Lançamentos mundiais ratificam a importância do SET EXPO

SET Expo – Parte I

Os três dias do maior evento de broadcasting e novas mídias da América Latina trouxeram, ao Expo Center Norte, em São Paulo, o que há de melhor na indústria de radiodifusão mundia e demonstraram, mais uma  vez, que os mercados brasileiro e latino-americano são essenciais para o desenvolvimento do setor.

por Fernando Moura, Isaac Toledo e Gabriel Cortez | © Foto: Foto Andrés 

Kuoki Morinaga (diretor da emissora pública japonesa NHK - Nippon Hōsō Kyōkai); Gilberto Kassab (ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações do Brasil); Olímpio José Franco (Presidente da SET); Jiro Akama (ministro das Comunicações do Japão); e Roberto Franco (Fórum SBTVD) abriram formalmente a 28 Edição do SET EXPO

Kuoki Morinaga (diretor da emissora pública japonesa NHK – Nippon Hōsō Kyōkai); Gilberto Kassab (ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações do Brasil); Olímpio José Franco (Presidente da SET); Jiro Akama (ministro das Comunicações do Japão); e Roberto Franco (Fórum SBTVD) abriram formalmente a 28 Edição do SET EXPO

 

SET EXPO 2016

© Foto: Foto Andrés

Nesta edição da Revista da SET, mostramos as novidades apresentadas pela indústria na maior Feira de Broadcast & Novas Mídias da América Latina, o SET EXPO 2016, evento que reuniu mais de 400 empresas brasileiras e internacionais no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte, em São Paulo, entre 30 de agosto e 1 de setembro de 2016. Broadcasters entrevistados por nossa equipe de reportagem destacaram a qualidade dos contatos realizados na Feira.
Assim, com corredores muito movimentados, durante três dias intensos, a Feira de Produtos e Serviços do SET EXPO encerrou a edição de 2016 com a participação de mais de 14.900 visitantes do Brasil e do exterior. Os 150 expositores mostraram as últimas novidades do setor. “A expectativa de negócios relatada pelos expositores supera os 40 milhões de dólares, volume similar ao ano passado, apesar de uma retração de 10% na área líquida da feira”, explica Claudio Younis, diretor de Marketing da SET.
“Este ano, tivemos uma diminuição no número de expositores ocupando espaços menores, que são mais afetados pelo cenário econômico recessivo. Contudo, a participação expressiva de grandes expositores nos permitiu manter uma grande diversidade de marcas presentes na feira”, afirmou.
O saldo do evento é positivo, na visão de Younis, não só para a entidade, mas também para os expositores, os quais apontaram um aumento no número de executivos com poder de decisão na feira. Outro aspecto notado foi o aumento da presença de representantes dos países da América Latina. “O SET EXPO é referência internacional para as empresas que oferecem tecnologia e serviços para os mercados de broadcast e produção do Brasil, e cresce anualmente como polo latino-americano”, complementa Younis.
Os valores apontam também que, apesar da crise, o setor de produção audiovisual multimídia e radiodifusão continua mantendo a sua força no Brasil, impulsionado por mudanças como o desligamento do sinal analógico de TV e a migração das rádios do sinal AM para o FM. “A disseminação de equipamentos e serviços em Ultra Alta Definição (UHDTV), tanto para produção como para transmissão de imagens e sons, presentes em boa parte dos estandes do SET EXPO, é outro fator importante para o sucesso da feira deste ano. Avaliamos com otimismo o cenário para 2017.
Com a expectativa de retomada do crescimento econômico e com as novidades que estamos planejando, teremos um SET EXPO ainda maior”, finaliza. No próximo ano, o evento ocupará o Pavilhão Vermelho e o Centro de Convenções do Expo Center Norte, em São Paulo, entre os dias 21 e 24 de agosto de 2017. Nos estandes da Feira, os principais fabricantes do mercado nacional e internacional exibiram os seus produtos para um público que representa as maiores empresas da área audiovisual e da radiodifusão. A seguir, e na próxima edição da Revista da SET (nº 164), apresentamos algumas novidades que puderam ser encontradas no Expo Center Norte. Os principais anúncios e os principais lançamentos do setor estiveram no SET EXPO 2016!

Presença dos ministros Gilberto Kassab (ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações do Brasil) e Jiro Akama (ministro das Comunicações do Japão) estreitaram relações entre o Brasil e o Japão no dia que se celebrou o 10° aniversário da adoção do padrão ISDB-T de TV Digital no Brasil