• PT
  • EN
  • ES

Produção ao Vivo IP: Status, Evolução e Melhores Práticas

jasg

Produção ao Vivo IP: Status, Evolução e Melhores Práticas

Como a engenharia de televisão pode traçar um caminho para a transição da atual tecnologia SDI em direção ao futuro do fluxo de trabalho totalmente com tecnologia IP ? Quais as ofertas atuais, as melhores práticas e os próximos passos nesta evolução ?

Moderador: José Antônio de Souza Garcia - EBC - Empresa Brasil de Comunicação / SET

Graduado em 1975 como Técnico em Eletrônica pela ETE em Sta. Rita do Sapucaí e em 1982 em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade São Judas em São Paulo. Tem trabalhado em empresas de televisão, incluindo TV Tupi-SP, TV Cultura-SP, TV Jovem Pan e atualmente gerente de engenharia na TV Brasil-SP. Membro da SET - Diretoria de Tecnologia e do Fórum SBTVD.

Matthew Goldman 1 4x5 high - copy

O Futuro das Instalações de TV: A Migração da SDI para a Infra-estrutura de TI (“All IP”)

Para tornar mais ágil a operação e alavancar a economia de escala e a flexibilidade que a infra-estrutura de TI traz, os Broadcasters devem considerar a migração de arquiteturas específicas  para soluções baseadas em TI. Isso vai em paralelo com a tendência para o processamento de mídia definido por software e a virtualização de funções de rede. Esta apresentação inicialmente dará uma visão geral sobre os desafios que os radiodifusores enfrentam e os benefícios da transformação para “All IP”. Em seguida, descreverá os principais esforços de padronização por trás de “All IP”, incluindo o novo conjunto SMPTE ST 2110 de padrões para mídia profissional sobre IP. Revisaremos o estado atual da indústria e o que deve ser feito em seguida.

Palestrante: Matthew Goldman - Senior Vice President Technology at Ericsson / Fellow & President of SMPTE / Senior Member at IEEE

Matthew Goldman é vice-presidente sênior de tecnologia, TV e mídia da Ericsson, com foco em soluções de processamento de vídeo e media delivery. Ele participa ativamente do desenvolvimento de sistemas de televisão digital desde 1992. Teve uma destacada atuação no Moving Picture Experts Group, onde ajudou a criar os padrões MPEG-2 Systems e DSM-CC. Continua influente em outras organizações como a Society of Motion Picture and Television Engineers (SMPTE), a Alliance of IP Media Solutions (AIMS), o Fórum Ultra HD, o projeto Digital Video Broadcasting, o Advanced Television Systems Committee e a Society of Cable Telecommunications Engineers. Quatro de seus projetos tiveram reconhecimento da Technology & Engineering Emmy® Awards. O Sr. Goldman recebeu diplomas de bacharelado (com distinção) e mestrado em engenharia elétrica pelo Instituto Politécnico de Worcester. Ele possui seis patentes relacionadas ao transporte de vídeo digital.Membro da SMPTE, ele também é membro sênior do IEEE e membro da Academia de Pioneiros de Televisão Digital. O Sr. Goldman é o atual presidente da SMPTE.

Avaliações e desafios técnicos. Lições aprendidas em implementações IP

Os primeiros sistemas em IP incorporavam tecnologias proprietárias, com a camada de transporte de mídia não padronizada, tecnologias de roteamento específicas e orquestração dos fluxos de mídia em um ecossistema fechado. Mas a aliança AIMS pavimentou um caminho com padrões abertos, que incluiu vários fornecedores de sistemas utilizando soluções baseadas em COTS. Grandes implementações de IP empurraram os limites do conhecimento, sobre o que pode ser implantado usando uma infra-estrutura COTS e quais desafios surgem com a ampliação dos sistemas.

Palestrante: Robert Erickson - IP Evangelist - Grass Valley

Robert Erickson, atualmente na GrassValley, com a missão de Evangelista da Tecnologia IP. Atua há 18 anos em Engenharia de Televisão, esteve na KWTV, Sinclair Broadcast Group, Tyler Media e na GrassValley desde 2008.

boris

Arquiteturas de referência baseadas em IP para Produção e Distribuição

Oferecer uma visão mais aprofundada das arquiteturas IP utilizando padrões abertos, desenvolvimento conjunto com os com os fornecedores de IP switches, estudos de casos com topologias já em operação, discussão dos novos desenvolvimentos de normas e grupos de trabalho, lições aprendidas ao longo dos processos, melhores práticas dos IP “early adopters“, considerações específicas para cada tipo de infraestrutura.

Palestrante: Boris Kauffmann, Solutions Architect

Arquiteto de Soluções da Imagine Communications, trabalha há mais de 10 anos com projetos na área de broadcast, arquivos de filmes, pós-produtoras e estúdios de som. Experiência com processos de aquisição, digitalização, processamento, codificação, transcodificação e transporte de sinais. Conduziu provas de conceito, apresentações e treinamentos de técnicos para vários fabricantes em broadcasters e provedores de telecomunicações.

IMG_3965

Como encarar as Mudanças da Produção ao Vivo em IP

O momento é de mudanças.
A transição de HDTV para 4K, SDR para HDR e SDI para IP tem assombrado muita gente.
Estratégias de migração e de crescimento futuro estão pipocando, juntamente com novos padrões. Diferentes arquiteturas e workflows estão sendo propostos.
Novos e antigos atores estão se posicionando.
O que acontecerá com produção ao vivo? O que nos oferece o SMPTE 2022/2110 e o NDI? Como gerenciar e controlar esse sistema? Que topologia é adequada?
Participe e esteja preparado.

Palestrante: Antonio Leonel da Luz, Presidente, media and content-dynamics

Leonel da Luz é o presidente da media and content-dynamics que atende ao mercado brasileiro e latinoamericano, oferecendo consultoria, projetos, produtos e serviços profissionais. Com uma sólida formação em engenharia e administração de empresas pela Mauá, INATEL, FGV e MIT, Leonel acumulou sucessivas histórias de sucesso em várias empresas nacionais e internacionais, como TV Cultura-SP, Ampex, Philips, TV Anhanguera, Harris e Grass Valley, dentre outras.

Solange Pauletti