Startups do Audiovisual – Oportunidades e Novos Modelos de Negócios

Aronchi - Escola de Negócios do Sebrae-SP - Copia

Startups do Audiovisual – Oportunidades e Novos Modelos de Negócios

As startups do audiovisual multiplataforma trazem as soluções disruptivas e inovadoras. Empreendedores, com empresas enxutas, ganham mercado e passam a oferecer desde conteúdo até soluções tecnológicas de baixo custo e alta tecnologia. O painel apresenta inovações trazidas por startups do audiovisual, aponta caminhos para a indústria broadcasting através do empreendedorismo e da inovação e o apoio da SET para o estímulo ao ecossistema de startups do audiovisual e seus novos modelos de negócios.

Moderador: José Carlos Aronchi - SEBRAE-SP

Diretor de Eventos da SET. Consultor de Inovação e Tecnologia na Unidade Cultura Empreendedora – Escola de Negócios do Sebrae-SP Alencar Burti. Jornalista e radialista, mestre em Comunicação Científica e Tecnológica pela Universidade Metodista/SP, doutor em Ciências da Comunicação pela ECA/USP e pós-doutorando na UFSCar. Recebeu no SET EXPO, em 2010, o Prêmio de Melhor Inovação-Interatividade para a TV Digital pelo app Roda dos Gêneros da TV Digital. Em 2016, recebeu o Prêmio Sebrae Gestor de Startups Like a Boss, na Campus Party SP. Mentor de empresas startups do segmento audiovisual. É professor do curso de RTVi da FacCamp/SP e professor convidado da UFSCar no curso de especialização em Produção de Conteúdo Audiovisual para Multiplataformas. Autor de “Gêneros e Formatos na Televisão Brasileira” (2ª. Edição) e “Seja o primeiro a saber – a CNN e a globalização da informação”. Membro do GEMInIS – Grupo de Estudos em Mídias Interativas em Imagem e Som.

João Massarolo

StartUps no Mercado Audiovisual

A experiência da UFSCar com a Especialização em Produção de Conteúdo Audiovisual Multiplataforma e a proposta de incluir no programa do curso a disciplina Startups do Audiovisual – Inovação e Empreendedorismo. Os resultados ao se introduzir a formação em startups como disciplina da especialização. A formação do profissional na academia para atuar e empreender em startups do audiovisual multiplaforma. O GEMInIS – Grupo de Estudos em Mídias Interativas de Imagem e Som e sua visão para a formação de profissionais inovadores e empreendedores do audiovisual.

Palestrante: João Carlos Massarolo - UFSCar

João Carlos Massarolo: cineasta, professor universitário; Doutor em Cinema pela USP, é diretor e roteirista de vários filmes, entre os quais, São Carlos / 68 e O Quintal dos Guerrilheiros (2005). Publicou: Roteiro audiovisual para Narrativas Transmídia (2016); Sobre a midiatização do consumo ficcional transmidiático e seus efeitos (2015); Storytelling Transmídia: Narrativa para multiplataformas (2014), entre outros artigos. É Professor associado da UFSCar; Coordenador do grupo GEMInIS e Editor da Revista GEMInIS. Email: [email protected]

FOTO RAQUEL MOLINA 2

A captação de imagens por drones e o potencial do mercado

A Futuriste é uma startup pioneira no uso de captação de imagens por drones no Brasil, que ampliou para serviços, treinamentos, manutenções, consultorias e venda de drones customizados para atender as necessidades de empresas de vários segmentos. A Futuriste foi a empresa com maior número de indicações do prêmio TOP3 Mercado de drones Brasileiro pela DroneShow. A apresentação é sobre o desenvolvimento da startup, do protótipo, da validação com clientes, a captação de recursos financeiros e investidores, sua equipe de negócios e os resultados. Qual o seu modelo de negócio e a projeção de escalabilidade da startup.

Palestrante: Raquel Molina - Diretora Executiva da Futuriste

Co-fundadora da empresa de Drones Futuriste Tecnologia, é diretora executiva da empresa. É considerada a primeira mulher instrutora de Drones do Brasil, iniciando na área em 2015. Com background em Tecnologia, atuou por anos como Gestora de Projetos de Sistemas em grandes empresas do setor financeiro como Itaú-Unibanco e Bradesco. Raquel é Pós-graduada em governança de TI pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Graduada em TI com Ênfase em Gestão de Negócios pela FATEC, Certificada em CPRE (Engenharia de Requisitos de Sistemas), Certificada em COBIT (Governança de TI) e Técnica em Logística pela Escola Técnica Estadual.

Charles Boggiss

UView360: Startup de Inovação em imagens 360 graus

Fundada em 2010, a startup focada em Vídeo em 360 graus e transmissão ao vivo em vídeo 360 graus, trazendo inovação, interatividade e imersão aos usuários. Atuando nos mais diversos setores como Eventos, clipes musicais, empreendimentos imobiliários, programas de Tv e muito mais, a UView360 é um case da realidade virtual.

Palestrante: Charles Boggiss - CEO - UView360

Foto Edson Mackeenzy

SET Innovation Zone: Startups do audiovisual multiplataforma ganhando o mercado broadcast e broadband

O ecossistema das startups. O que é. O perfil do empreendedor, o time, a idéia e modelagem do negócio inovador que sai em busca do cliente com MVP. Porque as startups estão ganhando mercado. Onde estão as oportunidades para as startups do audiovisual e broadcasters. O apoio da SET às startups do audiovisual. O SIZ e o estímulo às startups nos SET regionais.

Palestrante: Edson Mackeenzy - Head SET Innovation Zone

Edson Mackeenzy, Empreendedor experiente, especialista em Inovação e desenvolvimento de negócios. Radialista, Apresentador, Facilitador e Keynote em eventos de Tecnologia, Marketing e Negócios. Mack é um importante agente na formação dos Ecossistemas de Startups em todo o Brasil e um elo entre elas e o mercado. Atualmente é Head de Inovação da SET, Curador do programa de inovação cooperativa Plataforma.Space para o Sicoob. Atuou como Dir. De Relacionamento com Startups na Bossa Nova Investimentos, BizDev responsável pela expansão LatAm daCodeFellows.org, produtor executivo do Relate Live by Zendesk, Head de Comunicação e Parcerias do Grupo iMasters | E-CommerceBrasil, CEO e fundador do 1º portal de videos do mundo o Videolog tv, Mentor, Facilitador e Community Leader na TechStars em ações como Startup Weekend. Em 2015 indicado a melhor Mentor de Startups do país no prêmio SparkAwards da Microsoft, eleito em 2013 um dos empreendedores mais influentes do Brasil, membro do conselho da RioSoft ( agente Softex), envolvido em centenas de conferências de comunicação, relacionamento, empreendedorismo, tecnologia e negócios em todo Mundo.

FOTO FERNANDO CHAMIS

Gamificação do conteúdo – Startups de games avançando em smart tvs e multiplataformas

Caminhos para as startups do segmento games mostram uma grande oportunidade de negócios devido às multiplataformas digitais, como as smart tvs, e conteúdo com realidade virtual e gamificados. A ABRAGAMES, o mercado de games brasileiro e internacional, cases de empreendedores que iniciaram como startup e agora já tiveram resultados de mercado nacional e internacional. O suporte da ABRAGAMES para estimular as startups de games, com apoio do BNDES e APEX.

Palestrante: Fernando Chamis - Presidente da ABRAGAMES - Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais

Fernando Chamis é bacharel em Ciência da Computação e pós-graduado em e-business e Gestão Empresarial pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie. Sócio-diretor da Webcore, empresa de desenvolvimento de soluções interativas fundada em 1999. Em 2007 criou também a divisão Webcore Games, responsável pela criação de jogos voltados para entretenimento, infantil e publicidade e a Insolita Studios, empresa de games responsável por títulos de sucesso como CaveDays, Freekscape e A Turma do Chico Bento. Em 2016 lançou o jogo My Night Job para PlayStation4 e Steam e recentemente lançou diversos jogos para o público infantil em parceria com propriedades intelectuais como O Menino Maluquinho, Bob Zoom, Bia & Nino, Jacarelvis, Hello Kitty entre outros. Já foi premiado diversas vezes tanto no mercado de games quanto no mercado de publicidade ganhand o duas vezes o prêmio de melhor jogo nacional e 3 vezes em Cannes Lions. É também atual presidente da Abragames - Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais na gestão 2016/2017.