Inventando o Futuro – Pesquisa e Desenvolvimento P&D

Inventando o Futuro – Pesquisa e Desenvolvimento P&D

Vamos viajar no tempo e ver o que vai acontecer no futuro? As tecnologias futuristas iniciam com pesquisas desenvolvidas nos laboratórios de universidades e centros de pesquisa. Este painel mostrará as pesquisas de destaque realizadas por várias instituições de pesquisa.

Moderador: CRISTIANO AKAMINE - Pesquisador do Laboratório de TV digital e Professor no curso de Engenharia Elétrica e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Computação / Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1999), mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2004/2011). É pesquisador do Laboratório de TV digital da Universidade Presbiteriana Mackenzie desde 1998, realizou estágio no NHK Science and Technology Research Laboratories (STRL) e foi professor Especialista Visitante na Faculdade de Tecnologia da Unicamp. Atualmente é professor no curso de Engenharia Elétrica e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Computação (PPGEEC) da Universidade Presbiteriana Mackenzie e coordenador do Laboratório de TV digital da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É Bolsista de Produtividade e Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - Nível 2. É membro do conselho deliberativo do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD). Possui várias patentes e diversos artigos publicados e tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em TV digital, comunicação digital, codificação de canal, sistemas embarcados, lógica reconfigurável e rádio definido por software.

Murayama foto.

A Tendência da Tecnologia de Radiodifusão – Uma introdução ao NHK STRL Open House 2017

O evento anual “Open House 2017” da NHK STRL foi realizado em maio e atraiu mais de 20 mil visitantes. Este ano, exibiu 30 tópicos, incluindo AI e IoT, bem como tecnologias 8K. Também foram demonstradas algumas tecnologias que visam os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tokyo 2020 . Esta palestra irá apresentar tecnologias que foram destaques na Open House 2017 e uma visão geral da tendência da tecnologia de transmissão.

Palestrante: Kenichi MURAYAMA Senior Research Engineer Advanced Transmission Systems Research Division Science & Technology Research Laboratories NHK

Kenichi Murayama é pesquisador sênior do NHK STRL. Ingressou na NHK (Japan Broadcasting Corporation) em 2002. De 2002 a 2008, trabalhou no NHK Engineering Administration Department do Transmission & Audience Reception Engineering Center. De 2008 a 2013, trabalhou na Advanced Transmission Systems Research Division  no Science and Technology Research Laboratories (STRL) e está empenhado em pesquisa e desenvolvimento relacionado com a próxima geração de transmissão digital terrestre.

Projeto NAB pilot

A iniciativa NAB Pilot é uma coalizão de inovadores, educadores e defensores dedicados a promover tecnologias de transmissão e cultivar novas oportunidades de mídia através de pesquisa, desenvolvimento, incubação, investimento e educação. Um sucessor do anterior “NAB Labs”, o PILOT foi formado no início de 2016, e reúne os membros da radiodifusão da NAB com uma nova classe de outros membros das partes interessadas que compartilham a paixão e a dedicação dos radiodifusores para a inovação. Esses membros do PILOT colaboram com os organismos de radiodifusão em toda a cadeia de valor para gerar novas oportunidades na indústria.

Palestrante: Skip Pizzi - Vice-presidente de Educação Tecnológica e Outreach da NAB

Skip Pizzi é engenheiro, jornalista, editor, autor e coach de tecnologia. Atualmente, exerce o cargo de vice-presidente de Educação Tecnológica e Outreach da National Association of Broadcasters (NAB). Também é vice-presidente do Grupo de Tecnologia 3 (TG3) do Advanced Television Standards Committee (ATSC), que está desenvolvendo o padrão ATSC 3.0. É membro do Conselho de Administração do Fórum Ultra HD e editor associado do Manual de Engenharia da NAB, 11ª edição.  Graduado pela Universidade de Georgetown, estudou Engenharia Elétrica, Economia Internacional e Belas Artes.  Seu livro mais recente é A Broadcast Engineering Tutorial for Non-Engineers, 4 ª edição.

DiegoPajuelo

Pesquisa e Desenvolvimento do Laboratório de Comunicações Visuais da UNICAMP

Em 1994, o Prof. Yuzo Iano fundou o LCV (Laboratório de Comunicações Visuais). Desde então, o laboratório tem como objetivo fornecer pesquisa acadêmica com resultados sólidos e resolver problemas técnicos industriais muito específicos. O LCV é um laboratório dedicado ao desenvolvimento de avanços state-of-the-art na tecnologia através da inovação e da pesquisa tecnológica em benefício da humanidade e da sociedade técnica mundial. Atualmente, na área de tecnologias de TV e Rádio as seguintes pesquisas estão sendo desenvolvidas: Desempenho dos serviços de radiodifusão, Compressão de dados, Codificação de Vídeo, Processamento digital de Imagens, Reconhecimento Facial, Inteligência Artificial e Eficiência Energética.

 

Palestrante: Diego Arturo Pajuelo Castro - pesquisador - UNICAMP

Diego Arturo Pajuelo Castro é doutorando pelo Departamento de Comunicações (DECOM) da Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação (FEEC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e atua como pesquisador pelo Laborátorio de Comunicações Visuais (LCV). Ele trabalho por alguns anos em um dos principais Centros de Operações de Rede (NOC) no Perú, Telefonica, quem fornecem o serviçõ de televisão digital à Região da America Latina. Atualmente, está empenhado na área de novas tecnologias para os sistemas de televisão e multimídia e como parte da dissertação de mestrado, ele apresentou uma proposta de codificação de video para um sistema de televisão com conteúdo de alta faixa dinâmica (HDR).

Pesquisa e Desenvolvimento do Laboratório de TV Digital do Mackenzie

O Laboratório de Pesquisas em TV Digital (LPTVD) da Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza pesquisas e desenvolvimentos dedicados para o setor de radiodifusão.  O LPTVD contribuiu com o desenvolvimento de várias propriedades intelectuais do Sistema Brasileiro de TV Digital e atualmente vem realizando pesquisas acadêmicas que podem contribuir com a definição do próximo sistema de TV Digital Brasileiro. Como destaque serão apresentados o ISDB-T LDM, modulador ATSC 3.0, testes de laboratório/campo e tecnologias transferidas para o setor produtivo.

Palestrante: Julio Omi – Professor Visitante no Laboratório de TV Digital / Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

Formado em engenharia eletrônica pela Escola Politécnica da USP, e Mestre em Engenharia pela Universidade de Tóquio. Foi Gerente de Engenharia do Departamento de Rádio da NEC do Brasil, e participou das atividades da UIT-R, nos grupos TG-8/1 e WP-8F, que trataram dos sistemas IMT-2000, e da CITEL. Participou como membro da delegação brasileira nas Conferências de Radiocomunicações de 1995, 1997 e 2000. Participou dos trabalhos do Laboratório de TV Digital da Universidade do Mackenzie no projeto SBTVD. É Professor Visitante no Laboratório de TV Digital da Universidade Presbiteriana Mackenzie.