5G e o Futuro da Mobilidade

5G e o futuro da mobilidade

O que é o 5G?…
5G é a próxima geração de redes sem fio que disponibilizará maiores velocidades, mais capacidade e menor latência; será capaz de suportar bilhões de dispositivos e coisas conectadas e distribuirá inteligência por seu intermédio!
Mas o que significa tudo isso para os usuários: pessoas físicas, empresas, governos, pesquisadores, hospitais, segurança pública, etc, e suas respectivas atividades? Que benefícios reais se deve esperar do 5G, e quando os diferentes benefícios estarão disponíveis no mercado?
Este é o objetivo de nosso painel: explicar o que é realmente o 5G e o IMT 2020 & Beyond, abordando principalmente os aspectos tecnológicos, mercadológicos e os tempos dos projetos.

Moderador: Paulo Ricardo Balduino - Diretor de Planejamento de TV/Espectro da ABERT

Paulo Ricardo H. Balduino, nascido em 1949, engenheiro eletrônico pela Universidade de Brasília, casado, com três filhos. É responsável pelos trabalhos da Associação Brasileiras das Emissoras de Rádio e Televisão – ABERT, voltados para a política, o planejamento e o uso do espectro radioelétrico. Trabalhou no Ministério das Comunicações como coordenador das atividades de regulamentação internacional junto aos distintos foros da União Internacional de Telecomunicações – UIT e da Comissão Interamericana de Telecomunicações – CITEL, tendo criado, nos idos de 1974 e 1975, o processo de participação do Brasil nos trabalhos da UIT e da CITEL incluindo as comissões brasileiras de estudos então designadas como CBR.s e CBTT.s e hoje reestruturadas e renomeadas como CBC.s. Chefiou delegações brasileiras em várias reuniões, assembléias e conferências da UIT e da CITEL sobre temas diversos, dentre os quais se inclui o planejamento do uso do espectro para vários serviços. Quando do planejamento do Serviço de Radiodifusão por Satélite em 12 GHz na Região 2, presidiu o grupo de peritos que desenvolveu os algoritmos de planejamento e os procedimentos para atualização do Plano. Foi Membro Fundador do “Comitê da Infraestrutura Nacional da Informação da ANATEL (C. INI – ANATEL) onde foi responsável pelo Grupo de Telemedicina, tendo conduzido as suas atividades à avançado nível de desenvolvimento. Representou a ANATEL em vários fóruns e ambientes de trabalho sobre o tema. Foi Diretor e Sócio Co-fundador da empresa Spectrum Latino America, em parceria com a européia Spectrum Strategy Consultants

Lisa Hobbs

Palestrante: Lisa Hobbs - Commercial Portfolio Strategy - Compression Solution Area Media - Ericsson

Lisa Hobbs ingressou na Ericsson em 1997, depois de passar nove anos nas divisões de comunicações por satélite e de compressão de vídeo da Scientific-Atlanta (agora Cisco.) Como Vice-Presidente de Estratégia de Portfólio de Compressão Comercial, ela compartilha a responsabilidade global para definir a direção da carteira de compressão em todos os segmentos de mercado em que a Ericsson está presente, com foco na direção do mercado e ROI.

Francisco Giacomini Soares

Palestrante: Francisco Giacomini Soares - Diretor Sênior de Relações Governamentais

Francisco Giacomini Soares é Diretor Sênior de Relações Governamentais da Qualcomm Serviços de Telecomunicações Ltda. Ele ingressou na empresa em 2007. Francisco é responsável por atividades relacionadas ao governo no Brasil e países do Cone Sul. Entre suas principais atividades estão espectro, questões políticas e regulamentares, participação na União Internacional de Telecomunicações (UIT) e CITEL, e iniciativas de responsabilidade social como o Wireless Reach. Anteriormente, Francisco trabalhou na Agência Nacional de Telecomunicações – ANATEL, desde a sua criação em 1997, e ocupou vários cargos, incluindo Gerente Geral de Certificação e Engenharia do Espectro, e Assessor do Presidente. Durante seu mandato ele liderou e fez parte da Administração brasileira em diferentes fóruns internacionais, incluindo UIT e CITEL, onde presidiu o grupo de trabalho relacionado ao espectro IMT na UIT (WP-8F) e o grupo de serviços de comunicações de rádio fixos e móveis terrestres (CITEL CCPII). No Ministério das Comunicações, foi Coordenador Geral de Planejamento e Engenharia do Espectro. Francisco atua como Membro do Conselho Fiscal e Administrativo do Telebrasil. Na ABINEE coordena a Comissão de IoT e representa a entidade na Câmara IoT/M2M do MCTIC. Ele possui licenciatura

Emilio Loures

Palestrante: Emilio Loures - Diretor de Politicas Públicas da Intel

Emilio Loures é Diretor de Políticas Públicas da Intel do Brasil. Anteriormente liderou a equipe de Assuntos Corporativos do Brasil, abrangendo programas institucionais em Educação e relacionados às comunidades que trabalhamos. Na empresa desde 2001, o executivo atuou em projetos na área de banda larga e banda larga sem fio na Intel Capital e no Corporate Technology Group. Formado em Economia pela Unicamp e com especialização em Administração pelo COPPEAD/UFRJ e pela Fundação Dom Cabral de Belo Horizonte, Emilio foi gerente de planejamento e desenvolvimento de negócios da AG Telecom, sócio diretor da Miner Technology Group e consultor da Monitor/MGDK e Companhia Vale do Rio Doce.