O Papel da Área de Tecnologia no Processo de Switch-off Analógico e Início do 4G/LTE na faixa de 700 MHz

Rafael Leal

O Papel da Área de Tecnologia no Processo de Switch-off Analógico e Início do 4G/LTE na Faixa de 700 MHz

O painel abordará aspectos técnicos relacionados aos desligamentos da TV Analógica, questões referentes aos diversos remanejamentos para limpeza e liberação da faixa de 700 MHz além das discussões sobre as ações que antecedem e sucedem o início do 4G/LTE em todo país. Teremos a participação dos profissionais que estão bastante envolvidos em todos esses processos que poderão compartilhar com o público suas experiências recentes nestas três frentes de atuação: Desligamentos, Remanejamentos e Início da Operação do 4G/LTE.

Moderador: Rafael Leal - TV Globo

Rafael Leal é formado em Engenharia de Telecomunicações pelo INATEL, pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP e tem MBA em Gerenciamento de Projetos também pela FGV-SP. Ele tem mais de 10 anos de experiência em engenharia de televisão e há 08 anos trabalha na TV Globo. Trabalhou por 6 anos na área de apoio e interface técnica com as emissoras afiliadas e nos últimos anos tem se dedicado às questões regulatórias atuando mais próximo dos processos de desligamento da TV analógica e expansão do sinal digital em todo o país. É vice coordenador do Módulo de Mercado do FBTVD (Fórum Brasileiro de TV Digital), coordenador do Grupo de Trabalho do Switch-off da SET e membro do GT-Rm (Grupo Técnico de Remanejamento) do GIRED.

Carlos Cauvilla

O Desligamento da TV Analógica no Brasil – Como conduzir

Serão  abordados nesta apresentação alguns pontos sobre como se preparar para os desligamentos dos sinais analógicos incluindo avaliação de cobertura digital, treinamento das equipes técnicas e ações de divulgação do desligamento. Qual são os papeis da engenharia nos períodos de pré e de pós desligamentos. Como a tecnologia deve suportar as demais áreas das emissoras no processo de conscientização do apagamento dos sinais analógicos?

Palestrante: Carlos Cauvilla / Diretor de Tecnologia de TV / Rede Anhanguera

Engenheiro com MBA em Gestão de Negócios e Gestão de Tecnologia. Atualmente ocupa o cargo de Diretor de Tecnologia de TV na Rede Anhanguera, onde responde pela operação, projetos e implantação de tecnologias voltadas para o negócio de Mídia TV. Participando ativamente do seu terceiro desligamento analógico no Brasil, no cluster Goiânia

O que devo saber sobre o início da operação do 4G/ LTE na faixa de 700 MHz?

Essa apresentação abordará os principais pontos relacionados ao início da operação do 4G/LTE na faixa de 700 MHz no Brasil, em relação à convivência com as transmissões de TV na faixa adjacente. Serão descritas as medidas preventivas e corretivas adotadas para evitar possíveis problemas de interferências prejudiciais, destacando os aspectos mais importantes a serem acompanhados pelos radiodifusores.

Palestrante: Luiz Fausto - Especialista em Estratégia e Regulatório da Rede Globo

Possui mestrado profissional em computação aplicada pela UECE (2015), MBA Executivo em Tecnologia da Informação pela UFRJ (2011), curso de extensão em Redes de Vídeo sobre IP pela UFRJ (2009) e graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica pela UFRJ/USU (2005). Atualmente é Especialista em Estratégia e Regulatório da Rede Globo , Vice-diretor de Tecnologia da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET), membro da Delegação do Brasil no ITU-R (SG 6) e na CITEL (CCP.II), membro do Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (GIRED), membro do Grupo de Trabalho de Harmonização do Fórum ISDB-T Internacional.

Mara Ballam

Logística Reversa de Eletroeletrônicos e a Sustentabilidade

Mara Ballam, da ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos –  irá abordar os desafios do setor eletroeletrônico para a implantação da logística reversa e seu impacto ambiental, social e econômico.

Palestrante: Mara Raquel Ballam - Gerente Executiva da ABREE

Técnica em Processamento de Dados pela ETEC. Graduação Técnica em Telecomunicações pela FATEC. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de SBC. Pós Graduada em Direito Ambiental pela PUC. MBA em Sustentabilidade na FGV. Especialista em Responsabilidade Social Corporativa pela FGV. Auditoria líder em Qualidade e Meio Ambiente pela IRCA. Especialista em Six Sigma atuando como Green Belt e Black Belt. 15 anos de experiencia em gestão nas áreas de Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança Ocupacional bem como desenvolveu projetos nas áreas de Meio Ambiente e Sustentabilidade na indústria.Atuação significativa em frentes governamentais atraves das associaçoes do setor eletroeletronico e eletrodomestico , para diversos temas em especial logistica reversa e na sustentação de legislação para controle e logistica reversa para pilhas e baterias. Gerenciamento de área de Responsabilidade Social corporativa, especialmente em projetos sociais para Copa do Mundo no Brasil e com diferentes organizações como UNICEF e WWF.

Fernando  Gomes de Oliveira EAD

O remanejamento de canais de TV

O remanejamento pode requerer a troca da antena, do transmissor, filtros, etc., e cada projeto é diferente. Como parte do edital do governo, os compradores dessa faixa de frequências têm a responsabilidade de redistribuir 1034 canais de TV, seguindo o cronograma de desligamento da TV analógica, que será concluído até o fim de 2018, quando o espectro estará liberado para a ativação da próxima geração de banda larga móvel.
Nesta palestra abordaremos as principais etapas deste processo.

Palestrante: Fernando Gomes de Oliveira - gestão e planejamento de projetos - Seja Digital

Fernando Gomes de Oliveira trabalha no setor de telecomunicações e broadcast desde 1996, promovendo soluções técnicas às principais emissoras de TV, operadores de TV por assinatura e provedores de Internet locais. Na Seja Digital, é responsável pela gestão e planejamento dos projetos de remanejamento de canais de TV com o objetivo de liberar a faixa de 700MHz, possibilitando a implementação de redes de 4G/LTE.