Sony lança em São Paulo a HXR-NX5R e um workflow remoto que permite criar um ambiente de produção de baixo custo

Luiz Padilha (Sony) e Baku Morikoni (Memmon), mostrando a nova associação da Sony

As grandes empresas da área de tecnologia sempre geram expectativa e demanda por novos produtos com qualidade cada vez maior. Ao participarem de feiras, fica quase como obrigação apresentar novos equipamentos. No SET EXPO isso não foi diferente.
Logo após a abertura oficial do evento, a Sony fez uma coletiva para anunciar “inovações ao mercado Audiovisual” e novamente mostrou que os mercados brasileiro e latino-americano são de suma importância para a marca nipônica.
A grande novidade da empresa foi o lançamento mundial da câmera NXR-NX5R. Esta câmera é HD e “o motivo de continuar lançando produtos que gravam e transmitem em HD é o fato de ainda existir muita procura e produção e conteúdos em HD” afirmou, o gerente geral da Sony Brasil, Luis Fabichak.

A NXR-NX5R tem novas funções de rede avançadas, como FTP e transmissão ao vivo, com Wi-Fi integrado

A NXR-NX5R, uma câmera da linha NXCAM, chega ao mercado com 3 sensores CMOS importados da NXR -NX5. Oferece melhor qualidade de imagem, um terminal 3G-SDI que suporta saída Full HD 60p. Tem também luz de LED integrada que é ajustável para não haver necessidade de carregar equipamentos de iluminação externos. O processador de sinal digital é DSP, houve redução acentuada de ruído e máxima reprodução para que as imagens sejam mais reais possível nos detalhes e na textura. A NXR-NX5R tem uma função direta ao menu e um controle pra resposta imediata para facilitar seu uso.
Aos 3 sensores CMOS se soma a função Clear Image Zoom que permite duplicar o zoom óptico sem que a imagem perca sua qualidade. As gravações têm multiformatos para se adequarem a uma diversidade de ambientes e aplicações, como eventos ao vivo, casamentos e produções empresariais.
A NXR-NX5R tem novas funções de rede avançadas, como FTP e transmissão ao vivo, com Wi-Fi integrado, além disso, gravações de backup simultâneo por meio de dois slots para cartões SD. O profissional que utilizará a câmera, que chegará ao mercado em outubro de 2016, poderá escolher entre a gravação no formato XAVCS a 50 Mpbs ou AVCHD/DV.

Fabichak disse que a Sony “não está só trazendo produtos de alta qualidade de imagem, mas sim trazendo soluções para que essa qualidade de imagem possa ser imersa no fluxo de trabalho de qualquer nível de cliente”.
O executivo, também destaca que a Sony é a única empresa que vai “dá lente até a sala de estar”, ou seja, é a única capaz de distribuir todos os equipamentos necessários para realizar as etapas da transmissão.
O gerente geral da Sony encerrou a sua conversa com a Revista da SET mostrando a Wireless Solution desenvolvida pela empresa. Dessa forma, torna-se mais fácil transmitir live streaming diretamente para a emissora ou enviar arquivos para serem editados na estação de trabalho da emissora. Tudo isso é possível graças à tecnologia QoS que praticamente elimina a latência na distribuição dos conteúdos.
Luiz Padilha, VP da Sony na América-latina, destaca que a empresa é a única capaz de transmitir em 4K HDR. A demonstração desta tecnologia, segundo o executivo, será realizada em Amsterdã, na Holanda no próximo IBC que se realizará em setembro de 2016. Ele garante que o 4K HDR dá “sensação de imersão total”.
“As câmeras F5 e F55 são as que permitem 4K HDR, e elas estão sendo vendidas para grandes países da região”, o executivo mostrou-se animado com esses equipamentos na América Latina, pois “o crescimento da demanda é natural e existe muita procura de conteúdo latino para o exterior.”