Drones: voando Legal

Francisco Peres

Drones: Voando Legal

O uso de Drones vem se difundindo cada vez mais no Brasil e no mundo e com isso devemos ficar atentos a legislação existente. Neste painel teremos a apresentação das condicionantes regulatórias para o uso de RPA no Brasil com ANAC, DECEA e ABM. Mostrando os avanços legais para utilização comercial de Drones.

Moderador: Francisco Peres - Gerente de Engenharia - TV Globo

Graduado em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense e Mestrado em Eletromagnetismo aplicado pela PUC-Rio. Está na TV Globo desde 2003, tendo trabalhado como engenheiro de Projetos, desenhando antenas, transmissores e sistemas de contribuição e distribuição para redes MFN e SFN. Atualmente é gerente do departamento de projetos, instalações e regularização e responsável pela expansão da cobertura digital nas 5 emissoras da TV Globo.

Sem título

Regras gerais para a operação de Drones

Apresentação das  regras impostas pela ANAC através do RBAC-E 94 sobre o uso de Drones em território nacional para fins comerciais.

Palestrante: Felipe Filgueiras Costa - Técnico de Telecomunicações - TV Globo

Técnico em Telecomunicações, atua no ramo há 7 anos. Está na TV Globo há 3 anos, trabalha na área de regularização, fazendo as solicitações para uso de radiofrequências na ANATEL em todos os grandes eventos da empresa e também é responsável por criar a norma de utilização de Drones.

3x4decea

A adesão dos pilotos à normatização

Como o mercado profissional dos Drones tem se comportado após a liberação da legislação, e o que os pilotos estão fazendo para se profissionalizar e trabalhar dentro das normas.

Palestrante: Flávio Fachel, presidente da ABM - Associação Brasileira de Multirrotores

Flávio Fachel é um jornalista brasileiro, Formado em Comunicação Social pela Famecos (Faculdade de Comunicação Social da PUC-RS), turma de 1993. Iniciou sua carreira como repórter de televisão em 1991, na emissora RBN (Manaus, AM), na época afiliada à Rede Manchete. Em 1993 foi selecionado para o Projeto Caras Novas da RBS TV, emissora de Porto Alegre, RS, onde trabalhou até 1997 como editor e repórter. Em 1998 foi convidado pela Rede Globo para trabalhar como correspondente na Amazônia. Durante dois anos ficou baseado em Manaus, AM, na TV Amazonas (emissora afiliada da Rede Globo), onde era responsável pela cobertura jornalística de cinco estados: Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima e Amapá. Neste período, destacou-se na realização de reportagens sobre denúncias ambientais para o Jornal Nacional, Globo Repórter, Fantástico e outros programas jornalísticos da emissora. De 2000 a 2010, trabalhou como repórter especial da Rede Globo no Rio de Janeiro, se destacando em reportagens de comportamento, de ciência e tecnologia e de séries especiais. Em 2010 foi convidado para trabalhar como correspondente internacional da Rede Globo de Televisão em Nova Iorque durante o período de 2 anos, em 2012 retornou para o Brasil para trabalhar como repórter especial no Rio de Janeiro. Desde 10 de junho de 2013 é apresentador e editor executivo do telejornal Bom Dia Rio. Ajudou a modificar o perfil do telejornal, tornando-o mais crítico e opinativo, fazendo cobranças fortes ao poder público, dezembro de 2014 passou a ser também apresentador eventual do Bom Dia Brasil.

Ferraz - 1T.crop

RPAS & ACESSO AO ESPAÇO AÉREO BRASILEIRO

Apresentar os meios de Solicitação do Uso do Espaço Aéreo Brasileiro por Aeronaves Remotamente Pilotadas.

Palestrante: 1o.Ten Mário Ferreira Ferraz - Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP). Regional Flight Protection Service of São Paulo (SRPV-SP).

Natural de Bernardino de Campos-SP. - Exerceu a função de Controlador de Voo de JAN 1999 a FEV 2004 no Controle de Aproximação Não Radar de Corumbá (APP-CR) e de MAR 2004 a DEZ 2010 no Controle de Aproximação Radar de São Paulo (APP-SP). - Atualmente exerce a função de Elaborador de Procedimentos de Navegação Aérea, Análise de Pedidos de Uso do Espaço Aéreo para diversos fins (Paraquedismo, Tiro Real, Acrobacia, Balões Tripulados, etc...) no Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP).