Migração do Rádio e o Mercado

rodrigo neves

Migração do Rádio e o Mercado

Representantes das principais emissoras de rádio brasileiras envolvidas na Migração do Rádio AM para FM, destacarão o modelo de negócio esperado pela integração com a programação em FM, ainda que em eFM (FM estendido). O atual cenário das emissoras de rádio no mercado publicitário.

Destaques para a preservação do rádio com o conteúdo  jornalístico, o rádio com imagem, plataformas híbridas on-line  e cases de sucesso como a recuperação da audiência das emissoras de Onda Media pela migração.

 

Moderador: RODRIGO NEVES - General Director Rede Bandeirantes / Campinas

RODRIGO NEVES, jornalista com especialização em jornalismo de rádio. Atualmente ocupa o cargo de Diretor Geral do Grupo Bandeirantes de Comunicação na cidade de Campinas, SP, que compreende quatro emissoras de rádio, uma televisão e um jornal diário. De julho 2011-julho 2015 foi presidente da AESP Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo, a primeira associação do setor no Brasil e mais importante regional e neste momento ocupa a cadeira de 2º Membro do Conselho da associação. É Vice-Presidente Regional da Amcham Campinas, Membro do Conselho do Centro Infantil Boldrini, do SERTESP - Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo e do Centro Corsini.

Roberto Dimas

Um caso de sucesso

A apresentação destaca o caso de sucesso da Rádio Clube de Lages Ltda, do Sistema Catarinense de Comunicações, a segunda emissora a migrar no Brasil do AM para o FM.
Gestão do trabalho de modelagem, cristalização do conteúdo – rádio migrante – com ampla recuperação de audiência em Lages e Região.
Comprovação através de pesquisas de audiência. Mercado e o Desafio!
Sucesso pós migração com crescimento do faturamento. Emissoras do Grupo fortalecidas e motivadas.

Palestrante: Roberto Dimas Ribeiro do Amaral - Diretor de Produto - Sistema Catarinense de Comunicações

Roberto Dimas Ribeiro do Amaral é Engenheiro Eletricista pela UFSC e Administrador de Empresas pela UNISUL. Doutor em Ciências e Tecnologias da Informação, pelo ISCTE-IUL. Diretor de Produto do Sistema Catarinense de Comunicações (SCC), que compreende o SBT Santa Catarina, rádios e empresas de telecomunicações, sendo responsável pelas áreas de Engenharia, Jornalismo, Programação, Operação e Novos Produtos. É membro da diretoria executiva da ACIL (Associação Comercial e Industrial de Lages), do SERT (Sindicato de Empresas de Radio e Televisão de SC) e da ABCOMM/SC (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico)

paulito foto 1

Migração pioneira

 Jovem Pan: Jornalismo, a chave do sucesso – Editorialismo social e a polarização/hegemonia da audiência no AM e FM  com o mesmo conteúdo.  Pioneirismo na operação da emissora FM na faixa estendida, em teste único no Brasil em 84,7 MHz homologado pela Anatel.⁠⁠⁠⁠”

Palestrante: Paulo Machado de Carvalho Neto - Presidente da AESP – Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo

Paulo Machado de Carvalho Neto, Paulito como é conhecido no setor é graduado em Administração de empresas, radialista e publicitário, vem de uma família profundamente importante dos meios de comunicação do Brasil. Em 1962, ainda bastante garoto, Paulito começou a trabalhar na Rádio Record S. A. como auxiliar de escritório, embora fosse da família do dono. Foi subindo gradativamente, chegando a ser Diretor Artístico e de Programação da Rádio Record A. M., Diretor Financeiro, Diretor Geral da Rádio Record, Diretor Executivo da F.M., Diretor Executivo da TV Record de São José do Rio Preto S/A, Diretor Executivo da F.M. Record S/A e Diretor Executivo da TV Record de Franca S/A. Em 1990 assumiu a função de Diretor Executivo da Record S/A. Além de suas funções nas Emissoras Unidas, Paulito foi membro do Conselho da Fepasa e Diretor- Adjunto do CCESP. De 2000 a 2004 foi Presidente da Abert- Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão, por dois mandatos consecutivos. Teve vários outros cargos diretivos, em entidades de radiodifusão, e em empreendimentos ligados ao Grupo Machado de Carvalho, do qual é assessor. Atualmente é Presidente da

Carlos Doné

Palestrante: Carlos Rubens Doné - Diretor de Mercado - Rádio Itatiaia

Responsável pelas áreas comercial, de marketing e de promoções, Carlos Rubens dos Santos Doné trabalha na Rádio Itatiaia desde 1992, após uma passagem de 13 anos pela Rede Globo. Formado em jornalismo e publicidade pela antiga FAFI-BH, e pós-graduado em Administração de Marketing pela UNA, Doné também realiza palestras em diversos estados do país. Foi vencedor por sete vezes do prêmio Melhores da Comunicação de Minas Gerais, promovido pela AMP (Associação Mineira de Propaganda) e pela Sinapro-MG (Sindicato das Agências de Propaganda). Doné é também o idealizador do Itatiaia Rádio Bar e da agência de promoções e eventos Itatiaia no Ponto. Para ele, a busca incessante pela informação e a agilidade são as principais virtudes de um profissional de comunicação.

Ricardo Gandour

 

Palestrante: Ricardo Gandour - Diretor de Jornalismo da CBN

Ricardo Gandour trabalhou por mais de 10 anos no Grupo Estado. Seu último cargo foi diretor de Conteúdo. Anteriormente já havia trabalhado no Grupo Globo como diretor da revista Época e Jornal Diário de São Paulo.