Painel Acadêmico Científico – Edição da Manhã

Painel Acadêmico Científico – Edição da Manhã

Este painel apresentará um conjunto de trabalhos científicos  que foram submetidos ao Call for Papers  promovido anualmente pela SET. Os trabalhos selecionados serão publicados no SET International Journal of Broadcast Engineering (SET IJBE)  um periódico científico internacional cujo objetivo é a difusão de conhecimento sobre engenharia de comunicações, especialmente das áreas de broadcast e novas mídias. O SET IJBE busca pesquisas atuais que componham o estado da arte dessas tecnologias.

Moderador: Ronald Siqueira Barbosa - Comite de ensino SET/ Professor de Comunicação Óptica, Sistemas de Televisão, Princípios de Comunicação e Antenas

Formado no curso de Engenharia Elétrica (Eletrônica) pela Universidade de Brasília, Mestre em Ciências (MSc) pelo Instituto Militar de Engenharia do Rio de Janeiro. Com grande experiencia no mercado de radiodifusão como consultor e participantes das associações de emissoras e de engenharia coordenando diversos grupos de trabalho. É Professor Assistente II do Centro Universitário - Instituto de Educação Superior de Brasília – IESB, desde 2012, onde leciona as disciplinas Comunicação Óptica, Sistemas de Televisão, Princípios de Comunicação e Antenas, e Orientador de Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC e participação em Bancas Examinadoras de TCC no IESB. Atual membro do comite de ensino da SET.

Daniel Izario

Técnicas de reconhecimento facial utilizando inteligência artificial para animações audiovisuais

Aplicação de inteligência artificial que usa reconhecimento facial para animação em computador. Fornece aos produtores simular os movimentos faciais dos atores em um ambiente digital. Todas as aplicações inerentes da ferramenta favorecem a área de filmes animados e séries de televisão.

Palestrante: Daniel Rodrigues Ferraz Izario - Estudante de Mestrado - Unicamp

Bacharel no Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) / MG, Brasil - em Engenharia da Computação (2017), mestrado em Computação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em andamento. Atualmente é desenvolvedor web - Freelancer e seus interesses são software, game, web design e processamento digital de imagem, com foco nas linguagens javascript e python.

perfil foto

A mobilização social enquanto ferramenta de apoio ao switch off da TV e de humanização do processo: a experiência da Seja Digital nas cidades de Rio Verde (GO) e Brasília (DF)

Essa palestra compartilha o processo de construção da experiência de mobilização social da Seja Digital, entidade não governamental responsável por operacionalizar o processo de desligamento do sinal analógico de TV no Brasil. A Seja Digital promove várias ações com o intuito de conscientizar e envolver lideranças comunitárias, políticas e religiosas em suas campanhas, ao mesmo tempo que as incentiva a desenvolver ferramentas e soluções dentro das comunidades onde vivem.

Palestrante: Deisy Fernanda Feitosa - Gerente Regional - Seja Digital

Graduada em Comunicação Social (UFPB), mestre em TV Digital (Unesp) e doutora (2015) em Ciências da Comunicação (ECA/USP). Foi pesquisadora do Lavid/UFPB e trabalhou na Univesp TV, canal da multiprogramação da TV Cultura. Atualmente trabalha na Seja Digital, empresa administradora da digitalização da TV no Brasil. Há onze anos estuda os temas: TV digital, convergência digital e inclusão digital.

Evandro Tiziano

Sistema de Isofrequencia em FM, uma experiencia de otimização de espectro no Brasil

Descrição da experiência de 16 anos de operação de sistemas de isofrequência em FM na cidade do Rio de Janeiro, RJ, iniciada em 2000. Proposta e inclusão como item da Resolução 67, reconhecimento como obra intelectual pelo CONFEA e operação por diversas emissoras, como solução para cobertura devido a bloqueios geográficos, utilizando a mesma frequência do transmissor Principal.

Palestrante: Evandro Franco Tiziano - Diretor - Akron Technical Service ltda

Engenheiro Eletricista, Eletrônico e de Telecomunicações Pós Graduação em Tecnologia, Trabalho e Educação Diretor da Akron Technical Service ltda Ex Diretor de Técnico: Sistema Globo de Rádio/ Sistema Jornal do Brasil/ Rede Manchete de Rádio / Rede Manchete TV. Membro do Comitê Técnico da Associação de Emissoras do Rio de Janeiro AERJ Conselheiro da AERJ Premiado no 71° SOEA 2014 - Semana Oficial de Engenharia e Agronomia, organizado pelo CONFEA - Conselho Federal de Engenharia e Agronomia

foto_set_VMD

Comparação entre sistemas de TV digital terrestre: ISDB-T e ATSC 3.0

Essa apresentação exibe as diferenças entre os pontos da camada física de cada sistema – ISDB-T e ATSC 3.0 – e faz uma comparação teórica de desempenho entre taxa de transmissão e relação portadora-ruído.

Palestrante: Victor Morales Dionísio - Pesquisador - Universidade Presbiteriana Mackenzie

Engenheiro eletricista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em 2010 e Mestre em Engenharia Elétrica e Computação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em 2017.

Foto - Ricardo S. Rabaça - SET 2017_v2

Robustez contra os efeitos do multipercurso em um sistema de transmissão ISDB-T LDM usando diversidade na recepção

Esta apresentação mostrará o desenvolvimento e os resultados das simulações do sistema ISDB-T LDM, com o Core Layer totalmente compatível com o ISDB-T tradicional e o Enhanced Layer utilizando a constelação não uniforme 64-QNUC, com o objetivo de melhorar a eficiência espectral, o desempenho, a robustez e a taxa de bits útil, para que seja possível a sua utilização em aplicações de UHDTV. Para alcançar estes objetivos, além da técnica de LDM, foram utilizados os codificadores BCH e LDPC concatenados e a diversidade na recepção foi obtida com o uso do método de MRC. Os testes do sistema em ambientes com AWGN e canais de multipercurso foram realizados utilizando uma implementação em SDR, por meio do software GNU Radio Companion.

Palestrante: Ricardo Seriacopi Rabaça - Pesquisador- Universidade Presbiteriana Mackenzie

Ricardo Seriacopi Rabaça é graduado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica e Telecomunicações no ano de 2013. Possui Mestrado em Engenharia Elétrica e Computação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie obtido no ano de 2017. Possui interesse em pesquisas nas áreas de Telecomunicações, Radiodifusão e Rádio Definido por Software.

DiegoPajuelo

Um Estudo Técnico sobre a Transmissão de conteúdo HDR sobre um canal de broadcast

Um sistema de televisão com alta faixa dinâmica é um tema de interesse atual na academia e na indústria já que esta tecnologia pode atribuir o mesmo nível de realismo sem a necessidade de aumentar a resolução. O sistema de referência de ponta a ponta com alta faixa dinâmica baseia-se no sistema HDR10 devido à sua eficiência de codificação e qualidade visual. Este artigo faz um estudo dos requerimentos necessários na transmissão de HDR sobre um canal broadcast.

Palestrante: Diego Arturo Pajuelo Castro - Pesquisador - Unicamp

Diego Arturo Pajuelo Castro é doutorando pelo Departamento de Comunicações (DECOM) da Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação (FEEC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e atua como pesquisador pelo Laborátorio de Comunicações Visuais (LCV). Ele trabalho por alguns anos em um dos principais Centros de Operações de Rede (NOC) no Perú, Telefonica, quem fornecem o serviçõ de televisão digital à Região da America Latina. Atualmente, está empenhado na área de novas tecnologias para os sistemas de televisão e multimídia e como parte da dissertação de mestrado, ele apresentou uma proposta de codificação de video para um sistema de televisão com conteúdo de alta faixa dinâmica (HDR).

IMG_1653_2

Desenvolvimento e Otimização de Antenas para Recepção de HDTV

Será apresentado o desenvolvimento e otimização de antenas para recepção de televisão digital de alta definição (HDTV). Será discutido como foi possível desenvolver as antenas de forma eficiente sem a necessidade de cálculos muito complexos através de um método iterativo usando um software baseado em elementos finitos para simulações. As comparações são feitas com relação aos principais parâmetros relacionados a essas antenas, a fim de estabelecer uma melhor escolha tanto do ponto de vista técnico quanto econômico.

Palestrante: Kassia Toccolini - Mestranda na Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Engenharia Eletrônica (2016) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente está cursando mestrado em Engenharia Elétrica na área de eletromagnetismo também na UFSC. Faz parte do Laboratório de Eletromagnetismo e Compatibilidade Eletromagnética (MagLab) e do Grupo de Engenharia e Compatibilidade Eletromagnética (GEMCO) da UFSC. Suas áreas de interesse são campos eletromagnéticos, telecomunicação e processamento digital de sinais.