Produção ao Vivo IP: Status, Evolução e Melhores Práticas

jasg

Produção ao Vivo IP: Status, Evolução e Melhores Práticas

Como a engenharia de televisão pode traçar um caminho para a transição da atual tecnologia SDI em direção ao futuro do fluxo de trabalho totalmente com tecnologia IP ? Quais as ofertas atuais, as melhores práticas e os próximos passos nesta evolução ?

Moderador: José Antônio de Souza Garcia - EBC - Empresa Brasil de Comunicação / SET

Graduado em 1975 como Técnico em Eletrônica pela ETE em Sta. Rita do Sapucaí e em 1982 em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade São Judas em São Paulo. Tem trabalhado em empresas de televisão, incluindo TV Tupi-SP, TV Cultura-SP, TV Jovem Pan e atualmente gerente de engenharia na TV Brasil-SP. Membro da SET - Diretoria de Tecnologia e do Fórum SBTVD.

Matthew Goldman 1 4x5 high - copy

O Futuro das Instalações de TV: A Migração da SDI para a Infra-estrutura de TI (“All IP”)

Para tornar mais ágil a operação e alavancar a economia de escala e a flexibilidade que a infra-estrutura de TI traz, os Broadcasters devem considerar a migração de arquiteturas específicas  para soluções baseadas em TI. Isso vai em paralelo com a tendência para o processamento de mídia definido por software e a virtualização de funções de rede. Esta apresentação inicialmente dará uma visão geral sobre os desafios que os radiodifusores enfrentam e os benefícios da transformação para “All IP”. Em seguida, descreverá os principais esforços de padronização por trás de “All IP”, incluindo o novo conjunto SMPTE ST 2110 de padrões para mídia profissional sobre IP. Revisaremos o estado atual da indústria e o que deve ser feito em seguida.

Palestrante: Matthew Goldman - Senior Vice President Technology at Ericsson / Fellow & President of SMPTE / Senior Member at IEEE

Matthew Goldman é vice-presidente sênior de tecnologia, TV e mídia da Ericsson, com foco em soluções de processamento de vídeo e media delivery. Ele participa ativamente do desenvolvimento de sistemas de televisão digital desde 1992. Teve uma destacada atuação no Moving Picture Experts Group, onde ajudou a criar os padrões MPEG-2 Systems e DSM-CC. Continua influente em outras organizações como a Society of Motion Picture and Television Engineers (SMPTE), a Alliance of IP Media Solutions (AIMS), o Fórum Ultra HD, o projeto Digital Video Broadcasting, o Advanced Television Systems Committee e a Society of Cable Telecommunications Engineers. Quatro de seus projetos tiveram reconhecimento da Technology & Engineering Emmy® Awards. O Sr. Goldman recebeu diplomas de bacharelado (com distinção) e mestrado em engenharia elétrica pelo Instituto Politécnico de Worcester. Ele possui seis patentes relacionadas ao transporte de vídeo digital.Membro da SMPTE, ele também é membro sênior do IEEE e membro da Academia de Pioneiros de Televisão Digital. O Sr. Goldman é o atual presidente da SMPTE.

Avaliações e desafios técnicos. Lições aprendidas em implementações IP

Os primeiros sistemas em IP incorporavam tecnologias proprietárias, com a camada de transporte de mídia não padronizada, tecnologias de roteamento específicas e orquestração dos fluxos de mídia em um ecossistema fechado. Mas a aliança AIMS pavimentou um caminho com padrões abertos, que incluiu vários fornecedores de sistemas utilizando soluções baseadas em COTS. Grandes implementações de IP empurraram os limites do conhecimento, sobre o que pode ser implantado usando uma infra-estrutura COTS e quais desafios surgem com a ampliação dos sistemas.

Palestrante: Robert Erickson - IP Evangelist - Grass Valley

Robert Erickson, atualmente na GrassValley, com a missão de Evangelista da Tecnologia IP. Atua há 18 anos em Engenharia de Televisão, esteve na KWTV, Sinclair Broadcast Group, Tyler Media e na GrassValley desde 2008.

IMG_3965

Como encarar as Mudanças da Produção ao Vivo em IP

O momento é de mudanças.
A transição de HDTV para 4K, SDR para HDR e SDI para IP tem assombrado muita gente.
Estratégias de migração e de crescimento futuro estão pipocando, juntamente com novos padrões. Diferentes arquiteturas e workflows estão sendo propostos.
Novos e antigos atores estão se posicionando.
O que acontecerá com produção ao vivo? O que nos oferece o SMPTE 2022/2110 e o NDI? Como gerenciar e controlar esse sistema? Que topologia é adequada?
Participe e esteja preparado.

Palestrante: Antonio Leonel da Luz, Presidente, media and content-dynamics

Leonel da Luz é o presidente da media and content-dynamics que atende ao mercado brasileiro e latinoamericano, oferecendo consultoria, projetos, produtos e serviços profissionais. Com uma sólida formação em engenharia e administração de empresas pela Mauá, INATEL, FGV e MIT, Leonel acumulou sucessivas histórias de sucesso em várias empresas nacionais e internacionais, como TV Cultura-SP, Ampex, Philips, TV Anhanguera, Harris e Grass Valley, dentre outras.