Projeto UHD – Brasil: uma Ponte para o Futuro

Uma década após a introdução da alta definição no Brasil, já está mais do que na hora de pensar nos avanços posteriores de imagens e sons e planejar como facilitar sua introdução num mundo com telas progressivamente maiores e mais bonitas, mas também no qual os dispositivos pessoais assumem importância ímpar no dia-a-dia das pessoas, e a cada momento surgem novos formatos de serviços audiovisuais.
Essa sessão discutirá esse novo mundo que nos espera, incluindo  apresentações sobre dois esforços internacionais que visam a preparação para esse futuro – o Fórum internacional UltraHD e o Projeto Wave ( Web Application Video Echosystem) do CTA ( Consumer Technology Association). Vamos também apresentar como o Projeto UHD-Brasil está sendo estruturado.

Moderador: Olimpio José Franco, Superintendente da SET

Olímpio José Franco é superintendente e membro do Conselho de Ex-Presidentes da SET. É engenheiro eletrônico, com extensa carreira na área da radiodifusão televisiva. Em 1969, entrou para a Fundação Padre Anchieta (Rádio e TV Cultura, São Paulo), como estagiário, de onde saiu somente em 1988, quando exercia o cargo de diretor técnico. De 1988 a 2003, foi diretor técnico da TV Jovem Pan. É proprietário da Olympic Engenharia em Sistemas de Áudio e Vídeo desde 1985, atuando em projetos e instalações de áudio e vídeo. É fundador da SET, tendo exercido o cargo de presidente por três períodos, além de ter sido diretor de tecnologia e vice-presidente em vários momentos. É membro vitalício da SMPTE e membro do Módulo Técnico do Fórum SBTVD.

O Fórum UltraHD

O Fórum Ultra HD reúne líderes de mercado de todas as partes da indústria; Emissoras, provedores de serviços, eletrônicos de consumo e fornecedores de tecnologia para colaborar na resolução de obstáculos do mundo real e na aceleração da implantação da Ultra HD.

Palestrante: Skip Pizzi - Vice-presidente de Educação Tecnológica e Outreach da NAB

Skip Pizzi é engenheiro, jornalista, editor, autor e coach de tecnologia. Atualmente, exerce o cargo de vice-presidente de Educação Tecnológica e Outreach da National Association of Broadcasters (NAB). Também é vice-presidente do Grupo de Tecnologia 3 (TG3) do Advanced Television Standards Committee (ATSC), que está desenvolvendo o padrão ATSC 3.0. É membro do Conselho de Administração do Fórum Ultra HD e editor associado do Manual de Engenharia da NAB, 11ª edição.  Graduado pela Universidade de Georgetown, estudou Engenharia Elétrica, Economia Internacional e Belas Artes.  Seu livro mais recente é A Broadcast Engineering Tutorial for Non-Engineers, 4 ª edição.

O Projeto WAVE ( Web Application Video Ecosystem)

O Projeto WAVE, hospedado pela Associação de Tecnologia do Consumidor (CTA) ™, tem como objetivo melhorar a forma como o vídeo comercial fornecido pela internet é manipulado em dispositivos eletrônicos de consumo e tornar mais fácil a distribuição de vídeo para esses criadores.O projeto se concentra em videos comerciais de internet e aplicações web, e no desenvolvimento de ferramentas de interoperabilidade para compatibilidade global.

Palestrante: Mike Bergman - Senior Director, Technology and Standards | Consumer Technology Association

Mike atua na indústria eletrônica há mais de 30 anos, começando como designer de chips e progredindo para sistemas embutidos, comunicações sem fio e multimídia digital sem fio. Antes da CTA, ele ocupou cargos importantes em JVC-Kenwood, Sirius Satellite Radio, e várias outras empresas de tecnologia bem conhecida nas indústrias de computadores e de comunicação. Ele possui duas patentes em design de semicondutores e contribuiu para uma série de padrões, incluindo ATSC, DVB, NRSC e USB.

O Projeto UHD-Brasil  

O Projeto UHD- Brasil reúne representantes dos vários setores da cadeia audiovisual, desde a produção até a distribuição de conteúdo, num esforço voluntário para harmonizar a introdução desses avanços, nas diversas mídias disponíveis em nosso país.

Palestrante: Liliana Nakonechnyj, Presidente da SET

Liliana Nakonechnyj é presidente da SET (Biênio 2017-2018). Engenheira de telecomunicações, dedicou grande parte de sua vida profissional à implantação de sistemas de distribuição de sinais de televisão em estações de transmissão terrestre, sistemas de contribuição e distribuição por rádio, satélite e fibra ótica. Também foi, por muitos anos, responsável pelo apoio de engenharia às emissoras afiliadas da Rede Globo. Liderou estudos e testes para a introdução da televisão digital no Brasil entre 1994 e 2006 e, posteriormente, demonstrações e testes de UHDTV. Representa a SET no IBC Council.