TV Paga ganha relevância na Classe C
ABTA 2016
por Fernando Moura, em São Paulo
Um dos dados mais relevantes da pesquisa apresentada na 24ª edição da Feira e Congresso ABTA é o crescimento da importância da TV por assinatura para a classe C, o maior grupo da sociedade brasileira.
A pesquisa realizada pela empresa Plano CDE indica que a maioria dos integrantes da Classe C passam seu tempo livre dentro de casa assistindo TV e que esta é a principal forma de lazer para 78% desta população, sendo que 74% citam especificamente a TV por assinatura como uma das formas preferidas de entretenimento.
A pesquisa ouviu 500 assinantes nas cinco regiões do Brasil, pertencentes às classes B2 e C (com renda familiar entre R$ 1,4 mil e R$ 4,4 mil), entre 18 e 69 anos, que representam a maioria da população. Ainda foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa etnográfica com 16 famílias assinantes de TV por Assinatura das cidades de São Paulo, Santa Bárbara d’Oeste, Recife e Guaranhuns, assumindo que todas são impactadas pela programação da TV paga.
Da análise dos resultados infere-se que assistir a programas em canais pagos também é um dos momentos de reunião da família, já que 72% dos entrevistados afirmam que este é um momento de reunião, ficando atrás apenas das refeições no lar (79%).
Os entrevistados afirmaram também que, em 91% dos casos, a TV por Assinatura é atrativa porque tem mais opções de programação; porque com a TV por Assinatura “conheci culturas de países diferentes sem sair de casa” (84%); e “com a TV por Assinatura sinto que sou/ minha família é mais informado/a sobre notícias de Brasil e do mundo” (70%).
Nesse âmbito, a pesquisa inquiriu as pessoas perguntando de que maneira a TV paga influencia na sua vida. Para 79%, este veículo oferece opções culturais para sua família; para 52%, os canais pagos ajudam na educação; 47% disseram ter adquirido hábitos mais saudáveis acompanhando programas da TV paga, enquanto 64% dizem ter aprendido a elaborar novas opções alimentares.