SET Norte discute switch-off analógico em Manaus

A data prevista pelo Governo para o desligamento na capital amazonense é 30 de maio de 2018

A presidente da SET, Liliana Nakonechnyj, moderou o painel “Switch-off para a TV analógica, switch-over para a TV digital” na manhã desta quarta-feira (29/11) no SET Norte 2017. Participaram da sessão Eduardo Menezes (Globo Recife), Rafael Leal (SET/ Globo) e Eduardo Lopes (Rede Amazônica).

O coordenador do Grupo de Switch-off da SET e especialista em estratégia e regulatório da Globo, Rafael Leal, explicou que o desligamento nas capitais da Região Norte – com exceção de Manaus e Belém, em que o processo está agendado para o dia 30 de maio de 2018 –  será antecipado. A nova data prevista para as demais cidades é 14 de agosto e não mais 30 de novembro. O objetivo do Ministério e do GIRED com a mudança é diluir a data dos 975 desligamentos previstos para 2018.

Em 2016, foram onze cidades desligadas em todos o País. Em 2017, serão 340 municípios. Leal apontou ainda que quase 3.500 municípios já estão com a faixa de 700 MHz liberada para o LTE e destacou que 718 municípios já iniciaram a operação comercial do 4G na faixa dos 700 MHz, incluindo Manaus. “Com o aumento do uso de celulares, podem ocorrer interferências no sinal digital. É importante que estejamos atentos se isso ocorrer”, considerou.

Eduardo Menezes, supervisor executivo da Globo Recife, apresentou as experiências da emissora no switch-over da capital pernambucana. O desligamento na região ocorreu no dia 26 de junho último e foi considerado um sucesso pelos executivos. “Tivemos ganho na audiência após mais de um ano de trabalho pré-switch-off, 90 comunidades e bairros visitados e 1.300 alunos multiplicadores formados. As emissoras devem dividir a sua estratégia em três pilares: conhecer a população para defender a estratégia de comunicação a ser adotada; conhecer a cobertura digital da emissora antes do desligamento; e desenvolver ações para envolver a população”, argumentou.

Eduardo Lopes, diretor de tecnologia da Rede Amazônica, abordou alguns aspectos técnicos para uma perfeita transmissão do sinal digital. Softwares como o Progira, o ATDI, o Atoll e o RadioMobile podem ajudar, de acordo com ele.

SET Norte 2017

A SET realiza nestas quarta (29) e quinta-feira (30/11) o SET Norte 2017, em Manaus. O evento chega a sua décima sétima edição com o foco no switch-over do sinal analógico no Brasil e nas transformações da indústria.

O SET Norte é um seminário sobre as principais tendências tecnológicas na área do audiovisual para a produção e distribuição de conteúdo em ambientes multimídia. É parte integrante de uma série de encontros organizados pela SET há 20 anos, em todas as regiões do Brasil (SET Sul, SET Norte, SET Centro-Oeste, SET Nordeste e SET Sudeste).

Local: Studio 5 Centro de Convenções (Av. Gen. Rodrigo Otávio, 3555 – Distrito Industrial, Manaus)

Horário: 8h30 às 18h

Data: dias 29 e 30 de novembro

Programação e inscrições, clique aqui.

Para acompanhar ao vivo, visite este link.

Fique atento: Confira os horários de início da transmissão ao vivo devido ao fuso horário

***Por Gabriel Cortez, em Manaus, e Fernando Moura, em São Paulo