Painel P&D – NHK / STRL Open House 2018 e ETRI / Coréia do Sul

Painel P&D – NHK / STRL Open House 2018 e ETRI / Coréia do Sul

Dois dos maiores centros de pesquisa da Asia em TV digital avançada apresentam os seus projetos de P&D: A NHK do Japão com tópicos relacionados à experiencia do espectador e a ETRI da Coréia do Sul com os desenvolvimentos  sobre o sistema ATSC 3.0.

Moderador: Fernando Bittencourt – Diretor Internacional da SET

Fernando Bittencourt é diretor internacional e membro do Conselho de Ex-presidentes da SET. Engenheiro eletrônico, é fundador da FB Consultoria e ex-diretor geral de Engenharia da Rede Globo. Faz parte do Conselho Deliberativo do Fórum SBTVD e é membro das entidades internacionais: IEEE, IBC e SMPTE. Em 1994, tornou-se o coordenador do grupo criado pela SET e pela ABERT que estudou e implantou a TV digital no Brasil. Foi conselheiro titular do Conselho de Comunicação Social do Senado Federal. É reconhecido mundialmente como engenheiro de notório saber na área de comunicações.

P&D em Tecnologia de Radiodifusão – Uma introdução do NHK STRL Open House 2018

Esta apresentação trará uma visão geral das últimas pesquisas da NHK Science & Technology Research Laboratories (STRL) reportadas no evento anual “Open House 2018” onde foram exibidos 29 tópicos. A exposição foi apresentada com base nos principais temas de pesquisa do plano de 3 anos de P&D do STRL (FY 2018-2020), que são Reality Imaging, Connected Media, e Smart Production. A “Reality Imaging” visa a criação de experiências espaciais para além de um elevado sentido de presença e realidade. “Connected Media” aprimorará a experiência do usuário com as tecnologias da Internet. “Smart Production” possibilitará a entrega de informações precisas e rápidas para todos. Mais detalhes serão explicados na apresentação.

Palestrante: Hirokazu KAMODA, Ph.D. - Senior Manager - Science & Technology Research Laboratories - Japan Broadcasting Corporation (NHK)

Hirokazu Kamoda recebeu seu M.E. do Instituto de Tecnologia de Tóquio, em 1997, e de Ph.D da Aoyama Gakuin University em 2011. Entrou para a NHK em 1997. A partir de 2001, ele está no STRL - Laboratório de pesquisa de Ciência e Tecnologia da NHK, onde tem se empenhado na pesquisa e desenvolvimento de antenas phased array, sistemas de transmissão HDTV sem fio, links de microondas, etc. De 2012 a 2015, esteve ligado ao Advanced Telecommunications Research Institute International. Agora, é Gerente Sênior da Divisão de Planejamento e Coordenação da STRL.

ETRI – Pesquisa e Desenvolvimento para Transmissão UHD com ATSC3.0 – base Korea

Nesta palestra serão apresentadas as pesquisas em andamento relacionadas ao ATSC 3.0:

– Desenvolvimento de chipset ASIC para o modulador e demodulador ATSC 3.0
– Sistema master de  antena de TV para apartamento ou edifício comum
– Projeto SFN para toda a nação na Coréia (sinal TxID)
– OTA (ATSC 1.0 / 3.0) / OTT settop box development
– Desenvolvimento de receptor móvel tipo Dongle
– Transmissão híbrida de Broadcast / Broadband baseada em SHVC
– ATSC 3.0 Channel bonding e desenvolvimento do sistema MIMO
– Publicidade direcionada e alerta de emergência avançado

Palestrante: Sung-Ik Park - Pesquisador do ETRI - Instituto de Pesquisas em Eletrônica e Telecomunicações | Departamento de Pesquisa de Sistemas de Radiodifusão

Sung-Ik Park recebeu o BSEE da Universidade de Hanyang, Seul, Coréia, em 2000; o MSEE da POSTECH, Pohang, Coréia, em 2002; e o Ph.D. pela Universidade Nacional de Chungnam, Daejeon, Coréia, em 2011. Desde 2002, ele trabalha no departamento de pesquisa de radiodifusão do ETRI (Electronics and Telecommunication Research Institute), onde é responsável pela pesquisa, padronização, implementação e teste de campo para DTV terrestre. Seus interesses de pesquisa estão nas áreas de códigos de correção de erros e comunicações digitais, em particular, processamento de sinais para televisão digital. Nesta área, ele desenvolveu com sucesso o transmissor e receptor ATSC 1.0 / 3.0, repetidor on-channel, sistema de transmissão de dados aumentada, sistema de multiplexação por divisão em camadas (LDM), etc. O Dr. Park tem cerca de 200 publicações e premios por seu trabalho nas áreas de radiodifusão / comunicação. O Dr. Park atualmente é editor associado do IEEE Transactions on Broadcasting e do ETRI Journal, e ilustre palestrante da IEEE Broadcasting Technology Society.