Editorial

SET EXPO 2016, grandes desafios!

Revista da SET - n.163A SET vive um bom momento na sua história. Estamos com bastante atividade e atuantes no nosso setor e temos cumprido nossa missão como uma sociedade de engenharia e de temas técnicos, operacionais e de negócios que é difundir conhecimento e elevar o nível tecnológico do setor. Os últimos anos foram anos de transformações. Celebramos no SET EXPO 2016, 10 anos de TV Digital no Brasil, onde a SET exerceu papel importante nas discussões, promovendo seminários, congressos e testes. Reconhecemos nosso papel na ajuda, recomendação e adoção do nosso padrão de TV Digital. Ampliamos a representação da SET no território nacional, criando a filial em São Paulo e consolidando representações em 5 regiões brasileiras.
Evidentemente, tudo isso foi possível com o incondicional empenho dos colegas presidentes e diretores da SET que me antecederam, dos sócios, das entidades parceiras e dos nossos fidelizados patrocinadores.
Transcorridos estes 10 anos, o momento da Televisão Digital ainda é de transição. Estamos acompanhando todos os passos, agora com o inicio dos desligamentos das transmissões analógicas de TV, colaborando com as nossos conteúdos técnicos ao setor e atualizando as discussões sobre normas e regulações, através de nossos seminários e congressos. Nosso desejo é que o sinal de melhoria do momento politico, econômico se consolide e que a normalidade e a regularidade e crescimento se restabeleçam. É evidente que temos que olhar também para o futuro. Isso já é um exercício permanente nas ações planejadas pela SET. As mídias convergentes nos impõe permanente sintonia com a modernidade tecnológica. Intensificamos relacionamentos com diversas instituições que atuam nesse mercado convergente.
Estamos buscando maior aproximação com a comunidade acadêmica visando maior conhecimento da ciência para a nossa sociedade. Projetos ousados com a comunidade das StartUps também sinalizam nossa preocupação com o amanhã. Ainda com os olhares no futuro, anunciamos criação de um Fórum de TV Avançada em UHDTV, com as importantes participações e presenças das associações como ABTA, ABERT, Abinee, Eletros, Abratel, Fórum SBTVD, fabricantes do setor, representantes de redes de emissoras, universidades e muitos profissionais.
Para as transmissões terrestres da TV Aberta é fundamental possuir canais disponíveis para as futuras transmissões em UHDTV. Exige-se planejamento prévio dos canais, evitando-se assim o saturamento do espectro e inviabilizar as transmissões futuras. Contamos evidentemente com o apoio do governo.
O congresso da SET vem se superando ano a ano. A exemplo dos anos anteriores, preocupamos em promover avanços no formato e conteúdo com uma variedade de temas que cobrem a maioria das áreas do nosso setor. O empenho e a incansável dedicação empreendida pela Diretoria de Tecnologia contagiaram seus imediatos colaboradores e consequentemente resultou na excelência do desenvolvimento dos trabalhos. A feira de tecnologia e serviços também foi um sucesso. Embora enfrentando as dificuldades da crise, foi tão importante e grandiosa quanto à do ano passado. Quero agradecer aqui a todos os expositores, que ao longo de todos estes anos nos tem prestigiado, associando sua marca institucional aos eventos com a marca e credibilidade da SET.
Finalmente dizer que está expirando o honroso período do meu mandato como presidente. Foi um dos períodos mais importantes da minha vida, quer pelo privilégio de estar à frente da sociedade, como pelas vitoriosas decisões que contribuíram para a visibilidade e notoriedade da SET em âmbito nacional e internacional.
A todos, indistintamente a todos, os meus sinceros agradecimentos provenientes do meu coração. Aos membros da Diretoria da SET, aos sócios, aos incansáveis colaboradores do nosso staff, aos profissionais e empresas que nos auxiliam em nossos empreendimentos, as instituições parceiras e a todos os nossos habituais e fieis patrocinadores e expositores.

Boa leitura!

Olímpio José Franco*
* (Extrato do discurso proferido por mim na abertura do SET Expo 2016, acontecido no dia 30 de agosto de 2016)