Áudio 3D e Imersivo

Sistemas avançados de áudio. Áudio Imersivo

O áudio imersivo, já realidade nas salas de cinema, apresenta-se ao broadcasting como forma de viabilizar uma evolução significativa na experiência sonora. Tecnologias como Dolby Atmos Home e MPEG-H 3D Audio apresentam-se como soluções para múltiplas plataformas e já estão sendo adotadas pelo mundo. No que diz respeito às ferramentas, a Avid divulgou nos últimos meses uma importante atualização na plataforma Pro Tools, com integração nativa para mixagem em Dolby Atmos.
Nesse contexto, o painel visa ir para além da teoria, discutindo as experiências já realizadas com o formato e apresentando o áudio imersivo como algo viável tanto no sentido de produção de conteúdo, como também na ponta, na experiência do espectador. Conscientes das limitações impostas pelo 5.1, que inviabilizaram o formato para a grande maioria dos brasileiros, os profissionais de áudio apresentarão no painel, além da viabilidade e execução tecnológica, as oportunidades criativas que a imersão dá a todos os envolvidos na criação do conteúdo audiovisual.

Moderador: Nelson Faria Junior - Sócio Diretor do Media Intelligence Group

Engenheiro Eletrônico com MBA em Finanças e Marketing, trabalhou por 37 anos na TV Globo na Direção de Operações de Engenharia. Foi também Assessor de Inovação e Tecnologia da TV Globo. Atualmente é Vice Diretor Internacional da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão, Consultor de Tecnologia e Inovação pela Consultoria Inovtec e Diretor-Presidente da empresa Petchannel Comunicação SA.

Rodrigo Meirelles

Experiências em Áudio Imersivo com conteúdo brasileiro. Viabilidade e execução.

O que os produtores de conteúdo e os espectadores ganham com o áudio imersivo – A partir das experiências com conteúdos Globo, encontramos a oportunidade de uma evolução sonora que não chega a um número significativo de espectadores desde o lançamento da TV estéreo.

Palestrante: Rodrigo Meirelles - Supervisor Executivo de Áudio da TV Globo - Chefe da equipe de Produção de Áudio

Rodrigo Meirelles é Supervisor Executivo de Áudio da Globo. É formado em Engenharia Eletrônica e de Computação, Gravação e Produção Fonográfica e tem Mestrado em Educação e Mídia. Há 16 anos no mercado de áudio, começou sua carreira como engenheiro em estúdios de produção musical no Rio de Janeiro, em manutenção, instalação e projetos de estúdios de gravação de áudio, foi instrutor e fundador do centro de treinamentos ProClass, pioneiro em certificações oficiais em Pro Tools e Avid no Brasil e, na TV Globo, foi responsável pela área de sonoplastia de pós-produção de 2009 a 2014. Hoje é responsável pela área de Produção de Áudio do Entretenimento (Estúdios Globo). Foi professor universitário por 8 anos ministrando disciplinas nos cursos de Produção Fonográfica, Produção Audiovisual, Rádio e TV e Graduação em Cinema. 

Rafael Castro

DOLBY ATMOS PARA A CASA

Tecnologia que leva a experiência sonora dos cinemas aos lares para criar um áudio poderoso, que se movimenta em torno do espectador.

Palestrante: Rafael de Castro - Diretor Regional - Latin America Dolby Laboratories

-

Eduardo Andrade

Fluxo de trabalho para produção de áudio imersivo

A aliança entre Avid e Dolby para entregar o workflow mais integrado entre as tecnologias destas empresas para trabalhar em Atmos. Vamos olhar o conceito do Atmos, e os modelos diferentes para trabalhar neste formato. Um olhar mais afundo no RMU e como integrar ele para ter um fluxo de trabalho fluido. Vamos conhecer as ferramentas da Avid e do ecossistema Pro Tools para criar conteúdos em Atmos e como estruturar uma sessão para este formato.

Palestrante: Eduardo Andrade - Avid Pro Audio Solution Specialist Brazil

-

Alfonso Carrera

MPEG-H Uma excelente solução como ferramenta de interatividade abrindo novas possibilidades criativas

Para que VR seja um sucesso, o usuário deve sentir que ele é uma parte ativa da experiência de entretenimento em vez de apenas um visualizador passivo. Claro, imagens perfeitas fazem parte da equação para uma experiência VR convincente. Mas outro ingrediente central é um som autêntico que é realizado por surround e, ainda mais, por áudio tridimensional (3D).
É o objetivo das tecnologias de áudio e mídia criar uma presença de áudio verdadeiramente realista na realidade virtual. As soluções de áudio desenvolvidas pelos engenheiros e pesquisadores da divisão oferecem suporte em todos os pontos da cadeia de produção. Seja no início, onde um algoritmo inteligente de processamento de microfone ajuda a capturar o som 3D ou, no final, quando os consumidores aproveitam seu mundo virtual com Fraunhofer Cingo que permite a reprodução de som surround e 3D em fones de ouvido.

Palestrante: Dr. Alfonso Carrera - Diretor de Marketing e Business Development, Fraunhofer IIS

Alfonso Carrera obteve seu Ph.D. Na Universidade de Erlangen-Nuremberg (Alemanha) e seu MBA executivo no Instituto de Empresa (Madrid). Ele trabalha como diretor de desenvolvimento de negócios para Fraunhofer IIS - Áudio e multimídia.