Painel Acadêmico Científico – Edição da Tarde

Luana Bravo

Painel Acadêmico Científico – Edição da Tarde

Este painel apresentará nesta edição da tarde mais um conjunto de trabalhos científicos que foram submetidos ao Call for Papers promovido anualmente pela SET. Os trabalhos selecionados serão publicados no SET International Journal of Broadcast Engineering (SET IJBE) um periódico científico internacional cujo objetivo é a difusão de conhecimento sobre engenharia de comunicações, especialmente das áreas de broadcast e novas mídias. O SET IJBE busca pesquisas atuais que componham o estado da arte dessas tecnologias.

Moderador: Luana Carolina Bravo - Comitê de Ensino - SET

Engenheira eletricista com ênfase em eletrônica pela Faculdade de Engenharia São Paulo. Pós graduada em TV Digital pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Trabalha no mercado de televisão há mais de 10 anos. Participante da diretoria da SET desde 2012, membro do Grupo Técnico de Recepção (GT-Rx) do GIRED, membro do Módulo de Mercado do Fórum Brasileiro de TV Digital e representante da ABERT no Projeto Ultra HD Brasil .

foto_euclides_lcv

Desenvolvimento de Antena de Banda Ultra-Larga para o Sistema de Televisão

Apresentaremos o desenvolvimento de uma antena discone de banda ultra-larga, com um padrão de irradiação omnidirecional para ser utilizada no sistema de televisão. Por ser uma antena de banda ultra-larga e possuir um padrão de irradiação omnidirecional a antena apresentada possibilita ser empregada como uma única antena para receber sinais de TV de várias estações transmissoras em vários locais geográficos distintos. A antena UWB proposta neste trabalho cobre a faixa de freqüência de 320 MHz a 1,65 GHz com um ganho de 1,7 dB e pode ser utilizada em ambientes internos e externos.

Palestrante: Euclides Lourenço Chuma - MSc candidate - UNICAMP

Euclides Lourenço Chuma possui graduação em Matemática pela UNICAMP e pós-graduação em Engenharia de Redes e Sistemas de Telecomunicações pelo INATEL. Atualmente está cursando o mestrado em Engenharia Elétrica na UNICAMP, Campinas, SP, Brasil. Trabalha na área de desenvolvimento de softwares no setor privado e possui interesse em pesquisas nas áreas de Antena, Transmissão Sem Fio de Energia, Rádio Definido por Software e Rádio Cognitivo.

IMG_1653_2

Recepção de sinal de TV Digital e Sistema de Amplificação

Nesta palestra apresentaremos o desenvolvimento de um sistema de amplificação e duas antenas para a recepção de sinais de TV digital. As antenas propostas foram baseadas na topologia de dipolo de meia onda (λ/2) com geometria meander line (MLA) e antena de loop magnético. Foram realizadas simulações utilizando software com base no método dos elementos finitos. A recepção da antena e a eficiência do sistema de amplificação foram avaliadas através de medições.

Palestrante: Kassia Toccolini - Mestranda na Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Engenharia Eletrônica (2016) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente está cursando mestrado em Engenharia Elétrica na área de eletromagnetismo também na UFSC. Faz parte do Laboratório de Eletromagnetismo e Compatibilidade Eletromagnética (MagLab) e do Grupo de Engenharia e Compatibilidade Eletromagnética (GEMCO) da UFSC. Suas áreas de interesse são campos eletromagnéticos, telecomunicação e processamento digital de sinais.

Eu palestrando na SET I

Jornalismo crowdfunding

A proposta é discutir a inovação no jornalismo a partir da análise do crowdfunding. Justifica-se essa proposta por tratar de uma prática recente em construção e pela carência de análises a partir de teorias que extrapolem os estudos em comunicação. Foi realizada uma pesquisa exploratória a partir de pesquisa bibliográfica. Entre os resultados alcançados, constatou-se que o crowdfunding é uma inovação promissora para a produção de conteúdo.

Palestrante: Lucas Vieira de Araújo - Pesquisador - Universidade Metodista de São Paulo

Jornalista, realiza Doutorado em Comunicação na Universidade Metodista de São Paulo. Já atuou como repórter, editor e Gerente de Jornalismo em emissoras da Rede Globo, Rede Record e Grupo RBS no Paraná e em São Paulo. Foi professor na Universidade Norte do Paraná (Unopar) e atualmente é docente de pós-graduação na Faculdade Assis Gurgacz (FAG.

IMG_20150717_143057869 (281 x 500)

PERFORMANCE COMPUTACIONAL DE SIMULAÇÃO BASEADA EM UM MODELO HÍBRIDO PARA SISTEMAS BROADCASTING

Com o objetivo de melhorar a transmissão de informação em sistemas broadcasting, em ambiente de simulação, foi implementado um modelo baseado em eventos discretos aplicados em um baixo nível de abstração em um sistema de telecomunicações. A proposta traz uma abordagem diferente da técnica usual, na qual a transmissão do sinal no canal é realizada no domínio discreto com a implementação de entidades discretas no processo de geração de bits.

Palestrante: Reinaldo Padilha França - Mestrando em Engenharia Elétrica - FEEC / UNICAMP

Graduado em Engenharia da Computação, atualmente é um candidato ao grau de Mestre pela Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação, da Universidade Estadual de Campinas e pesquisador do Laboratório de Comunicações Visuais (LCV). Seus principais tópicos de interesse são sistemas de simulação, sistemas operacionais, engenharia de software, wireless and network, Internet das Coisas, sistemas broadcasting e telecomunicações

PauloWeb

Motivos para a Falha da SFN na Radiodifusão

Distribuir o conteúdo de uma rede de TV, garantindo o uso eficiente do espectro, a cobertura de áreas não atendidas ou de sombra e com economia de energia são algumas das vantagens da Rede de Frequência Única – SFN. Assim nesta pesquisa medimos o sincronismo de informação, frequência e de tempo para avaliar as implementações das SFNs na radiodifusão brasileira, tomando como base estações na região de Campinas/SP. Neste trabalho, demonstramos que uma das grandes vantagens do ISDB-Tb, que é a formação de Redes de Frequência Única, ainda não pode ser implementada plenamente pelos radiodifusores brasileiros.

Palestrante: Paulo Eduardo dos Reis Cardoso - Doutorando / Especialista em Regulação - Unicamp / Anatel

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela FEEC-Unicamp (2002) e mestrado em Engenharia Elétrica (Eletrônica) pelo DEMIC-FEEC-Unicamp (2005). Atualmente é Doutorando no DECOM-FEEC-Unicamp, pesquisando TV Digital. Esta licenciado do cargo de Especialista em Regulação da Agência Nacional de Telecomunicações - Anatel, onde atua na Coordenação de Outorga e Recursos à Prestação, na Gerência Regional da Anatel em São Paulo, trabalhando com o Licenciamento e Alteração de Características Técnicas das estações de Radiodifusão. Anteriormente, atuou na Fiscalização Técnica em entidades de Radiodifusão e na solução de problemas de radiointerferência em qualquer sistema de telecomunicação. Foi responsável pelo Regulamento Técnico para Emissoras de Radiodifusão Sonora em Frequência Modulada e pela análise de processos de viabilidade técnica para inclusão ou alteração do Plano Básico de Distribuição de Canais de Radiodifusão Sonora em Frequência Modulada. Participou como observador do Governo Federal nos testes de Radiodifusão Sonora Digital, tanto nos testes do padrão americano - HD Radio, em 2008 e 2012, como nos testes do padrão europeu - DRM, em 2010. Atuou como Pesquisador de Telecomunicações da Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações - CPqD.

Guilherme B dos Santos crop

Antena Indoor de Dupla Polarização para Recepção de TV Digital

A apresentação irá abordar o desenvolvimento e as simulações de uma antena de dupla polarização para recepção do sinal de televisão digital. Os objetivos do projeto foram para baixo custo, simples construção e implementação computacional para aplicações internas e com bom desempenho em termos de perda de retorno dentro da faixa de freqüência pretendida. Através das simulações, foi verificado que a antena proposta irradia duas polarizações lineares, horizontal e vertical, a partir das duas portas de alimentação com um alto grau de isolação. A estrutura desenvolvida neste trabalho apresenta um padrão de irradiação omnidirecional, ganhos acima de 4 dB em ambas polarizações, 390 MHz de largura de banda e 72,5% de banda fracionária.

Palestrante: Guilherme Boscolo dos Santos, MSc candidate, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Guilherme Boscolo dos Santos é graduado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em engenharia elétrica com ênfase em eletrônica, telecomunicações e automação. Atualmente está cursando o mestrado em Engenharia Elétrica e Computação na Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, SP, Brasil. Atua como engenheiro de projetos no setor da radiodifusão e possui interesse em pesquisas nas áreas de Antena, Eletromagnetismo, Rádio Definido por Software e Rádio Cognitivo.

IMG_1653_2

Geração de arquivos de Transport Stream e Análise do Desempenho de BER no Padrão ISDB-Tb

Será apresentada uma técnica de geração de TS (Transport Stream) por software , destinado a transmissão com gerador de sinais de TV Digital de acordo com o padrão ISDB-Tb. Além disso, será discutido como foi utilizado esse TS para transmissão e feita uma análise do desempenho de BER (Bit Error Rate) na recepção para diferentes canais de comunicação, variando parâmetros de transmissão do padrão ISDB-Tb. A análise foi feita através da relação Eb/No por BER a partir dos resultados obtidos para cada configuração.

Palestrante: Kassia Toccolini - Mestranda na Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Engenharia Eletrônica (2016) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente está cursando mestrado em Engenharia Elétrica na área de eletromagnetismo também na UFSC. Faz parte do Laboratório de Eletromagnetismo e Compatibilidade Eletromagnética (MagLab) e do Grupo de Engenharia e Compatibilidade Eletromagnética (GEMCO) da UFSC. Suas áreas de interesse são campos eletromagnéticos, telecomunicação e processamento digital de sinais.