95% dos brasileiros ainda consomem vídeo a partir dos meios tradicionais, indica pesquisa do Kantar Ibope Media

O diretor da Kantar Ibope Media Arthur Neto, em palestra na manhã desta quarta-feira, no SET Centro-Oeste 2017 que se realiza em Brasília, afirmou  que 95% das pessoas consomem vídeo a partir dos meios tradicionais no Brasil, enquanto 72% consomem vídeo online.

Os dados são do primeiro semestre de 2017 e consideram 21.300 entrevistas. O tempo médio de consumo de mídia das pessoas é de oito horas e trinta e sete minutos por dia no país, de acordo com o executivo.

“Vivemos em um país de dimensões continentais e não podemos nos enganar quando pensamos apenas na nossa realidade. Henry Jenkins, em Cultura da Convergência, já afirmava que os meios tradicionais não vão morrer, o que vai mudar é a relação que estabelecemos com eles”, comentou.

A pesquisa indicou ainda que os brasileiros passam, em média, seis horas e vinte e cinco minutos por dia assistindo TV – 99,93% em aparelhos de TV convencional, 2% em smartphones, 0,59% em Pen TV Digital e 0,33% em tablets. Os dados mostram também que 93% havia consumido TV Broadcast (TV aberta) nos últimos sete dias. A proliferação de telas, contudo, é uma realidade. Em 2012, apenas 1% dos brasileiros possuía 4 telas, 13% possuía 3 telas e 66%, 2 telas. Em 2017, os números são 8% (4 telas), 48% (3 telas) e 61% (2 telas).

“O engajamento é medido a partir da relação entre o tempo do dia e o tempo que a pessoa consome, curte, comenta, compartilha, convence. Mas o engajamento é complexo e multidimensional. O futuro das medições precisa ser híbrido, uma vez que o consumo se estendeu”, concluiu.

SET Centro-Oeste 2017

O SET Centro-Oeste é um seminário anual – com dois dias de duração – promovido pela SET com o objetivo de fomentar a troca de ideias e de conhecimentos sobre as principais tendências tecnológicas na área do audiovisual. O evento integra uma série de encontros organizados pela SET há 20 anos em todas as regiões do Brasil (SET Sul, SET Norte, SET Centro-Oeste, SET Nordeste e SET Sudeste).

Local: Brasília Imperial Hotel – Setor Hoteleiro Sul, Quadra 3, Bloco H, Brasília. Fone: (61) 3425 0000

Datas: 07 e 08 de Novembro

Horário: 9h às 19h

Confira outras informações sobre o evento e a programação completa

Leia também: SET Centro-Oeste 2017: Audiência cresce após o switch-off

Leia também: Fake news preocupam broadcasters

*Por Gabriel Cortez, em Brasília, e Fernando Moura, em São Paulo