• PT
  • EN
  • ES

O FM no Celular e o Rádio no Painel do Carro – Caminhos para o Futuro do Rádio

O FM no Celular e o Rádio no Painel do Carro – Caminhos para o Futuro do Rádio

Na medida em que o smartphone é virtualmente o dispositivo universal para consumo de mídia, é absolutamente estratégico que o rádio esteja presente nele. Ironicamente, a maioria dos celulares possui o chip para recepção de FM, porém, apenas uma minoria tem esta recepção ativadaTendo notado isto, a NAB começou uma campanha para ativação destes chips. Na mesma época, foi lançado no mercado americano o modelo de rádio híbrido NextRadio, reunindo recepção de áudio via FM com recepção de metadados via internet 3G/4G. Seguindo o mesmo movimento, os radiodifusores brasileiros começaram a se mobilizar para promover a ativação dos chips de FM nos smartphones por aqui.

Este será o foco deste painel, a ativação do FM nos celulares. Serão apresentados o case americano, as iniciativas de promoção no Brasil e a proposta de regulamentação.

O painel incluirá ainda uma apresentação sobre o projeto RDC, uma tecnologia que permite mostrar a logomarca da emissora nos painéis de uma nova geração de receptores de rádio nos automóveis.

 

Moderador: Marco Túlio Nascimento - diretor da ZYDigital / SET

Engenheiro de Telecomunicações formado em 1983 pela Universidade Federal Fluminense. Com carreira desenvolvida na área de radiodifusão, trabalhou no Sistema Globo de Rádio onde ocupou a função de Gerente Geral de Tecnologia e foi responsável pelas áreas de Engenharia, TI e Operações. Atualmente, é diretor da ZYDigital, empresa que fundou em 2015 voltada para consultoria de tecnologia como suporte a negócios e desenvolvimento de soluções em engenharia de mídia. É vice-diretor de Segmento de Mercado Rádio da SET.

NAB-Skip-Pizzi-2011-150x150

Pocket Convergence: FM Radio on Smartphones in North America

A inclusão da recepção de FM nos smartphones na América do Norte tem sido um interessante e, às vezes, difícil processo – não por questões técnicas, mas sim por razões de negócios. Esta apresentação irá abordar a tecnologia, a história, o status atual e as perspectivas futuras da penetração, no mercado norte americano, da recepção de FM em smartphones.

 

Palestrante: Skip Pizzi - Vice-presidente de Educação Tecnológica e Outreach da NAB

Skip Pizzi é engenheiro, jornalista, editor, autor e coach de tecnologia. Atualmente, exerce o cargo de vice-presidente de Educação Tecnológica e Outreach da National Association of Broadcasters (NAB). Também é vice-presidente do Grupo de Tecnologia 3 (TG3) do Advanced Television Standards Committee (ATSC), que está desenvolvendo o padrão ATSC 3.0. É membro do Conselho de Administração do Fórum Ultra HD e editor associado do Manual de Engenharia da NAB, 11ª edição.  Graduado pela Universidade de Georgetown, estudou Engenharia Elétrica, Economia Internacional e Belas Artes.  Seu livro mais recente é A Broadcast Engineering Tutorial for Non-Engineers, 4 ª edição.

Alexandre Barros

O PROJETO RADIOPHONE – PROMOVENDO A ATIVAÇÃO DO FM NOS CELULARES NO BRASIL

Esta apresentação irá discutir, na perspectiva brasileira, a ativação dos chips de FM nos celulares, os desafios e as oportunidades. Apresentará ainda o projeto Radiophone, uma iniciativa da AERP para promover a ativação dos chips no Brasil.

Palestrante: ALEXANDRE BARROS - Presidente da Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná - AERP Diretor do Grupo Maringá de Comunicação

ANDRE CINTRA (3)

O FM no celular e a possibilidade de regulamentação no Br

Nesta palestra será apresentada a visão da ABERT sobre a ativação do FM nos celulares no Brasil. Também será discutida a possibilidade de tornar a ativação obrigatória através de regulamentação.

 

Palestrante: Andre Ulhoa Cintra - Diretor de Radio - ABERT

Engenheiro de Comunicações – Consultor especializado no planejamento de canais de radiodifusão. Diretor de Rádio Abert e estando atualmente trabalhando na Canalização FM, pela ABERT para acomodar os canais migrantes. Desenvolveu pela SET trabalho para acomodar a canalização de TV no processo de planejamento da canalização de TV Digital de TV.

MATHIAS-MICHAEL-

EXPOSIÇÃO DA LOGOMARCA EM AUTO-RÁDIOS E SEGURANÇA DO SINAL RDS

Esta palestra apresentará o projeto Radio Data Center, uma tecnologia que permite mostrar a logomarca da emissora nos painéis de uma nova geração de receptores de rádio nos automóveis. O RDS é uma das referências da tecnologia para identificar a emissora sintonizada. Para evitar que o uso indevido do PI por terceiros implique em erros de identificação, a plataforma possui recursos para verificar a procedência do sinal.

A nova tecnologia já está funcionando no Brasil nos receptores MOPAR easy4u, utilizado nas frotas da FIAT e da Chevrolet. A Mercedez Bens começará a usar a tecnologia no Brasil em 2018.  A ABERT e a AMIRT apoiam o projeto e algumas emissoras já estão participando.

Palestrante: MATHIAS MICHAEL OEELEIN - Radio Data Center (RDC)

MATHIAS MICHAEL OEELEIN, alemão, representa a empresa Radio Data Center (RDC) no Brasil desde 2014.   A RDC é uma empresa alemã que atua internacionalmente na área de Consulting na recepção da frequência das emissoras, disponibilizando e avaliando todos fatores, inclusive os dados topográficos e de radiodifusão.   A RDC também atua disponibilizando e implementando logotipos das emissoras de rádios, nos mais modernos sistemas de multimídia nos automóveis.   Formado em direto na Alemanha e no Brasil, especializado em direto contratual e de negociações, palestrante internacional e autor de inúmeros guias de direto contratual, publicados pelas câmaras de comércio internacional da Alemanha, Áustria, Dinamarca e Polônia.   Mathias Oefelein é responsável pela implementação do projeto da RDC no Brasil, visando a legalização do uso das logomarcas nas novas gerações de sistemas multimídia veiculares.   

 

 

SOLANGE S LORENZO