Diretores
 

Carlos Cauvilla

 

Cézar Rossi

Conselho Fiscal

Cézar Rossi é formado em Administração de Empresas, pós graduado em Propaganda e Marketing pela ESPM, Gestão do Conhecimento pela FGV-SP, Gestão de Projetos e Gestão de Pessoas pela Fundação Dom Cabral e MBA Executivo pelo IBMEC. Atuou por mais de 30 anos nas áreas de Planejamento, Finanças e Gestão na Tecnologia da TV Globo, gerenciando atividades de controle orçamentário dos projetos de implantação da TV Digital na TV Globo. Liderou diversos trabalhos focados na reestruturação e capacitação de equipes, produtividade e gestão de custos, viabilidade financeira em projetos técnicos, legalização e facilites em processos operacionais.

 

Luiz Camargo

Conselho Deliberativo, Titular

 

Adilson Pontes Malta

Conselho de Ex-Presidentes

O engenheiro Adilson Pontes Malta foi fundador e primeiro presidente da SET. Atualmente, é membro do Conselho de ex-Presidentes da entidade.

 

Olimpio José Franco

Conselho de Ex-Presidentes

Olímpio José Franco é Diretor Geral e membro do Conselho de Ex-Presidentes da SET. É engenheiro eletrônico, com extensa carreira na área da radiodifusão televisiva. Em 1969, entrou para a Fundação Padre Anchieta (Rádio e TV Cultura, São Paulo), como estagiário, de onde saiu somente em 1988, quando exercia o cargo de diretor técnico. De 1988 a 2003, foi diretor técnico da TV Jovem Pan. É proprietário da Olympic Engenharia em Sistemas de Áudio e Vídeo desde 1985, atuando em projetos e instalações de áudio e vídeo. É sócio-fundador da SET, tendo exercido o cargo de presidente por quatro períodos, além de ter sido diretor de tecnologia e vice-presidente em vários momentos. É membro vitalício da SMPTE e membro do Módulo Técnico do Fórum SBTVD. Em 2017 recebeu os prêmios “Honorary member” do ITE (Institute of Image Information and Television Engineers – Japan ) e “Radio Achievement Award 2017″  do ARIB (Association of Radio Industries and Businesses)

 

Fernando Bittencourt

Conselho de Ex-Presidentes

Engenheiro eletrônico, é fundador da FB Consultoria e ex-diretor geral de Engenharia da Rede Globo. Faz parte do Conselho Deliberativo do Fórum SBTVD e é membro das entidades internacionais: IEEE, IBC e SMPTE. Em 1994, tornou-se o coordenador do grupo criado pela SET e pela ABERT que estudou e implantou a TV digital no Brasil. Foi conselheiro titular do Conselho de Comunicação Social do Senado Federal. É reconhecido mundialmente como engenheiro de notório saber na área de comunicações.

 

Marcelo Santos Wance de Souza

Suplente

Marcelo Souza é diretor de Tecnologia em Mídias Digitais na TV Globo e lidera diferentes iniciativas em Transformação Digital como OTT, Big Data, Segunda Tela e Experiências Interativas.
Trabalha na empresa há 16 anos em diferentes funções incluindo Projetos em Transmissões de TV Digital, Satélite e Fibra, Operações de canal e pós-produção da área de Negócios Internacionais e Planejamento Estratégico da Tecnologia.
Formado em Engenharia Eletrônica e Computação na Universidade Federal do Rio de Janeiro, tem Mestrado em Processamento de Imagens pela COPPE-RJ e MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC-RJ.

 

Almir Antonio Rosa

Conselho Deliberativo, Suplente

Professor associado do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Processos Audiovisuais; Coordenador Geral do Grupo de Pesquisa LabArteMídia e do Observatório Obted da ECA/Universidade de São Paulo. Doutor em Comunicação e Semiótica. Cineasta/Videoartista/VJ; Artista do Coletivo de Arte Cobaia. Membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET). Membro do Fórum Brasileiro do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (FORUM SBTVD). Autor do livro “Televisão digital terrestre: sistemas, padrões e modelos”, entre outros livros e artigos.

 

Rafael Silveira Leal

Conselho Deliberativo, Suplente

Rafael Leal é formado em Engenharia de Telecomunicações pelo INATEL, pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP e tem MBA em Gerenciamento de Projetos também pela FGV-SP. Ele tem mais de 10 anos de experiência em engenharia de televisão e há 08 anos trabalha na TV Globo. Trabalhou por 6 anos na área de apoio e interface técnica com as emissoras afiliadas e nos últimos anos tem se dedicado às questões regulatórias atuando mais próximo dos processos de desligamento da TV analógica e expansão do sinal digital em todo o país. É vice coordenador do Módulo de Mercado do FBTVD (Fórum Brasileiro de TV Digital), coordenador do Grupo de Trabalho do Switch-off da SET e membro do GT-Rm (Grupo Técnico de Remanejamento) do GIRED.

 
Eduardo bicudo

Eduardo de Oliveira S.Bicudo

Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal, Suplente

Engenheiro, pós-graduado em telecomunicações. Instituto Mackenzie – 1976 a 1997. Professor do 2º grau, professor da escola de engenharia. Coordenador do Centro de Radiodifusão. Assessor da presidência. TV Globo SP -1982 a 1998. Engenheiro, Assessor de PCP, Diretor de Engenharia. EBCom: 1998 – Atual – Sócio Proprietário. Projeto e implantação do laboratório de TV Digital no Mackenzie Coordenação da medição de campo da TV digital nos sistemas ISDB-T (japones) ATSC (americano) e DVB (europeu). Fabricação de antenas de UHF para recepção da TV Digital. Projeto e implantação do Centro de TV da Bolsa de Valores Mercadorias e Futuros.

 

Carla Liberal Pagliari

Conselho Deliberativo, Suplente

Possui doutorado em Electronic Systems Engineering – University of Essex (1999), Inglaterra e atualmente é professora do Instituto Militar de Engenharia. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Processamento de Imagens, atuando principalmente nos seguintes temas: codificação de vídeo estéreo, sistemas estéreo, muiti-view synthesis, video streaming e TV digital.
Participou da definição do Sistema Brasileiro de Televisão Digital na parte da recomendação de adoção do codec de vídeo H.264/AVC. É integrante da Diretoria de Ensino da Sociedade de Engenharia de Televisão-SET. Tem projetos nas áreas de fusão de imagens na região do infra-vermelho, vídeo sobre IP para aplicações em segurança pública, TV digital e contribui com grupo do JPEG Pleno.

 

Esdras Miranda de Araujo

Conselho Deliberativo, Suplente

Graduado em Engenharia Elétrica (Eletrônica), Pós-Graduado em Gestão da Manutenção pela Universidade Politécnica de Pernambuco (UPE); Pós em Gestão de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Iniciou as atividades em Rádio Difusão em 1994 na FM e TV Tribuna (afiliada BAND de Pernambuco). Em 1999 participou do nascimento e implantação da TV Guararapes (afiliada BAND de Pernambuco). Em 2003 assumiu a Gerência Técnica e Operacional das Rádios Clube de Pernambuco AM / FM. Atualmente exerce a função de Diretor de Tecnologia e Operações do Sistema Jangadeiro de Comunicação com duas Geradoras de TV afiliadas ao SBT e BAND (localizadas no Ceará) e do Sistema Jangadeiro de Rádio composto por 8 emissoras de FM.

 

Marco Túlio Nascimento

Conselho Deliberativo, Suplente

Marco Túlio é engenheiro de Telecomunicações formado em 1983 pela Universidade Federal Fluminense. Com carreira desenvolvida na área de radiodifusão, trabalhou no Sistema Globo de Rádio onde ocupou a função de Gerente Geral de Tecnologia e foi responsável pelas áreas de Engenharia, TI e Operações. Atualmente, é diretor da ZYDigital, empresa que fundou em 2015 voltada para consultoria de tecnologia como suporte a negócios e desenvolvimento de soluções em engenharia de mídia. É vice-diretor de Segmento de Mercado Rádio da SET.

 

José Chaves Felippe de Oliveira

Conselho Deliberativo, Suplente

Graduado em engenharia elétrica com enfoque em eletrônica e telecomunicações na UGF RJ, Pós graduado em Transmissão via Satélite e Processamento de sinais pela UNB DF e MBA em Gestão de Projetos pela FGV. Atua no mercado de Broadcast há 35 anos com passagem pela Rede Globo, TV Cultura, TV Record e Radio e Televisão Bandeirantes. Sólida experiência em atualização tecnológica de sistemas de produção e transmissão Broadcast. Atuação em eventos internacionais e nacionais para cobertura de esportes, jornalismo e entretenimento. Membro do conselho da SET e do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital nos períodos de 2016 a 2019.

 

Paulo Henrique Corona Viveiros de Castro

Conselho Deliberativo, Suplente

Engenheiro pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 1996 (PUC-Rio). Trabalhando com a Globo desde 1996, onde começou um programa de estágio.
Responsável pela padronização da Digitial TV no Brasil. – Coordenador do Grupo de Trabalho de Codificação de Áudio e Vídeo do Fórum SBTVD. -Chairman do ABNTCommitee para TV Digital (Associação Brasileira de Normas Técnicas, Ramo ISO do Brasil). – Ponto de contato para o Subgrupo A – Especificações, no Grupo de Trabalho Conjunto Brasil-Japão para a iniciativa de Televisão Digital – Membro da SET (Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão) desde 1996. Também membro de muitas sociedades do IEEE (CommSoc, BTS, MTT , CE) e SMPTE

 

Valderez de Almeida Donzelli

Conselho Deliberativo, Suplente

Graduada pela FEI em engenheira eletrônica, eletrotécnica e  produção. Mestre em engenharia elétrica com defesa da dissertação “Polarização Elíptica: Influência no desempenho de cobertura da TV Digital” e doutoranda com a pesquisa  “TV Digital: Disponibilidade de Sinal”, ambos pela  Universidade Mackenzie . Possui, especialização em TI pela FESP , gestão da TIC  pela FGV e Sistema de TV Digital Avançado pelo INATEL.
Diretora Técnica da  ADTHEC (www.adthec.com.br), empresa de  consultoria,  planejamento, projetos, pesquisa e análise de riscos e soluções para estações de  rádio, televisão e telecomunicações do setor público e privado, com ênfase em projeto e implantação de sistemas de transmissão digital e FM.
Liderou estudos , testes e medidas dos sistemas para a implantação da TV Digital no Brasil  e do grupo de revisão de regulamento de serviços de radiodifusão de sons e imagens

 

Vinicius Augusto da Silva Vasconcellos

Conselho Deliberativo, Suplente

Vinicius é consultor sênior na IBM, tendo como foco a aplicação de novas tecnologias como Inteligência Artificial, Blockchain, Cloud, Big Data e Analytics na indústria de Telecom, Mídia e Entretenimento. Com sólida experiência em telecom e broadcast, atuou como especialista e executivo na Claro e no Grupo RBS. É formado em Engenharia Elétrica com Especialização em Administração pela UFRGS e possui MBA em Gestão Executiva pela Fundação Dom Cabral.

 

José Salustiano Fagundes de Souza

Conselho Deliberativo, Suplente

Empreendedor na área de inovação tecnológica, sócio-fundador da HIRIX Engenharia de Software e da HXD Smart Solutions, empresa que desde 2007 vem “pensando e fazendo a nova televisão no Brasil”. Foi membro do Conselho do Fórum SBTVD-T, tendo participado dos trabalhos para a adoção do componente de interatividade na TV digital. Participa do Comitê de Tecnologia da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET), é pesquisador convidado do CITI (Centro Integrado de Tecnologias Interativas) e do LabArteMidia-Laboratório de Arte, Mídia e Tecnologias Digitais, ambos da Universidade de São Paulo (USP); e Embaixador da Campus Party, organização que reúne uma comunidade mundial de desenvolvedores e makers com a missão de “construir um novo código-fonte para o mundo”.

 

José Carlos Aronchi de Souza

Conselho Deliberativo, Suplente

Jornalista e Radialista. Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Consultor de tecnologia e inovação na economia criativa nos segmentos de negócios da mídia – audiovisual, games e editoração impressa e digital. Gestor do grupo de trabalho de Mídia no Centro Nacional de Referência em Empreendedorismo, Tecnologia e Economia Criativa Sebrae.

 

Ivan Miranda

Conselho Deliberativo, Suplente

Formou-se em Engenharia Elétrica, com ênfase em Telecomunicações. Pós Graduado em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas – FGV e Program for Management Development pela University of Navarra. Responsável pela implantação da transmissão de TV Digital na 8 emissoras de televisão da RPCTV no estado do Paraná, migração do jornalismo RPCTV para o formato HD, implantação da unidade de produção HD View (caminhão para cobertura de eventos) e implantação da OTV (canal para TV Paga).

 

Cristiano Akamine

Conselho Deliberativo, Titular

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1999), mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2004/2011). É pesquisador do Laboratório de TV digital da Universidade Presbiteriana Mackenzie desde 1998, realizou estágio no NHK Science and Technology Research Laboratories (STRL) e foi professor Especialista Visitante na Faculdade de Tecnologia da Unicamp. Atualmente é professor no curso de Engenharia Elétrica e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Computação (PPGEEC) da Universidade Presbiteriana Mackenzie e coordenador do Laboratório de TV digital da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É Bolsista de Produtividade e Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – Nível 2. É membro do conselho deliberativo do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD). Possui várias patentes e diversos artigos publicados e tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em TV digital, comunicação digital, codificação de canal, sistemas embarcados, lógica reconfigurável e rádio definido por software.

 

Marcio Rogério Herman

Conselho Deliberativo, Titular

Marcio Herman é Engenheiro Elétrico formado com Pós Graduação em Conhecimento, Tecnologia e Inovação, ambos pela Universidade de São Paulo, atualmente trabalhando como Gerente Sênior de Relações Governamentais da Samsung, Vice Presidente da Linha Marrom da ELETROS, Conselheiro em diferentes associações como  ELETROS, ABREE, GREEN ELETRON e do Fórum SBTVD, mais de trinta anos de experiência atuando no Brasil e na América Latina em projetos de TI, Redes de Telecomunicações e  Produção Local de bens de consumo eletroeletrônicos.

 

José Raimundo Lima da Cunha

Conselho Deliberativo, Titular

Por várias décadas de atividades na televisão aberta brasileira, teve passagens pelos Diários Associados, TV Manchete, TV Globo (GINY), TV Band, SBT, TV Cultura/SP e Esporte Interativo.
Ao longo desse período, ocupou diversos cargos nas redes onde trabalhou, nos departamentos de Jornalismo, Esportes, Dramaturgia e Entretenimento. Passou também por diversas instituições de ensino como a Universidade de Brasília, PUC/SP e Universidade Federal Fluminense, entre outras. Atualmente, é Diretor Editorial da Revista da SET e Diretor de Tecnologia e Operações do SBT.

 
Eduardo Cappia _1_

José Eduardo Marti Cappia

Conselho Deliberativo, Titular

Engenheiro Eletricista desde 1979. Diretor da Empresa EMC – SOLUÇÃO EM TELECOMUNICAÇÕES deste 1991. EMC Fez testes do Rádio Digital na UFMG – Belo Horizonte e Responsável Técnico por testes de HD Radio em Cordeirópolis – SP e DRM em Belo Horizonte. Avaliação e defesa de tese junto ao IBiquity nos EUA, sobre convivência de emissoras em Digitais em primeiros canais adjacentes FM. Implantação em 2014 da estação de testes, em eFM – 84,7 MHz – Jovem Pan – São Paulo. Na AESP – líder do Comitê Técnico desde 2011. Atuação na Diretoria de Rádio SET – desde 2011.

 

Sergio Eduardo di Santoro Bruzetti

Conselho Deliberativo, Titular

Sérgio Santoro é graduado em Engenharia Elétrica e pós-graduado em Administração Contábil e Financeira e também em Engenharia de Software. Atua no mercado de radiodifusão desde 1977, com passagens por vários cargos nas áreas de engenharia da TV Gazeta (São Paulo), SBT e CNT. Atualmente na RecordTV, coordenou a implantação dos sistemas de transmissão digitais terrestres de suas principais emissoras e atualmente coordena a transmissão de eventos esportivos internacionais, como as Olimpíadas de Londres 2012, os Jogos de Inverno de Sochi 2014, os Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015, as Olímpiadas do Rio 2016 e os Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019. É membro do Módulo de Mercado do Fórum Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD) e Conselheiro da Sociedade de Engenharia de Televisão (SET), além de Coordenador do Grupo de Trabalho TV 3.0 da mesma instituição.

 

José Antonio de Souza Garcia

Conselho Deliberativo, Titular

Técnico em Eletrônica pela ETE em Sta. Rita do Sapucaí em 1975 e Engenheiro em Telecomunicações pela Universidade São Judas em 1982. Tem trabalhado em empresas de televisão desde 1975. Membro da SET – Diretoria de Tecnologia, do Fórum SBTVD – Módulo Técnico, do Projeto UHD Brasil – Grupo de Distribuição e do Grupo de Estudos IP da SET – Coordenador.

 

Roberto Dias Lima Franco

Conselho Deliberativo, Titular

Graduado em engenharia elétrica com enfoque em eletrônica e telecomunicações pela Universidade Federal da Bahia e Pós em Marketing e Gestão de Empresas pelas FGV e ESPM. No decorrer de sua carreira, foi responsável pelo projeto e implantação de diversas empresas de rádio e televisão no Brasil. Foi Presidente da SET – Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão no período de 2002 até 2008 e Presidente do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital nos períodos de 2005 a 2008 e de 2015 a 2017, após este período ingressou como membro do Conselho de ambas Entidades. Em 2009 Fez parte do Conselho Consultivo da ANATEL, em Agosto de 2012, tomou posse no Conselho de Comunicação Social até 2017 e atualmente é Head de Assuntos Institucionais e Regulatórios do SBT.

 

Raymundo Costa Pinto Barros

Conselho Deliberativo, Titular

Raymundo Barros é Engenheiro Eletrônico formado pela Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco. Possui MBA pelo IBMEC/SP e Pós-graduação em redes e sistemas de telecomunicações pelo Inatel. Iniciou sua carreira na empresa como estagiário, na Globo Nordeste. Foi Gerente de Engenharia na TV Globo Juiz de Fora (atualmente TV Panorama afiliada da TV Globo em Juiz de Fora), Diretor de Engenharia da Globo Nordeste e Diretor de Engenharia da Globo São Paulo, onde participou do projeto de implementação da nova emissora na Berrini e da implantação da TV Digital em São Paulo. Em 2011, migrou para a Direção de Engenharia para o Entretenimento, onde liderou projetos de engenharia para as novelas, seriados e programas de variedades. Em 2014, Raymundo Barros assumiu a Direção de Tecnologia da Globo.

 

Luis Alberto Menoni Popienia

Conselho Deliberativo, Titular

Executivo de negócios com ampla experiência em empresas de destaque como [X], Google, Microsoft, Rio Tinto Alcan e AT & T, construindo uma sólida carreira internacional em vendas, marketing e parcerias. Um empreendedor de sucesso também, com 8 anos liderando o rápido crescimento de uma empresa brasileira de tecnologia, a Auteq.

 

Daniela Helena Machado e Souza

Conselho Deliberativo, Titular

Fundadora da AD Digital, entrou no mercado de Mídia e Entretenimento em 1994. É palestrante convidada nos principais eventos relacionados com a criação, gerenciamento e distribuição de conteúdo, para compartilhar sua visão sobre mercado e tendências de futuro para a indústria. Há mais de 10 anos compõe a mesa diretora da SET e é responsável por alguns dos novos conceitos presentes no Brasil.

 

Mauro Alves Garcia

Conselho Deliberativo, Titular

Trinta e nove anos de experiência na área de comunicação, destacadamente em televisão. Atuação profissional atual como Presidente Executivo da Brasil Audiovisual Independente (BRAVI) – que representa as Produtoras Brasileiras Independentes de Televisão. Atuou como Diretor de Programação da TV Cultura de São Paulo e Diretor de Projetos Especiais; Criador, implantador e Diretor de Conteúdo da TV RáTimBum, primeiro canal infantil brasileiro da TV por assinatura. Atuação como Diretor-Presidente da TVE Brasil e das Rádios MEC AM e FM. Foi também Presidente da Associação Brasileira das Emissoras Públicas Educativas e Culturais em 1999 a 2000.

 

Claudio Alberto Borgo

Titular

 

Cláudio Younis

Vice Presidente

Formado em engenharia elétrica (mod. eletrônica) pelo Instituto Mauá de Tecnologia, pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e pós-graduado em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Possui diversos cursos de especialização em telecomunicações, radiodifusão e sistemas audiovisuais nos EUA.
Iniciou sua vida profissional no departamento técnico da Fundação Padre Anchieta (Rádio e TV Cultura) e posteriormente em diversas funções técnicas e comerciais na Eletro Equip até assumir sua direção executiva. ( hoje AboutAV)
Atua ativamente na diretoria da SET – Sociedade de Engenharia de Televisão desde 1994, atualmente ocupando a Vice-presidencia , tendo participado dos grupos de estudo sobre transmissão de rádio e televisão digital, assuntos sobre os quais possui diversos artigos publicados. Palestrante convidado em diversos Congressos promovidos pelas associações de rádio e televisão, como: ABERT, AGERT, ACAERT, AERP, ACERT, AMIRT, etc.
Atua há mais de 20 anos no projeto e comercialização de sistemas para emissoras de rádio e televisão em todo Brasil.

 

Carlos Fini

Presidente

Carlos Fini é Presidente da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET), para o biênio 2019-2020, Diretor de Tecnologia do Grupo RBS, um dos maiores grupos de mídia do Brasil, onde faz a gestão das operações de TV e Rádio e Diretor da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT), atuando no comitê técnico. É engenheiro eletrônico, com especialização em Gestão Empresarial e pós-graduação em Telecomunicações e Redes. Atuou na TV Globo de 1979 a 2012, assumindo o cargo de Gerente de Engenharia em São Paulo em 1994. Entre seus trabalhos estão a implantação das emissoras de São Jose dos Campos em 1988 (TV Vanguarda), de São Paulo em 1999 (TV Globo SP) e do sistema de transmissão digital na mesma cidade em 2007. É membro da SET desde 1988 e participante do Módulo Técnico do Fórum Brasileiro de TV Digital (Fórum SBTVD), no qual foi coordenador das normas de multiplexação e de middleware de 2006 a 2012.

 

Daniela Souza

2017-2018, Diretor de Marketing

Daniela Souza é fundadora da empresa AD Digital, onde atua como Diretora Executiva. Entrou no mercado de Mídia e Entretenimento em 1994. É palestrante convidada nos principais eventos relacionados com a criação, o gerenciamento e a distribuição de conteúdo, nos quais compartilha sua visão sobre mercado e tendências de futuro para a indústria. Há mais de 10 anos compõe a mesa diretora da SET e é responsável por alguns dos novos conceitos e soluções que consolidaram-se no Brasil.

 

Liliana Nakonechnyj

Conselho de Ex-Presidentes

Liliana Nakonechnyj foi presidente da SET (Biênios 2017-2018 e 2008 – 2010). Engenheira de telecomunicações, dedicou grande parte de sua vida profissional à implantação de sistemas de distribuição de sinais de televisão em estações de transmissão terrestre, sistemas de contribuição e distribuição por rádio, satélite e fibra ótica. Também foi, por muitos anos, responsável pelo apoio de engenharia às emissoras afiliadas da Rede Globo. Liderou estudos e testes para a introdução da televisão digital no Brasil entre 1994 e 2006 e, posteriormente, demonstrações e testes de UHDTV. Representa a SET no IBC Council.