O FM no Celular e o Rádio no Painel do Carro – Caminhos para o Futuro do Rádio

Na medida em que o smartphone é virtualmente o dispositivo universal para consumo de mídia, é absolutamente estratégico que o rádio esteja presente nele. Ironicamente, a maioria dos celulares possui o chip para recepção de FM, porém, apenas uma minoria tem esta recepção ativadaTendo notado isto, a NAB começou uma campanha para ativação destes chips. Na mesma época, foi lançado no mercado americano o modelo de rádio híbrido NextRadio, reunindo recepção de áudio via FM com recepção de metadados via internet 3G/4G. Seguindo o mesmo movimento, os radiodifusores brasileiros começaram a se mobilizar para promover a ativação dos chips de FM nos smartphones por aqui.

Este será o foco deste painel, a ativação do FM nos celulares. Serão apresentados o case americano, as iniciativas de promoção no Brasil e a proposta de regulamentação.

O painel incluirá ainda uma apresentação sobre o projeto RDC, uma tecnologia que permite mostrar a logomarca da emissora nos painéis de uma nova geração de receptores de rádio nos automóveis.