Tecnologia em Jornalismo: Impactos na Produção e Publicação de Notícias

Raimundo Lima_Diretor de Operações do SBT_ (21)

TECNOLOGIA E JORNALISMO: Impactos na Produção e Publicação de Notícias

O avanço e ofertas de novas tecnologias nas redações e ambientes de produção de notícias, trouxeram facilidades, dinamismo, velocidade na produção, apuração e divulgação dos conteúdos noticiosos.
Por outro lado, os profissionais que atuam nesses ambientes precisam entender, dominar e operar essas ferramentas para tirar o melhor proveito das novidades que obrigatoriamente devem estar à serviço do produto noticioso e não ao contrário.
As diversas formas de divulgação em diferentes plataformas, exigem agilidade e cobram mais eficiências dos profissionais envolvidos nos processos. Os debatedores do painel, trarão um pouco de suas experiências no enfrentamento desses desafios, ao mesmo tempo em que deverão traçar uma visão do que nos espera num futuro próximo.

Moderador: Raimundo Lima - Diretor de Tecnologia e Operações – SBT – Sistema Brasileira de Televisão

Com mais de 35 anos de atividades na televisão brasileira, passou pelos Diários Associados, TV Manchete, TV Globo (GINY), TV Band, TV Cultura/SP e Esporte Interativo. Durante esse período, ocupou diversos cargos nos departamentos de Jornalismo, Esportes, Dramaturgia e Entretenimento das emissoras por trabalhou. Com uma formação eclética, passou pela Universidade de Brasília, PUC-SP e Universidade Federal Fluminense, entre outras instituições  

AVI COHEN

LiveU – uma nova forma de captar e distribuir vídeo ao vivo

Palestrante: Avi Cohen - COO e GM da LiveU Americas

Israelense e formado na Universidade Ben-Gurion, Avi Cohen é um engenheiro visionário. Em 2006, fundou a LiveU depois de criar do cellular bonding para transmissão de vídeo sobre IP. A tecnologia revolucionou os mercados de televisão, contribuição jornalística e produção de vídeo publicitário. Com a liderança de Cohen, a LiveU apresentou ao mundo uma nova forma de captar e distribuir vídeo ao vivo, mantendo a liderança global e o estado da arte nos uplinks portáteis que operam nas principais emissoras de TV. Com espírito empreendedor, foi autor e coautor de mais de 10 patentes de comunicação via telefonia celular que introduziram o live streaming em novos mercados e aplicações. Hoje, Avi Cohen é responsável pela operação da LiveU no continente americano e constantemente é solicitado para entrevistas, palestras e conferências sobre inovação e tecnologia.

Rafael Gomide

Palestrante: Rafael Gomide - Chefe de redação do Núcleo de Reportagens Especiais da Record TV

Já soma 23 anos de trabalho em jornalismo, destes 18 anos são dedicados ao telejornalismo, como repórter, editor, repórter investigativo, produtor, editor executivo, editor-chefe, roteirista, redator, gerente de jornalismo e chefe de redação. Além da Record TV, já passou pelas emissoras Band e Rede TV. Rafael se formou em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo em 1997. Conquistou importantes prêmios, só para citar alguns: Prêmio Internacional Rei de Espanha 2016 (maior prêmio de Jornalismo do mundo nos idiomas português e espanhol), Prêmio Esso de Jornalismo em 2011 e 2015; Prêmio Vladimir Herzog 2009 e 2015; Prêmio Tim Lopes de Jornalismo Investigativo 2015; Prêmio Libero Badaró 2014; Prêmio América Latina de Direitos Humanos 2012, 2013 e 2015; Prêmio Anamatra 2016; Prêmio do Ministério Público Federal do Trabalho 2016 (Região Sudeste) e 2017 (Nacional).

Rafael Boni Marques

Palestrante: Rafael Boni Marques - Gerente Operações de Tecnologia - TV Globo

Me formei em 2006 em Engenharia Elétrica com ênfase em Telecomunicações pela FEI (Faculdade de Engenharia Industrial) Em 2010 finalizei uma pós Graduação em Engenharia de Redes e Sistemas de Telecomunicações pelo INATEL (Instituto Nacional de Telecomunicações) E em 2015 terminei uma Pós Graduação em Gestão Estratégica de Projetos pala FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado) Entrei na Tv Globo em 1999 e desde então passei por algumas funções importantes dentro da empresa, como Engenheiro de Suporte, Engenheiro de Sistemas, Supervisor de Projetos, Supervisor de Operações e nos últimos dois anos estou atuando como Gerente de Operações de Tecnologia atendendo ao Jornalismo da empresa.

Eduardo Brandini

Palestrante: Eduardo Brandini - Head de Media e Entretenimento do YouTube para o Brasil

Formado em Comunicação Social – Rádio e TV pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), possui pós graduação em Gestão empresarial e inovação tecnológica pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Com mais de 15 anos de experiência na área de comunicação, Brandini já trabalhou nas maiores emissoras de TV do Brasil, como SBT, Globo, Bandeirantes e Cultura. Também é professor da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP).