Cloud e Virtualização: realidade cada vez mais presente na operação das emissoras e produtoras

Os serviços de cloud e a virtualização de hardware tem sofrido grande evolução nos últimos anos no mercado de mídia e entretenimento, por conta de uma busca intensa por redução de custo e eficiência operacional dentro das companhias.

A possibilidade de utilização da capacidade máxima de um recurso computacional ou a possibilidade de contratar (pagar) apenas pelo que é consumido, tem facilitado a penetração desse tipo de serviço e se tornado o modelo de negócio cada vez mais comum dentro das emissoras de televisão e produtoras de conteúdo.

Muitos consideram esse tipo de tecnologia vital para sobrevivência das companhias, visto que, as instabilidades políticas e econômicas, principalmente em países como o Brasil, faz com que as suas operações mudem de tamanho de acordo com a demanda do mercado, de maneira muito rápida.

Outro fator relevante para essa grande mudança do mercado é a possibilidade de acessar e produzir o conteúdo remotamente, diminuindo a necessidade de espaço físico, consumo de energia e ar condicionado, dentre outras reduções de infraestrutura.