• PT
  • EN
  • ES

Melhores Práticas e Novas Fronteiras do Video OTT

Salustiano_Fagundes_SEXTEXPO

Melhores Práticas e Novas Fronteiras do Video OTT

Entre 2010 e 2017, mais de 200 plataformas de vídeo OTT foram lançadas na América Latina e o Brasil, que já ocupa o 7º lugar em visualização de vídeos online e ainda possui espaço para crescer, se tornou um dos principais mercado para esse segmento, com a presença de players locais e internacionais. Nesse painel vamos conhecer o status atual de desenvolvimento, as melhores práticas e as novas fronteiras tecnológicas, como o uso das tecnologias de computação cognitiva.

Moderador: Jose Salustiano Fagundes, CEO, HXD OTT SOlutions

Salustiano é fundador da HIRIX Engenharia de Sistemas e CEO da HXD Smart Solutions - empresa brasileira que desde 2007 vem “pensando e fazendo a nova televisão”, construindo cases com clientes como Caixa Econômica, Grupo Bandeirantes de Comunicação, TV Globo, TV Climatempo, LG, Amazon Sat, Panasonic, Philips e History Channel, entre outros. Foi vice-presidente da SUCESU (Sociedade dos Usuários de Informática e Telecomunicações), avaliador do Prêmio Dorgival Brandão da Qualidade e Produtividade em Software MCTI/PBQP/Softex e membro do Conselho Deliberativo do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre. Atualmente participa do Grupo de Pesquisa de Novas Mídias da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET) e do LabArteMidia-Laboratório de Arte, Mídia e Tecnologias Digitais da USP.

Zalkind Lincoln

Computação Cognitiva na Indústria de Mídia e Entretenimento

Os dados gerados pelo consumo de mídia estão crescendo rapidamente em volume, variedade e complexidade. Esses dados digitais podem ser o ativo mais valioso que a indústria possuí.
Venha conversar conosco sobre como a computação cognitiva permite alavancar os insights escondidos em todos esses dados e fazê-los úteis em descobertas, suporte à decisão e modos de interação com clientes.

Palestrante: Zalkind Lincoln - IBM Global Markets Technical Leader

Engenheiro de Software com experiência na área TV Digital, tendo participado da coordenação de projetos de implementação de software no ISDB-T. Atua na IBM levando empresas a criar soluções disruptivas utilizando tecnologias como Computação Cognitiva e Cloud.

Masaru Takeshi

Panorama do Hybridcast no Japão

Hybridcast é o primeiro sistema do mundo em HTML5 com Integração Broadcast-Broadband (IBB) ). Desde o seu lançamento comercial em 2013, mais de cinco milhões de receptores de TV foram implantados no Japão, e há mais de 20 emissoras oferecendo serviços por Hybridcast.

Hybridcast é capaz de oferecer diversos serviços, incluindo segunda tela e VOD / streaming. Recentemente, o padrão MPEG-DASH está sendo usado para fornecer conteúdo audiovisual através da Internet. No Hybridcast, a entrega de conteudo em MPEG-DASH é padronizada pelo uso da técnica chamada Source Media Extension (MSE) que é um conjunto de APIs em JavaScript. Um software chamado “dashNx” foi desenvolvido para usá-lo em TVs onde os recursos de sistema são bastante limitados. “DashNx” pode ser usado em smartphones ou tablets, o que permite que os prestadores  ofereçam seus serviços em segunda tela.

Nesta palestra, veremos como funciona o MPEG-DASH em Hybridcast, e mostraremos alguns exemplos.

Palestrante: Masaru Takechi - Advanced R&D Department, NHK Engineering System Inc. and  NHK Science & Technology Research Laboratories

Masaru Takechi recebeu o diploma B.E e M.E. da Universidade de Tohoku, Sendai, Japão em 1987 e 1990, respectivamente. Ele ingressou na NHK em 1990. Desde então, ele estudou muitas áreas de tecnologias de transmissão no STRL/NHK, incluindo sistema de transmissão digital por satélite, multiplexação, middleware e interatividade. Entre elas, seu interesse particular é o middleware e a arquitetura da TV interativa. Sua pesquisa contribuiu para a arquitetura de receptores e design de sistemas de TV interativos japoneses e sistemas de Broadband Broadband-Broadband (IBB), nomeadamente BML, ARIB-J e Hybridcast. Ele também atuou para a padronização internacional. Ele tomou a iniciativa de criar mais de 15 Recomendações UIT-R e UIT-T e Relatórios ITU-R para sistemas de TV interativa, sistemas IBB e acessibilidade. Ele é co-presidente do IRG-IBB responsável pelo desenvolvimento de Recomendações para interatividade e sistemas IBB na UIT-R e UIT-T. Atualmente é engenheiro senior de pesquisa da NHK Engineering System Inc. e trabalha para implementação, implantação e harmonização do Hybridcast.

flavio-foto2

Netflix Open Connect, o servidor de conteúdo do Netflix

 

Para operar como uma provedora global de filmes e séries de televisão via streaming atendendo mais de 100 milhões de usuários, o Netflix Investiu em tecnologias inovadoras para oferecer uma boa experiência de acesso.

Nessa palestra vamos conhecer a solução Netflix Open Connect, uma CDN instalada em ISPs para permitir que os usuários acessem e assistam mais rapidamente os conteúdos.

 

Palestrante: Flavio Amaral - South America Network Strategist do Netflix

Formado em Ciências da Computação com mestrado em Engenharia Elétrica pela UFRN. Desde a graduação, trabalha em projetos ligados à Internet, começando como bolsista do Departamento de Informática da UFRN em 1994, quando conectou vários computadores do laboratório à Internet. Trabalhou na implantação do PoP-RN em 1996, projeto da RNP (Rede Nacional de Pesquisa), onde ocupou o cargo de engenheiro de redes e segurança. Foi professor da Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte de 1998 a 2000, onde além de lecionar, ajudou a expandir o provedor da instituição. Em 2000, ingressou no Yahoo! Brasil como engenheiro de operações, para iniciar o projeto de expansão do site no Brasil e na América Latina. Ingressou no Netflix em maio de 2012, atuando hoje como estrategista de redes para a América Latina, cuja missão é trazer conteúdo para a região e melhorar a experiência dos usuários.

Marcelo Zuffo

Modelos Híbridos de Convergência OTT & TV Digital Aberta

OTT é um conceito estabelecido na indústria audiovisual. Novos paradigmas de distribuição e consumo de acesso à mídia digital continuam a surgir. Vamos focar nossa apresentação sobre as tendências em modelos híbridos onde há a convergência de tecnologia OTT com TV Digital Terrestre.

Palestrante: Marcelo Knörich Zuffo - Coordenador Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas da Universidade de São Paulo

Graduado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – EPUSP – (1988). Mestre, Doutor pela Escola Politécnica. Professor visitante da Universidade de Calgary. Pesquisador do Laboratório de Sistemas Integráveis e coordenador do Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas. Presidente do Conselho Superior da Associação dos Engenheiros Politécnicos.

MarcelloAzambuja-Dojo

VIDEO OTT: CASE Globo Play e Globosat Play

Vamos comentar a experiência e aprendizado do maior grupo de mídia da América Latina detalhando os cases Globo Play e Globosat Play, e o desafio de construir uma plataforma tecnológica.

Palestrante: Marcello Azambuja - Diretor de Plataformas Digitais - Globo.com

Formado em Engenharia Eletrônica e Computação pela UFRJ, MBA pela COPPEAD/UFRJ, com formação em Gestão por Harvard e concluindo seu doutorado em Ciência da Computação na PUC-Rio na área de Inteligência Artificial. Entrou na Globo.com em 2003 como engenheiro, participou do lançamento do primeiro OTT no Brasil, Globo Media Center (2004). Hoje é diretor de plataformas digitais na Globo.com, sendo responsável pelo desenvolvimento do Globo Play e Globosat Play.

Luiz Bannitz Guimaraes

Construindo uma plataforma brasileira de OTT de vídeo

Nessa palestra vamos apresentar as lições aprendidas para criar e posicionar o Looke, uma plataforma brasileira lançada em 2015, no mercado de serviços de OTT de vídeo. Com mais de 10 mil títulos em catálogo, organizados em 19 categorias, o Looke tem hoje uma base de aproximadamente 600 mil usuários que acessam a plataforma por SVOD e TVOD para aluguel ou compra de vídeos. Atualmente promove ações para se consolidar entre o público brasileiro e para expandir seu serviço na América Latina.

Palestrante: Luiz Bannitz Guimaraes - Diretor de Conteúdo e Negócios do Looke

Advogado, Economista e Administrador de Empresas, trabalhou em empresa como HBO Brasil, GEO Eventos, EMI Music, atua como assessor de conteúdo e desenvolvimento de negócios do Fitness Channel, é Diretor de Conteúdo e de Negócios do Looke. Participa como palestrante em eventos de tecnologia, distribuição digital e audiovisual.

Solange Pauletti