A Migração do Rádio AM e a Revisão do Regulamento Técnico

Eduardo Cappia _1_

A MIGRAÇÃO DO RADIO AM E A REVISÃO DO REGULAMENTO TÉCNICO

A migração do rádio AM resultando em 300 novas emissoras na faixa estendida (76 a 88 MHz). Novo regulamento técnico aplicado. Universo de receptores faixa estendida, equipamentos e requisitos de modulação FM.

Moderador: Eduardo Cappia, EMC/SET Diretor

JOSE EDUARDO MARTI CAPPIA - Engenheiro Eletricista desde 1979. Diretor da Empresa EMC – SOLUÇÃO EM TELECOMUNICAÇÕES deste 1991. EMC Fez testes do Rádio Digital na UFMG – Belo Horizonte e Responsável Técnico por testes de HD Radio em Cordeirópolis – SP e DRM em Belo Horizonte. Avaliação e defesa de tese junto ao IBiquity nos EUA, sobre convivência de emissoras em Digitais em primeiros canais adjacentes FM. Implantação em 2014 da estação de testes, em eFM – 84,7 MHz – Jovem Pan – São Paulo. Na AESP - líder do Comitê Técnico desde 2011. Atuação na Diretoria de Rádio SET – desde 2011.

ANDRE CINTRA (3)

PLANEJAMENTO DA CANALIZAÇÃO FM ESTENDIDA – BALANÇO MIGRAÇÃO

FAIXA ESTENDIDA FM (76 a 88 MHz). Planejamento dos 12 MHz acrescentados à faixa FM, criterios de interferencia e proteção com a canalização convencional. Critérios e modificações sugeridos na adoção na canalização em Regiões Metropolitanas. Regulamento Técnico e Balanço da Migração.

Palestrante: Andre Ulhoa Cintra - Diretor de Radio - ABERT

Engenheiro de Comunicações – Consultor especializado no planejamento de canais de radiodifusão. Diretor de Rádio Abert e estando atualmente trabalhando na Canalização FM, pela ABERT para acomodar os canais migrantes. Desenvolveu pela SET trabalho para acomodar a canalização de TV no processo de planejamento da canalização de TV Digital de TV.

Receptores Faixa estendida, desde embarcados até smartphones

Características mínimas dos receptores e Norma Técnica para a indústria produzir e ampliar a massa de recepção, viabilizando à operação das novas emissoras a partir de 2019.

Palestrante: Caue Franzon - Gerente de Projetos – RBSTV e Rádios

Mestrando em Engenharia de Produção, Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS; MBA em Gerenciamento de Projetos, FGV – 2012; Gerente de Infraestrutura – RBSTV de 2012 a 2017; Engenharia Elétrica – Ênfase Controle e Automação – UNISINOS – 2004; Coordenador de grupo de pesquisa de produtos e soluções em televisão – RBS TV de 2006 a 2009; Técnico Eletrônica – Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha – 1996

JOSE MAURO DE ÁVILA

Eficiência Energética Transmissores FM – Certificação eFM – Parâmetros da Modulação FM

Serão exibidos os detalhes da Modulação FM, seus vários parâmetros. A inserção RDS, PILOTO, MPX, seus limites e os efeitos no resultado final do produto “audio FM e sua massa” . Certificação de transmissores eFM. Considerações sobre eficiência energética em transmissão FM.

Palestrante: José Mauro de Ávila - Diretor Técnico - MEGASISTEMA - AESP/SET

Engenheiro Eletricista e de Segurança do Trabalho pela Universidade Paulista 2008. Técnico em Eletrônica desde 1982. Participa da NAB – Broadcast Engineering Conference desde 1992. Palestrante em Seminários Técnicos SET AESP. Diretor Técnico Mega Sistema de Comunicação. Especialista Automação Audiovault – Broadcast Electronics.