Panorama do Áudio em Dramaturgia

Rodrigo Meirelles

Panorama do Áudio em Dramaturgia 

Quando pensamos em produção de conteúdo para dramaturgia, nossas referências são inúmeras, indo desde programas da televisão brasileira até séries e filmes da indústria cinematográfica internacional. Nosso telespectador não é diferente. As referências mudaram, as plataformas e tipos de experiência sonora do espectador também, assim como o padrão esperado de qualidade. Porém, muitos dos prazos e recursos são mantidos no padrão broadcasting das últimas décadas. O painel visa discutir, com profissionais de TV e Cinema brasileiros, os esforços para elevar a qualidade de áudio nesse novo contexto.

Moderador: Rodrigo Meirelles - Supervisor de Áudio - TV Globo

Rodrigo Meirelles é Supervisor Executivo de Áudio da Globo. É formado em Engenharia Eletrônica e de Computação, Gravação e Produção Fonográfica e tem Mestrado em Educação e Mídia. Há 16 anos no mercado de áudio, começou sua carreira como engenheiro em estúdios de produção musical no Rio de Janeiro, em manutenção, instalação e projetos de estúdios de gravação de áudio, foi instrutor e fundador do centro de treinamentos ProClass, pioneiro em certificações oficiais em Pro Tools e Avid no Brasil e, na TV Globo, foi responsável pela área de sonoplastia de pós-produção de 2009 a 2014. Hoje é responsável pela área de Produção de Áudio do Entretenimento (Estúdios Globo). Foi professor universitário por 8 anos ministrando disciplinas nos cursos de Produção Fonográfica, Produção Audiovisual, Rádio e TV e Graduação em Cinema. 

Desafios da mixagem e finalização para Cinema e TV

O contexto atual dos longa-metragem e das séries.  

Palestrante: Ricardo Cutz - Mixador de Cinema - 106 db

Ricardo Cutz é sócio fundador da 106 db. Entre os títulos recentes editados e mixados pela 106 db temos: Aquarius, de Kleber Mendonça Filho, Até que a Sorte nos Separe 3, de Roberto Santutti e Marcelo Antunes, e Operações Especiais, de Tomás Portela. Em 3 anos de atividades levaram ao ar mais 300 episódios de séries renomadas como Magnifica 70, Vai que Cola, As Canalhas, Tempero de Família, A segunda Vez, Super Bonita e Questão de Família.

Geraldo Ribeiro

Captação de áudio em Cinema e TV

Evoluções e desafios na busca da qualidade em um set de gravação.

Palestrante: Geraldo Ribeiro - Técnico de Som Direto - Cinema (G3R) Direct Sound Technician

-

paulo ricardo nunes(1)

Qualidade, prazos, processos e técnicas

O “som de cinema” e as exclusividades do contexto da produção televisiva.

Palestrante: Paulo Ricardo Nunes - Produtor de Áudio - Globo