SEGURANÇA DE INFRAESTRUTURAS CRÍTICAS

No âmbito da Câmara de Relações Exteriores e Defesa Nacional, do Conselho de Governo, é desenvolvido o trabalho de segurança de infraestruturas críticas (IC), no sentido de identificar e propor medidas de proteção e segurança, nos setores público e privado, das instalações, serviços, bens e sistemas cuja interrupção ou destruição, total ou parcial, provoca sério impacto social, ambiental, econômico, político, internacional ou à segurança do Estado e da sociedade.

As áreas inicialmente trabalhadas são de comunicações, de transportes, de energia, de água e de finanças. A metodologia adotada compreende a identificação as IC e suas vulnerabilidades, avaliação de riscos, definição de medidas de proteção, elaboração de planos de contingência e, por fim, verificação as interdependências entre as IC.

A realização desse trabalho proporciona uma articulação contínua entre os mais diversos órgãos públicos e privados do mesmo setor, dando oportunidade ao diálogo, realização de parcerias e a concentração de esforços para alcançar objetivos comuns.