Acessibilidade: Closed Caption, Libras, Audiodescrição e Atualização das Normas

Caio_SET 01

Acessibilidade: Closed Caption, Libras, Áudio Descrição e Atualização das Normas

O tema da acessibilidade está cada vez mais presente no dia a dia dos broadcasters. De acordo com o IBGE, 6,2% da população brasileira (13 milhões de pessoas), tem algum tipo de deficiência. Nos últimos anos, a legislação brasileira está avançando em medidas de inclusão para que todos tenham acesso à informação, cultura e lazer. Este painel irá abordar o tema da acessibilidade em todas as suas formas como closed caption, libras, áudio descrição, e também apresentar as normas que regulam a adoção destes serviços pelos radiodifusores. Iremos apresentar soluções práticas implementadas e discutir as tecnologias disponíveis no mercado.

Moderador: Caio Augusto Klein - Gerente Executivo de Operações da RBSTV/ SET

Engenheiro formado pela UFRGS (Universidade Federal do RS), com Pós-Graduação em Liderança Estratégica em Negócios e Pessoas pela ESPM-RS. Iniciou a carreira na RBS sendo Coordenador Técnico da RBSTV Uruguaiana. Após, voltou para Porto Alegre onde trabalhou em projetos de instalações de novas Unidades do Grupo, destacando a RBS Video São Paulo e a RBSTV Santa Cruz. Depois, por 10 anos, foi Diretor Técnico da TVE do Rio Grande do Sul. Voltou para a RBS para ser o Gerente Técnico das Rádios do Grupo, onde participou das coberturas das Copas do Mundo de 2006 e 2010, Olimpíadas 2008 e Mundial Interclubes em 2006 e 2010, coordenando a logística do Grupo RBS nestes eventos. Em 2009 voltou para a RBSTV na função de Gerente Executivo de Operações, continuando a participar de grandes coberturas, como a Copa do Mundo do Brasil de 2014.

Acessibilidade: Conceitos e Normas

Nessa palestra, serão apresentados os conceitos fundamentais de acessibilidade em televisão, bem como as normas que regulam a prestação desses serviços na televisão aberta brasileira.

Palestrante: Luiz Fausto - Especialista em Estratégia e Regulatório da Rede Globo

Possui mestrado profissional em computação aplicada pela UECE (2015), MBA Executivo em Tecnologia da Informação pela UFRJ (2011), curso de extensão em Redes de Vídeo sobre IP pela UFRJ (2009) e graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica pela UFRJ/USU (2005). Atualmente é Especialista em Estratégia e Regulatório da Rede Globo , Vice-diretor de Tecnologia da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET), membro da Delegação do Brasil no ITU-R (SG 6) e na CITEL (CCP.II), membro do Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (GIRED), membro do Grupo de Trabalho de Harmonização do Fórum ISDB-T Internacional.

Raphael Oliveira Barbieri

Soluções para Closed Caption

Para atender a crescente demanda na geração de legenda oculta, novas tecnologias para a geração deste conteúdo são cada vez mais necessárias. Nesta palestra serão abordados as vantagens e desvantagens de sistemas de reconhecimento de voz e de estenotipia, quais as soluções em software e hardware necessárias, além de cenários de exemplos para geração e transmissão do Closed Caption no sinal banda base (SD/HD-SDI) e comprimido (distribuição ISDB-Tb).

 

Palestrante: Raphael Oliveira Barbieri - Gerente de Produtos EiTV Entretenimento e Interatividade para TV Digital

Raphael Barbieri possui MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV (2014) e é graduado em Engenharia de Computação pela UNICAMP (2007) com ênfase em sistemas e processos industriais. Atualmente é mestrando pela Faculdade de Eng. Elétrica da UNICAMP, Membro do Modulo Técnico do Fórum SBTVD e Gerente de Produtos da EiTV, onde trabalha desde 2007 com o estudo e desenvolvimento de novas tecnologias de hardware e software para o sistema Brasileiro de TV digital (SBTVD).

foto

Closed Caption, Libras e Áudio Descrição em programação ao vivo

Leandro Fernandes apresenta o Case Debate RBS TV RS, durante as eleições de 2016. Uma transmissão simultânea de 12 debates, com recursos de closed caption, libras e áudio descrição.

Palestrante: Leandro Duarte Fernandes - Coordenador Geral de Programação, RBS TV

Leandro Fernandes é Bacharel em Administração de Empresas pela PUC-RS com MBA em Engenharia de Produção com ênfase em Inovação e Qualidade pela UFRGS. Tem sólida experiência na área de manutenção, engenharia e operações com 18 anos de vivência em emissoras de televisão. Já gerenciou áreas de Tecnologia, Expansão de Rede e Administrativa. Atualmente responde na RBS TV RS pela Coordenação Geral de Programação e Exibição.

IMG_4336

Infraestrutura para acessibilidade

Abordagem sobre infraestrutura para prover os recursos de acessibilidade e necessidades para enquadramento nas diretrizes das normas. Cenários de trabalho como uma emissora geradora.

Palestrante: Marcos Luis Padeti Junior - Coordenador técnico - Record TV

Bacharel em Desenho Industrial com ênfase em design de produto pela Oswaldo Cruz (2005) e Gestão da Tecnologia da Informação (2014) extensão em Gestão de Projetos pela FIAP (2017). Coordenador de sistemas de exibição, 14 anos na Record TV, sempre voltado ao departamento de programação e exibição, trabalhando com desenvolvimento de projetos, análise de mercado e manutenção.