, mas compartilhamento de infraestrutura é apontado como possível solução

O painel inaugural do SET Centro-Oeste 2017, realizado na manhã desta terça-feira (07/11) em Brasília, apresentou as experiências de engenheiros da região após o switch-off analógico. Os palestrantes mostraram que houve aumento de audiência desde novembro de 2016, data do switch-over no Distrito Federal.

Os executivos discutiram também a questão da complementação da cobertura do sinal digital de televisão em um momento de queda de receitas e de necessidade de investimentos em infraestrutura. Em sessão moderada pelo diretor da Regional Centro-Oeste da SET, Emerson Weirich,  o compartilhamento de equipamentos de distribuição do sinal foi apontado como possível solução.

Luciano de Melo Silva, gerente de engenharia e TI da Band (DF), lembrou que a audiência da emissora aumentou 24% em domicílios e 32% em audiência individual após o switch-over na região em novembro de 2016. “Isso para a emissora foi muito significativo. O nosso grande desafio agora é manter a agenda de investimentos. Temos queda de receitas e necessidade de aumento de investimento. O grande desafio tem sido esse, manter uma agenda de investimento frente a não ter um aumento de receitas”, pontuou.

Os desafios para o futuro, na opinião de Thomaso Papi, da TV Record (DF), são agregar o legado da tecnologia analógica e saber explorar os recursos do SBTVD, como a interatividade, a aplicação do SFN e a acessibilidade. “A qualidade do sinal e o impacto da cobertura está relacionada à utilização do recurso de SFN. O sincronismo de uma rede como esta, está ligado a essa questão. A possibilidade de utilizar um canal adjacente também foi uma vantagem após a digitalização. Com a tecnologia analógica não conseguíamos fazer audiodescrição. Isso é outra coisa que passamos a conseguir fazer.” O executivo afirmou que a audiência da emissora cresceu entre 23% e 25% após o desligamento.

Luiz Carlos Abrahão, diretor de tecnologia da Globo (DF), também ressaltou que a audiência da emissora aumentou após o desligamento. “Isso foi uma gratíssima surpresa para nós em toda a experiência. As pessoas ficaram maravilhadas com os recursos da TV Digital. Esse contato direto com o público foi uma coisa fantástica. Mas não bastava somente produzir informação para o telespectador. Geramos uma ferramenta de atendimento aos usuários que também foi fundamental para garantir a qualidade de sinal e a audiência. As experiências são a força motriz do nosso trabalho.”

Abrahão propôs ainda o compartilhamento de infraestrutura como uma forma de contornar a dificuldade de investimentos. “É uma oportunidade de multiplicar a oferta de suporte aos telespectadores. Obviamente, sabemos que os tempos, estratégias e movimentos das empresas são diferentes, mas temos aqui a oportunidade de estabelecer um modelo de negócios que fortaleça a todos nós”, ponderou.

Fernando Matos Silva, gerente técnico do SBT no Distrito Federal, lembrou que a emissora começou as suas transmissões digitais em caráter experimental em 2008, ciclo que se completou com o switch-over em novembro do ano passado. “Temos operação em SFN, em Gap Filler e em MFN na região. Saímos de seis sites analógicos e estamos com sete sites digitais”, explicou.

O executivo destacou ainda que, ao longo do processo, perceberam a necessidade de trocar antenas para ter mais eficiência na entrega do sinal. “Foi necessário desenvolver uma metodologia de medição de sinal. “Foi um ciclo complicado, em um momento em que as receitas das emissoras estavam caindo e precisávamos fazer os investimentos. Tivemos que criar um SLA de energia, comprar nobreaks com maior capacidade de operação, links de rádio reserva. Os trabalhos e investimentos em infraestrutura continuam, mas Brasília foi pioneira e, nesse processo, a troca e o compartilhamento de informações entre as emissoras da região ajudaram bastante”, concluiu.

SET Centro-Oeste 2017

O SET Centro-Oeste é um seminário anual, com dois dias de duração, que a SET promove com o objetivo de fomentar a troca de ideias e de conhecimentos sobre as principais tendências tecnológicas na área do audiovisual. É parte integrante de uma série de encontros organizados pela SET há 20 anos, em todas as regiões do Brasil (SET Sul, SET Norte, SET Centro-Oeste, SET Nordeste e SET Sudeste).

Local: Brasília Imperial Hotel – Setor Hoteleiro Sul, Quadra 3, Bloco H, Brasília. Fone: (61) 3425 0000

Datas: 07 e 08 de Novembro

Horário: 9h às 19h

Confira outras informações sobre o evento e a programação completa

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*Por Gabriel Cortez, em Brasília, e Fernando Moura, em São Paul