Aumentando a Audiência: Engajamento com Big Data & IA & IOT & MR – Interatividade Real (demo CHATBOT)

Aumentando a Audiência: Engajamento com Big Data & IA & IOT & MR – Interatividade Real ( demo CHATBOT)

Na década de 90 o grande rótulo da criatividade era Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), nos anos 2000 passamos a chamar tudo isso de “Inovação” e nessa década está cada vez mais forte o conceito de “Inovação Disruptiva”, onde existe realmente a quebra de um modelo antigo e velho para ser substituído por um modelo novo e contemporâneo, uma ruptura de conceitos, trazendo a disrupção como o “além” do novo, uma interrupção do curso normal de um processo. Diante deste cenário de novos rótulos, iremos traduzir de forma prática o que significa BigData, onde grandes volumes de informações diferentes são rapidamente acessadas, e também IA (Inteligência Artificial) onde algoritmos e ferramentas estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia, seja em softwares complexos ou até mesmo nos nossos chats das mídias sociais. Outra sopinhas de letras são VR (Virtual Reality) , AR (Augmented Reality) e MR (Mixed Reality), que levam usuários a interagirem com ambientes virtuais cada vez mais comuns nas experiências de marcas, e o IoT (Internet Of Things), que traduzindo significa Internet das Coisas, e que alcançará mais de 50 bilhões de dispositivos conectados na internet em 2020, envolvendo toda a cadeia da indústria de consumo. Com toda esta disrupção, a nossa vida está ficando totalmente interativa, conversamos com máquinas a todo instante, e daqui a pouco pode ser que não conversaremos mais com humanos. Será? Venha ouvir o que essa galera disruptiva apresentará no debate, traga seus amigos e venha discutir conosco o futuro da interação entre as mídias. Iremos fazer uma demonstração em tempo real, da criação e programação de um chatbot dentro de uma fanpage, um robô no messenger do Facebook.

Moderador: Rodrigo Dias Arnaut - Diretor – EraTransmidia/ FAAP/ SET/ Esconderijo

Consultor em planejamento transmídia para produtoras e agências no Esconderijo.xyz, Professor de mídias digitais na FAAP na faculdade de comunicação. Mestre em Ciências pela USP (Poli), Pós em Gestão de Negócios e Inovação Tecnológica ESPM, Engenheiro de computação USJT. Concluiu curso de extensão em E-business na UofT (University of Toronto). Presidente na Associação EraTransmidia, onde desenvolve atualmente pesquisas de produção audiovisual na área de vídeos imersivos, realidade virtual/aumentada e ações de impacto social. Com 25 anos de experiência profissional e acadêmica na área de Tecnologia, Negócios e Comunicação, em brainstormings e projetos de Transmídia, TI, Telecom, TV, IoT, Mobile, Web, Games, Wearables, Interatividade, Holografia, Realidade Virtual e Aumentada, Midia, Publicidade e Marketing, sendo 21 anos no grupo Globo em Pesquisa e Desenvolvimento, nas areas de Esportes, Jornalismo e Entretenimento, onde desenvolveu mais de 50 projetos, recebeu 15 prêmios, com destaque para IBC Special Awards do “Flutuador” (Amsterdã). Também é sócio na startup Gigamobb e na consultoria Esconderijo das Crianças, focado no desenvolvimento de projetos com a metodologia MAMP (Multi Audiência Multi Plataforma) da EraTransmídia. Vice-diretor de TV por Assinatura e Novas Mídias da SET. Palestrante em mais de 200 eventos no Brasil e exterior.

JeffersonPrestes

Conversando com máquinas

Utilizando ferramentas de IA (Inteligência Artificial) para otimizar custos, amplificar a qualidade e precisão das informações no atendimento dos consumidores, dos usuários, dos telespectadores, através do uso de Machine Learning e IA integrados às mídias sociais, como fanpages dentro do Facebook. Cases até de emissoras de TV que liberam vídeos pelo chatbot, uma OTT (Over The Top) via IA!

Palestrante: Jefferson Prestes - Diretor Novatrix / Chronos Bot

Jeff tem mais de 20 anos de experiência com Desenvolvimento de Software, trabalhando desde 1999 com Internet. Hoje, Internet das Coisas e Machine Learning são suas novas paixões. Ele participa de várias comunidades de desenvolvedores e trabalhou diversos anos como Evangelista, ministrando diversas palestras no Brasil e no Exterior bem como organizando Hackathons de níveis globais como Battlehack (battlehack.org). Tem sua empresa, a Novatrix, onde alia tecnicas de Design Thinking e de Lean Startup a novas tecnologias para ajudar empresas a Inovar e gerar negocios.

RodrigoTerra

Realidade Mixada chegou!

Como a MR (Mixed Reality ou Realidade Mixada) vai transformar nosso mundo de conteúdo e experiências imersivas, misturando holografia com imagens reais. Produções em VR (Realidade Virtual), case McDonalds; Aplicações em AR (Realidade Aumentada), como Pokémon e Transmídia, são o estado da arte na construção de experiências de marca para a nova geração de audiência que o mundo de mídia enfrenta hoje.

Palestrante: Rodrigo Terra -Fundador e Diretor Arvore.io / Presidente EraTransmidia

Pós-Graduado em Administração pela FGV. Especialista em Empreendedorismo pelo IBMEC-SP. Graduado em Rádio e TV pela FAAP-SP. Estuda e desenvolve conteúdos Transmídia desde 2006. Dirigiu e conduziu projetos diversos em audiovisual e transmídia para emissoras e produtoras. Foi co-autor, diretor-geral e diretor artístico da série Sexo no Sofá, exibida pela TV Futura e Glitz* (Turner). Consultor em Transmídia no programa Objetiva Audiovisual do Sebrae/APRO, professor PUC-PR de Produção de conteúdo módulo Audiovisual. É diretor criativo e evangelizador de experiências imersivas, Realidade Virtual, Aumentada e Mista. Hoje é presidente da Associação EraTransmidia, sócio-diretor da produtora Fazenda Urbana e COO da Arvore Experiências Imersivas.  

Engajamento e votação online

Como aproveitar a interação e engajamento dos consumidores no mundo online, com ferramentas de votação e pesquisa para tomada de decisão.

Palestrante: Renato Teixeira - Choicely Brazil / FAAP

Publicitário por formação, é consultor de pesquisa de mercado e mídia, e de estratégias de marketing digital. Professor de comportamento da audiência televisiva  na FAAP. Com experiência  em pesquisa de mídia e mercado por 28 anos nos institutos IBOPE Media e Datafolha.

Foto Marcelo Blum - Videodata

Como a Internet das Coisas e o Big Data vão mudar a nossa vida e o mundo de broadcast

As novas gerações estão acostumadas ao “tudo ao mesmo tempo agora”. Vivemos em um mundo em que as coisas crescem de forma exponencial e paradigmas são quebrados constantemente. Negócios consolidados desaparecem e novos negócios surgem rapidamente, mudando hábitos e facilitando as vidas das pessoas. A indústria de mídia e entretenimento precisa mais e mais incorporar esses conceitos, para se tornar mais eficiente, rentável e por consequência mantendo-se relevante. A internet das coisas vai revolucionar as residências, as empresas e os negócios de modo geral, interligando dispositivos, redes sociais, automatizando processos e ao mesmo tempo gerando uma massa de dados descomunal, que através de ferramentas de Big Data, poderão antever os anseios das pessoas. Os conteúdos e a publicidade serão cada vez mais experiências transmídia e multitela, em que as reações serão monitoradas em tempo real e as experiências cada vez adaptadas a cada pessoa.

 

Palestrante: Marcelo Blum - Gerente de Sistemas e Tecnologia da Videodata

Graduado em Eng. Eletrônica pela UFRJ, com 25 anos de atuação no mercado de Engenharia de Televisão, Gerente de Sistemas e Tecnologia da Videodata, especializado em Sistemas Playout, Cloud Playout, Media Asset Management, Orquestração de Workflows de Vídeo e Mídia, Tecnologias de Compressão e Transporte de Vídeo, Produção e Pós Produção e Sistemas de Missão Crítica. Sócio da Set há mais de 24 anos, tem contribuído apresentando inúmeras palestras em seus eventos.

Como criar conteúdos utilizando os dados da audiência

Criar conteúdo para programas de rádio é um desafio, principalmente pela segmentação diversificada da audiência. Temos quase 10.000 emissoras de TV e rádio educativas, comerciais e comunitárias em todo o País, sendo 4377 rádios comunitárias e 1501 rádios FM. Analisar dados de audiência e conhecer o público alvo dessas rádios é essencial na estratégia de produção de conteúdo. Realizar pesquisas e utilizar a interatividade com tecnologias de engajamento e bigdata pode tranaformar a criação de conteúdo no motor de arranque da emissora, aumentando ou até mesmo diminuindo a fuga de audiência para outras mídias.

Palestrante: Robson Ferri - Radialista e Publicitário

18 anos de experiência na área de comunicação. Atuou na Metropolitana FM, Rede Transamérica e Rádio Mix . Fornece conteudo para o Sistema Globo de Rádio, Fundador e diretor da RF Mídia, criou a Rádio Conteúdo uma geradora de conteúdo para rádios com presença em todo o Brasil, com mais de 200 emissoras, Projetos especiais, na cobertura dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, Copa do Mundo Brasil 2014, Rio 2016, com presença pelo segundo ano consecutivo como expositor na NAB Las Vegas.