O Desempenho de sua Estação: Compartilhamento de Infraestrutura  & Eficiência Energética & Cobertura

Valderez

O Desempenho de sua Estação: Compartilhamento de Infraestrutura  & Eficiência Energética & Cobertura

Como otimizar investimentos , reduzir custos com as infraestruturas existentes ,muitas vezes compartilhadas e conseguir o bom desempenho da estação.

As condições de infraestrutura de instalação para o abrigo dos equipamentos sua alimentação, condicionamento de ar, linhas de transmissão e conexões, sistema irradiante e torre, influenciam na cobertura de sua estação? A intermodulação passiva causada pela instalação (ferrugem na torre, conectores, antenas desligadas  entre outros) pode interferir na cobertura?

A eficiência energética no desempenho dos equipamentos X compartilhamento de abrigo.

Quais os desafios para a interiorização da TV digital, utilizado infra estruturas compartilhadas?

As Infraestruturas das Prefeituras podem ser adequadas para receber o sistema de TV Digital? Quais os maiores desafios?

Quando houver o desligamento da TV analógica, a  nova  estação de TV Digital  estará preparada para atender a área de cobertura desejada?

A experiência das emissoras e dos fornecedores de serviços e equipamentos..

Moderador: Valderez De Almeida Donzelli- Diretora – ADTHEC Engenharia e Sistemas / SET

Graduada pela FEI em engenheira eletrônica, eletrotécnica e  produção. Mestre em engenharia elétrica com defesa da dissertação “Polarização Elíptica: Influência no desempenho de cobertura da TV Digital” e doutoranda com a pesquisa  “TV Digital: Disponibilidade de Sinal”, ambos pela  Universidade Mackenzie . Possui, especialização em TI pela FESP , gestão da TIC  pela FGV e Sistema de TV Digital Avançado pelo INATEL. Diretora Técnica da  ADTHEC (www.adthec.com.br), empresa de  consultoria,  planejamento, projetos, pesquisa e análise de riscos e soluções para estações de  rádio, televisão e telecomunicações do setor público e privado, com ênfase em projeto e implantação de sistemas de transmissão digital e FM. Participa ativamente de diversos grupos de trabalho, nacionais e internacionais,  coordenados pela Anatel, Ministério das Comunicações, Universidades, Associações e Centros de Pesquisa. Iniciou suas atividades profissionais em  bioengenharia no Instituto do Coração do Hospital das Clinicas, lecionou na FAAP  e trabalhou por mais de 20 anos, em vários setores  da Fundação Padre Anchieta  (Rádio e TV Cultura de São Paulo).  Como responsável pela divisão de projetos técnicos coordenou os  projetos e planejamento da rede de TV e  Rádios, testes  e  implementação de novas tecnologias , relacionamentos com Prefeituras, Emissoras, Ministério das Comunicações e Anatel. Liderou estudos , testes e medidas dos sistemas para a implantação da TV Digital no Brasil  e do grupo de revisão de regulamento de serviços de radiodifusão de sons e imagens É atual vice diretora de ensino e membro do comite editorial  da SET, onde já atuou como diretora de relacionamento e editorial.

Jose_Elias

VIABILIDADE DE PROJETAR UM SISTEMA DE TRANSMISSÃO ‘PIM RATED’

Serão discutidos aspectos sobre a Intermodulação Passiva (PIM). O que é, causas, contra-medidas e estudos de caso. Serão abordados com detalhes seus efeitos em antenas, torres, cabos e acessórios, bem como, medidas.

Palestrante: José Roberto Elias - Gerente Comercial - Dielectric e IFTelecom  

Engenheiro Eletrônico formado pela UNICAMP em 1983, com MBA pela FGV em 2005, possui vasta experiência em empresas nacionais e multinacionais voltadas a Telecomunicações e Broadcast, atuando como consultor em Broadcast e Comunicações por Satélite, além de atuar como Professor na Universidade Federal Fluminense (MBA) em Sistemas Irradiantes e Codificação Digital. Atualmente ocupa a posição de Gerente Comercial na IF Telecom, empresa que representa a Dielectric LLC no Brasil.

OPEX e compartilhamento: a otimização de investimentos como alternativa para o aumento da cobertura da TV Digital

Será apresentada a experiência da SM Facilities na
condução da implantação de retransmissoras com foco na otimização e redução
de custos, e com casos reais de opções que estão sendo consideradas ou
propostas utilizando diversos modelos de estrutura e de compartilhamento.
Também serão abordados os diferentes modelos de negócios que podem ser
utilizados para a expansão da cobertura da TV digital. Por fim, serão
discutidas as vantagens do CAPEX e do OPEX dentro do cenário atual

Palestrante: Sérgio Luís Nogueira Martines - Diretor Executivo - SM Facilities

Engenheiro Civil graduado pela Universidade Federal do Paraná e Técnico em Eletrônica pelo CEFET-PR (atual UTFPR), com pós-gradução em Gerência de Obras pela UTFPR e MBA em Gerenciamento de Projetos pelo ISAE/FGV. Possui 27 anos de experiência na área de engenharia de televisão e em gerenciamento de projetos, principalmente para o setor de telecomunicações, tendo atuado por 15 anos na Rede Paranaense de Comunicações, afiliada da Rede Globo. Atuou como consultor em Gestão de Projetos para as áreas de Energia, Financeira, Recursos Humanos, Indústria, Terceiro Setor, Jurídica, Recursos Humanos e Saúde. Atualmente é Diretor Executivo SM Facilities, empresa de serviços de engenharia que presta serviços técnicos e de construção para a área de radiodifusão e de telecomunicações. É também Diretor de Relações Institucionais do PMI-PR e professor de gerenciamento de projetos na Universidade Positivo e SENAI.  

Ramiro Franco

Otimização do Sistema de Transmissão através de análises de instalação, infraestrutura e cobertura do sinal Digital

Considerações importantes a serem analisadas para minimizar interferências destrutivas da qualidade do sinal digital transmitido.

Local de instalação da antena, qual a melhor opção?

Como a estrutura de sustentação (torre e suporte) e a forma da instalação da antena podem prejudicar a qualidade do sinal transmitido;

Possibilidades de compartilhamento (torre x antena) vale a pena?

Palestrante: Ramiro Frugoli Franco - Engenheiro de Projeto e Desenvolvimento - Ideal Indústria e Comércio de Antenas LTDA

Graduado pela Pontifícia Universidade Católica- PUC MINAS e MBA em gestão executiva de negócios pela PUC-Minas, vem desde o ano de 2006, participando de estudos dedicados voltados ao sistema de transmissão Digital brasileiro, juntamente com uma equipe de Técnicos e Engenheiros, os quais desenvolveram o primeiro sistema irradiante com polarização circular/elíptica da América Latina. Atualmente trabalha como Engenheiro de desenvolvimento de sistemas irradiantes especiais e customizados à aplicações ao sistema de transmissão digital terrestre.

Andre Araujo

Remanejamento de canais, Processo de execução, Casos de sucesso

Exposição dos processos envolvidos na execução de remanejamento de canais e relato de experiências de campo.

Palestrante: Andre Vinicius de Andrade Araujo - Gerente de Implantações - Seja Digital

Engenheiro de Telecomunicações formado pela UNESA em 2006, com MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV em 2014, atuando em Engenharia de Televisão desde 1996 nas áreas de Operação, Manutenção e Projetos de sistemas de Transmissão para empresas de TV por assinatura e TV aberta. Atualmente ocupa posição de Gerente de Implantação na área de remanejamento de canais da Seja Digital.

SFN & GAP Filler: Conceitos, aplicações práticas e a importância do cuidado com planejamento e infraestrutura

Ao longo dos últimos anos vimos a utilização de SFN aumentar consideravelmente no Brasil, porém ainda existem muitas dúvidas em relação ao tema.  Esta palestra coloca de forma simples e direta os quesitos básicos deste tipo de rede, e também mostra que tão importantes quanto entender o que é SFN, são os cuidados necessários com o planejamento da rede e a infraestrutura necessária para que o bom resultado das implementações seja obtido.

Palestrante: Glenn Zolotar - Gerente de Engenharia de Sistemas - Hitachi Kokusai Linear

Técnico em Eletrônica pela Escola Técnica de Eletrônica "Francisco Moreira da Costa". Graduado pela University of North Texas com MBA em Gerenciamento Estratégico. Responsável pelos treinamentos técnicos em transmissão de TV Digital da Hitachi Kokusai Linear.