Pioneirismo Brasileiro em Áudio Imersivo: Experiências Práticas

Rafael Castro

Pioneirismo Brasileiro em Áudio Imersivo: Experiências Práticas

O foco deste painel será mostrar como a produção de áudio imersivo funciona na pratica , sob o ponto de vista do broadcast. Traremos como exemplos o Rock In Rio 2015 que foi o primeiro evento ao vivo feito em 4k no mundo, abordaremos também o Carnaval deste ano que novamente foi pioneiro em transmissão Atmos OTT, além de eventos ao vivo trataremos também pós-produção suas ferramentas, como introdução teremos uma breve explanação sobre status de áudio imersivo no mundo.

Moderador: Rafael de Castro - Diretor Regional - Latin America Dolby Laboratories

-

Luana Bravo

 

Co-moderadora: Luana Carolina Bravo - Comitê de Ensino - SET

Engenheira eletricista com ênfase em eletrônica pela Faculdade de Engenharia São Paulo. Pós graduada em TV Digital pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Trabalha no mercado de televisão há mais de 10 anos. Participante da diretoria da SET desde 2012, membro do Grupo Técnico de Recepção (GT-Rx) do GIRED, membro do Módulo de Mercado do Fórum Brasileiro de TV Digital e representante da ABERT no Projeto Ultra HD Brasil .

Carlos-Watanabe

Palestrante: Carlos Watanabe - Diretor para Mercados Emergentes na Dolby Laboratories

Carlos Watanabe é Diretor para Mercados Emergentes na Dolby Laboratories, a líder global em tecnologias de entretenimento audiovisual. Há mais de 50 anos a Dolby cria tecnologias de áudio, vídeo e voz que transformam o entretenimento e as comunicações em dispositivos móveis, no cinema, em casa e no trabalho. Carlos é Engenheiro Elétrico formado na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com MBA pela Ross School of Business da Universidade de Michigan. Ele conta com mais de 20 anos de experiência em empresas de tecnologia, mídia e entretenimento, e consultoria de alta gestão.

Gabriel Thomazini

Áudio Imersivo na TV por Assinatura

Com o Audio Imersivo sendo apresentado como uma desejada opção nas transmissões em 4K, nessa apresentação, serão abordadas as características da utilização do formato Dolby ATMOS na cadeia de Broadcast, compartilhando as impressões e desafios dessa tecnologia na Área de TV paga.

Palestrante: Gabriel Thomazini - Coordenador de Áudio da Globosat

Trabalhando há mais de 30 anos com audio profissional, foi técnico de gravação e mixagem de conteúdos musicais, técnico de P.A e Sound Designer. Há mais de 15 anos na área de broadcast, participou realizando projetos para infraestrutura de áudio de grandes eventos como Olimpíadas, Copas do Mundo e Shows Internacionais. Participou no desenvolvimento de projetos de Unidades Móveis, Estúdios de Televisão e infraestrutura IP para sistemas profissionais de áudio e automação. Membro da AES desde 1998, realiza palestras e workshops promovendo novas técnicas e tecnologias para produção de áudio. Atualmente ocupa o cargo de Coordenador de Áudio da Globosat, considerada a maior programadora de TV a cabo da América Latina.

Carlos Ronconi

Dolby Atmos no Carnaval do Rio

Primeira transmissão mundial com mixagem remota usando Dolby Atmos.

Mais de 40 trilhas canalizadas do Sambódromo até os estúdios da Globo, em Jacarepaguá, onde se fez a mixagem com tecnologia Dolby Atmos.

Palestrante: Carlos B. Ronconi - Assessor Técnico - Grupo Globo

-Assessor técnico nos Estúdios Globo onde atua na area de audio. Participou da implantação de várias tecnologias de audio para live e sonorização, desde o primeiro workstation de áudio até a Unidade Móvel de Áudio. Coordena o áudio dos eventos e transmissões do Entretenimento tais como Carnaval, Especial Roberto Carlos, Criança Esperança, Rock In Rio, Brazilian Day, etc. Formado em Cinema pela Universidade Gama Filho e estudou Engenharia Elétrica na Fundação Valeparaibana de Ensino, de São José dos Campos, SP. Formado em Música (Piano Clássico) pelo Conservatório Santa Cecília, também de SJC. Trabalhou também no Instituto de Atividades Espaciais, nos Estúdios Transamérica e na gravadora Som Livre.

Rodrigo Meirelles

Áudio imersivo em dramaturgia

Entre as experiências realizadas recentemente pela Globo em Dolby Atmos, a dramaturgia é um destaque. As mixagens experimentais de clipes de séries de TV voltadas para Dolby Atmos Home foram as primeiras realizadas na América Latina. Poder, a partir de uma única mixagem, gerar uma experiência imersiva a um grande número de espectadores promove uma mudança de cenário no som para TV que não vemos desde a implementação do estéreo. O objetivo da apresentação é discutir as oportunidades criativas e impactos nos fluxos de trabalho que a tecnologia impõe em dramaturgia, de novela a séries, no contexto das múltiplas plataformas e do consumo de conteúdo imersivo em soundbars e headphones.

Palestrante: Rodrigo Meirelles - Supervisor de Áudio - TV Globo

Rodrigo Meirelles é Supervisor Executivo de Áudio da Globo. É formado em Engenharia Eletrônica e de Computação, Gravação e Produção Fonográfica e tem Mestrado em Educação e Mídia. Há 16 anos no mercado de áudio, começou sua carreira como engenheiro em estúdios de produção musical no Rio de Janeiro, em manutenção, instalação e projetos de estúdios de gravação de áudio, foi instrutor e fundador do centro de treinamentos ProClass, pioneiro em certificações oficiais em Pro Tools e Avid no Brasil e, na TV Globo, foi responsável pela área de sonoplastia de pós-produção de 2009 a 2014. Hoje é responsável pela área de Produção de Áudio do Entretenimento (Estúdios Globo). Foi professor universitário por 8 anos ministrando disciplinas nos cursos de Produção Fonográfica, Produção Audiovisual, Rádio e TV e Graduação em Cinema.