SESSÃO SET: PAINEL REGULATÓRIO – Desligamento 2018

O primeiro desligamento oficial das transmissões analógicas aconteceu em Rio Verde em fevereiro/2016. Muito aprendizado foi possível nesse desligamento piloto. Brasília, com previsão no segundo semestre de 2016, certamente será o verdadeiro piloto, visto o porte da localidade e pelo fato de muitas ferramentas estarem sendo efetivamente aplicadas após o aprimoramento em Rio Verde (Pesquisas, comunicação, distribuição de kits de recepção e outros).

Dessa feita, muitas perguntas ainda pairam no ar sobre o tema;

Qual será a abrangência de desligamento para o restante do país? O que será mandatório até 2018?
Como orquestrar um volume tão grande de população em 2017/2018?
Como será tratado o processo de regularização das estações digitais (ajustes de plano básico e autorizações)?
Qual a melhor forma de minimizar os impactos para a população?
Relativo ao remanejamento, como estão as diretrizes para migração de faixa? Foi previsto algum trabalho de comunicação específico a população?
Quanto as mitigações, certamente um desafio serão as definições do que irá para preventiva e corretiva. Como está sendo pensado esse processo em linhas gerais?

Objetivo:

O painel se propõe a trazer uma visão global para o público presente sobre o avanço dos trabalhos dos GIRED, radiodifusão e operadoras, sobre o desligamento analógico e liberação da faixa do 700 MHz, fornecendo subsídios para o planejamento de médio / longo prazo do radiodifusor.